Benefícios da adoção da cultura Devops em tempos de crise

Por: Carlos Aiello

Em meio a um cenário de tantas incertezas devido à atual pandemia protagonizada pelo coronavírus (COVID-19), é natural que surjam dúvidas pela falta de previsibilidade econômica, problemas na saúde pública e falta de conhecimento de como o mundo se comportará a curto e médio prazo. É um cenário inédito na sociedade contemporânea, e que, infelizmente, terá um enorme custo humano e financeiro, mundialmente.

Em apenas três meses, foi possível observar cenários comuns que só se multiplicaram, como demissões em massa, empresas com baixo fluxo de caixa que não possuem condições de continuar operando, e diversas outras dificuldades operacionais.

Por mais difícil que seja fazer a leitura desse cenário, aos poucos fica claro que não há como esperar que as coisas voltem a ser como eram. O mundo será outro e as necessidades mudarão.  

Fazendo uma analogia simples, é como se fosse possível, nesse momento, voltar para um mundo sem comunicação por celulares ou sem a informatização dos bancos. As necessidades atuais não comportam esses cenários. Em médio prazo, haverá uma nova perspectiva, com outras demandas e necessidades.

Inscreva-se no nosso blog para ser informado quando publicarmos mais conteúdos como este


Em apenas dois meses, professores se adaptaram ao ensino a distância, empresas que utilizam delivery aumentaram consideravelmente o fluxo do seu negócio, além do aumento das buscas na internet sobre como “se ajustar a vida em casa”.

Algo que também chama atenção é a adaptação de várias empresas ao trabalho remoto, percebendo o alto custo que os processos burocráticos tinham e como retardavam o desenvolvimento da empresa.

Qual é a relação de DevOps com isso tudo?

Conceituar a cultura DevOps não é uma tarefa fácil, porém, utilizando um conceito formal, trata-se do conjunto de práticas para a integração entre as equipes de desenvolvimento e operações, com a adoção de processos automatizados para produção rápida, menos custosa e mais segura em relação às aplicações e serviços.

Em resumo, é a prática de melhoria contínua com automatização de processos, trazendo mais qualidade, menor dependência humana e redução drástica do custo operacional do seu negócio, criando um ambiente integrado e sem fricção entre desenvolvedores e profissionais de infraestrutura.  

Agora – mais do que nunca – é o melhor momento para adotar a cultura DevOps em sua empresa, pois muitas (inclusive a sua concorrência) já perceberam que a adoção de DevOps é imprescindível para operar com baixo custo e mais eficiência.

É vital, daqui a para frente, abandonar processos burocráticos controlados manualmente por uma equipe inteira, com grande lentidão operacional, e permitir que automações eficientes e processos simples mantenham o seu negócio competitivo. Não é apenas um modelo mais barato, e sim uma garantia de segurança e redução de riscos operacionais.

Apenas pela adoção da cultura DevOps será possível sobreviver – ou mesmo crescer em escala – no mundo onde a ausência de contato e o canal digital são mandatórios para atender a uma nova demanda de clientes, que vão desde consumidores de produtos como seguros, aplicações financeiras e alimentação, até o consumidor de simples lojas de varejo tradicionais de rua.

O mundo já estava caminhando a passos largos nessa direção, optando pela comodidade e eficiência de produtos e serviços consumidos e/ou solicitados por meios digitais, abandonando o comércio tradicional gradualmente. Porém, em um futuro próximo, o tradicional será a consolidação desta direção já iniciada antes da pandemia.

 

Preencha o formulário para conversar com os nossos especialistas e saber como esses métodos podem ajudar a sua empresa chegar ao sucesso.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *