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Black Friday: a importância do monitoramento

Algumas datas comemorativas são tão importantes para o varejo que colocam em xeque toda a operação de TI da companhia. Dentre elas, a Black Friday representa uma das datas mais importantes do ano, deixando muitos times de TI em “operação de guerra” para garantir a disponibilidade e operação de todos os sistemas. Este cenário é ainda mais desafiador e enlouquecedor quando a empresa tem um e-commerce representativo para o seu negócio.

Vamos falar aqui sobre a importância do monitoramento de performance das aplicações para garantir que seus sistemas suportem a Black Friday a todo vapor, sem interrupções, com escalabilidade e alta disponibilidade.

Leia este artigo até o final e veja como evitar as estressantes Salas de Guerra em plena Black Friday.

A importância do Planejamento

Planejar uma campanha do porte de uma Black Friday geralmente envolve muitas áreas. Além da equipe de Marketing e Vendas, a TI da companhia precisa ser envolvida para projetar a infraestrutura necessária para que os ambientes virtuais da empresa suportem todo o volume de tráfego e para garantir que cada aplicação funcione como o esperado.

Muitos varejistas têm uma boa parte do seu faturamento oriunda das vendas online. Deste modo, bugs, quedas, erros e demais contratempos, podem significar perdas expressivas para a empresa se ocorrerem em momentos de alto volume de tráfego.

Ocorre que, em períodos de Black Friday, muitos e-commerces recebem um volume de acessos centenas de vezes, em alguns casos, milhares de vezes, maior que o habitual. Isto exponencializa o impacto para o negócio gerado por eventuais indisponibilidades. Planejar o evento pode ajudar muito a empresa a se antecipar a eventuais problemas e mitigar os riscos da operação.

Não basta os ambientes online da companhia estarem preparados para receber todo o volume de acesso projetado. É preciso conseguir agir rapidamente diante das eventuais falhas e evitar que ela seja percebida pelo usuário.

Neste sentido, empresas que já tiveram seus sistemas migrados para nuvem e já trabalham com containers têm uma enorme vantagem competitiva.

Clique aqui e confira o artigo “Como montar uma estratégia de Container bem-sucedida

A Nuvem como vantagem competitiva para o varejo online

Um dos pontos positivos de migrar seus sistemas para a nuvem é conseguir escalar de forma automatizada o provisionamento de máquinas para suportar os momentos de pico de acesso.

Por meio do gerenciamento de cargas automático, previamente programados, evita-se sobrecarga das máquinas, diminuindo a probabilidade de quedas do servidor em função do volume de acessos.

A adoção de Serverless possibilita que haja o gerenciamento e balanceamento dinâmicos da alocação de recursos e consumo de máquinas, sendo o custo baseado na quantidade real de recursos consumidos pelas aplicações.

Neste cenário, a empresa não precisa pagar o ano inteiro pela infraestrutura necessária para comportar o tráfego pontual das campanhas estilo Black Friday.

Algumas boas práticas são recomendáveis para garantir a performance dos seus sistemas em dias de pico de acesso. Listamos aqui algumas delas.

Boas práticas para evitar as Salas de Guerra em plena Black Friday

1- TESTE TUDO SEMPRE

Todo mundo que é minimamente organizado realiza testes para ter certeza que seus sites suportam o tráfego da Black Friday. Porém, normalmente, não testam tudo. É preciso prever eventualidades em todos os canais, desde o app mobile até o portal. E principalmente, testar o “Plano B” para caso alguma coisa saia do controle.

2- DEIXE SEU SITE LEVE

Uma boa prática para esses dias de pico de acesso é ajustar seu portal para versões mais leves. Isto envolve minimizar conteúdos pesados, como vídeos e imagens em alta resolução, que tornam mais lenta a experiência do usuário. Isto permite melhorar a performance e minimizar o custo de prover estes conteúdos.

3- CONHEÇA SEUS CLIENTES

É importante que os varejistas realmente conheçam o seu público, entendendo quais canais eles mais utilizam e para qual finalidade. Qual a jornada de compra do usuário? Por onde ele acessa as informações? Os apps são utilizados usando Wi-Fi ou dados móveis? As compras são feitas via cartão de crédito ou boleto? O nível de profundidade deste conhecimento pode realmente ajudar a otimizar a experiência do usuário e maximizar os resultados da sua campanha.

 4- TENHA UM PLANO DE ENSAIO

Muitas empresas adotam um plano de ensaio para testar a performance de seus ambientes, e, também dividir o tráfego ao longo do tempo. Por isto, vê-se os grandes varejistas antecipando a Black Friday, ou prolongando-a, para evitar suportar todos os acessos em um só dia.

Monitoramento em tempo real

Por mais que se faça planejamento e preparação para um evento como a Black Friday, muitas coisas podem dar errado na hora “H”. Não são raros os casos de ataques hacker, erros de comando de aplicações, bug de sistemas e demais problemas que podem levar sua campanha ao completo fracasso.

Neste sentido, monitorar e gerenciar o desempenho e a disponibilidade de suas aplicações em tempo real é essencial para garantir à TI a capacidade de antever problemas, identificá-los com precisão e corrigi-los rapidamente.

Para isto, o tipo de solução de mercado que se propõe a desempenhar este papel é conhecido como Application Performance Monitoring (APM).

Um APM tem a função de oferecer, de forma precisa, diagnósticos completos de todas as suas aplicações, em tempo real, das camadas front-end até a última linha do código.

Com isto, a TI ganha em produtividade em até 3 vezes, facilitando a identificação de problemas, ataques e a resolução de bugs, geração de relatórios, etc.

Este tipo de solução permite monitorar o desempenho das aplicações no que tange ao tempo de carga e de resposta, taxas de conversão e abandono de carrinhos de compra, indicadores técnicos e de negócio essenciais para um e-commerce.

A fidelidade do cliente que compra pela internet costuma estar atrelada a preço e experiência. Se um cliente tentar executar uma ação de checkout no seu carrinho de compras e não conseguir, provavelmente ele vai procurar o mesmo produto no site concorrente. Se este site oferecer uma experiência melhor, é provável que você perca a venda e, quem sabe, o cliente.

Conclusão

O sucesso de uma promoção online depende, dentre outros fatores, do alinhamento da equipe de marketing com a equipe de TI. A adoção de uma solução de monitoramento de performance de aplicação promove verdadeira revolução nas TIs corporativas. Além de mitigar os riscos das campanhas, gera valiosas métricas para se promover a melhoria contínua dos ambientes virtuais.

A Vertigo é especializada em ajudar empresas a obter todos os benefícios da solução de APM que mais cresce no mercado. A Dynatrace é líder no quadrante mágico do Gartner e é utilizada pelas empresas mais digitais do mundo. Com a Vertigo e a Dynatrace, problemas são detectados em 94% menos tempo.

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