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Chatbots: impulsione o seu negócio com atendimento humanizado

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Você já se perguntou a importância dos chatbots para a gerar excelência no atendimento e tornar a sua jornada especial para o cliente?

Essa tendência está mais aquecida do que nunca, sendo o foco de muitas corporações ao redor do mundo. De acordo com o estudo feito pela Gartner, 85% das empresas irão aumentar ou manter estratégias de hiper automação já em 2022.

Dessa forma, pensar em estratégias de Transformação Digital que tenham uma base sólida na arquitetura do sistema de atendimento ao cliente, se torna fundamental para promover um atendimento rápido e eficiente via chatbot.

Não adianta apenas contratar um serviço de bot, automatizar o atendimento do seu negócio e esperar resultados positivos. É necessário estruturar um chatbot humanizado, através de bons diálogos para ajudar os seus clientes da melhor forma possível.

Preparamos esse artigo para te ajudar a entender como o atendimento humanizado de chatbots vai te ajudar. Boa leitura.

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Muitas empresas precisam desafogar seu atendimento

Talvez você já tenha passado por experiências desagradáveis em centrais de atendimento, ficando alguns bons minutos para conversar com uma pessoa e sem a garantia de que o seu problema fosse resolvido.

Todo processo manual tende a ser mais demorado, ainda mais quando depende de esforço humano, afinal, não somos máquinas e ficamos cansados, doentes e estamos suscetíveis a erros ou falta de compreensão na hora da conversa com o cliente. A soma de cada um desses fatores, ocasiona em um atendimento quase sempre demorado e pouco eficiente.

Temos diversos casos de reduções expressivas no tempo de resposta ao cliente, como no caso da operadora de TV SKY, que teve uma redução de 88% na espera de atendimento.

O que as empresas ganham ao humanizar seu atendimento?

Já sabemos que o uso de chatbots reduz o tempo de espera no atendimento ao cliente e que ele é capaz de operar 24 horas por dia, se assim for necessário. Mas vamos ao seguinte ponto: ter um bot operando não significa que ele esteja funcionando da maneira ideal para o seu negócio, é preciso ir além da simples implementação, é necessário uma estratégia.

Ao tornar a integração com o chatbot um projeto de humanização do atendimento, a empresa tende a ganhar mais qualidade em sua abordagem e aumentar a retenção de clientes.

Tecnologias como a da Take Blip, que faz parte do portfólio de soluções da Vertigo, é especialista em gerar fluxos de atendimento personalizados e que vão agregar valor para a sua empresa.

Humanizar o seu chatbot também pode ser um bom argumento para a criação de um assistente virtual com empatia para atender as necessidades do cliente.

É possível programar o seu bot de acordo com o tom de voz da empresa, em alguns casos tendo até uma aparência personalizada, como se fossem mascotes virtuais, para gerar maior proximidade.

Veja algumas dicas para humanizar chatbots

1 – Crie uma persona e o tom da voz

Definir uma identidade que se assemelhe às características humanas são fortes ferramentas para solidificar e construir relacionamentos mais próximos junto aos clientes, o que também leva a feedbacks construtivos e espontâneos.

Sempre que for possível criar uma interface humana, ela ajudará a aproximar o público através da empatia.

É fundamental que no início do processo de construção do chatbot, a empresa defina quem é a sua persona de cliente ideal. A partir dessa ação é possível criar situações específicas para gerar empatia e credibilidade com o público.

Desenvolva uma comunicação clara, alinhada com as culturas da sua empresa.

2 – Defina o fluxo de conversa

Realize simulações de atendimentos que sejam uma conversa entre duas pessoas, considerando que uma conversa ocorre com frases de ambas as partes, para que assim o contexto faça sentido.

Faça o mapeamento de todas as possibilidades existentes dentro dos diálogos e prepare o chatbot para entender os direcionamentos necessários para cada um dos pontos. Elaborar fluxos curtos e diretos que não demandam muitos passos para resolver um problema, podem ser uma boa solução.

3 – Crie interações personalizadas

Utilizar a inteligência artificial é uma possibilidade que melhora a experiência no atendimento. Através dela podemos identificar e memorizar informações importantes do cliente como seu nome, endereço, aniversário, produtos preferidos e assim conseguir ter uma conversa personalizada.

O chatbot pode desejar feliz aniversário, perguntar se o endereço de entrega é o mesmo utilizado na última compra, chamar o cliente pelo seu nome e até mesmo indicar produtos de acordo com o seu histórico de pesquisa.

4 – Defina política de atendimento para clientes insatisfeitos

Por muitas vezes quando temos uma reclamação, escrevemos um texto elaborado e com bastante conteúdo. Por se tratar de uma humanização do seu chatbot, o ideal é identificar quando esse tipo de coisa acontece ou até mesmo palavrões e direcionar o atendimento para um humano assumir o caso, pois algumas situações podem ser complexas.

5 – Canais de feedback precisam ter sensibilidade

É comum que os clientes terminem a sua compra ou atendimento e por muitas vezes não deem um feedback sobre a jornada que ele teve até o encerramento da conversa. Por isso, é importante uma abordagem amigável e interativa para cativar o seu cliente a contribuir com esse passo tão importante e que ajuda a melhorar o seu chatbot.

Contudo, para fazer reclamações quase sempre não é necessário nenhum tipo de incentivo, ou seja, se o cliente for mal atendido ou ficar insatisfeito ele vai dar esse feedback. Por isso, é muito importante que o tom da conversa para reclamações seja mais sério.

Valorize atendimentos via chatbots com a Vertigo Tecnologia

A Vertigo Tecnologia é especialista na implementação da Transformação Digital, atuando há mais de duas décadas no mercado de tecnologia.

Empresas que buscam humanizar o seu atendimento, através da integração de APIs de atendimento, com soluções de chatbots humanizados precisam de parceiros com a qualificação necessária para conseguir os resultados desejados.

Em 2021, firmamos mais uma parceria de sucesso, junto a Take Blip, especialistas em serviços de interface conversacional.

Implemente chatbots humanizados com equipes experientes no mercado. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas!

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