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Como que os beacons estão revolucionando o comércio online

O conceito de IoT está redesenhando a maneira como nós interagimos com sistemas, pessoas e “coisas”. Diversos setores estão sendo impactados por essas mudanças, e um setor que está sofrendo muito impacto, no cenário de Internet das coisas, é o de compras online e comércio eletrônico. Dispositivos conectados, desde carros (Conect Car) até eletrodomésticos inteligentes, estão transformando objetos inanimados em potenciais canais de vendas e comunicação. A geladeira está sem leite? Não se preocupe – uma geladeira inteligente pode fazer um pedido através da internet e gerenciar as suas compras e isso já é uma realidade. No artigo de hoje, confira como a Internet das Coisas está revolucionando o varejo. Acompanhe:

Como é que a Internet das Coisas vai influenciar o comércio eletrônico?

O mundo do comércio eletrônico continua a crescer rapidamente: analistas sugerem que o número de compras online terá um  aumento de 50% até 2018. Da mesma forma, a Internet das Coisas veio para sacudir a forma como consumimos e se tornou uma fonte de aumento de receita para diversas empresas. Até 2020, haverá pelo menos cinco objetos conectados online para cada usuário de smartphone, segundo uma pesquisa do Google. 

Com a Internet das Coisas há um grande número de dispositivos conectados fazendo a ponte entre o usuário e a tecnologia. De Fitbits de rastreamento de saúde a TVs inteligentes o impacto potencial de dispositivos conectados no comércio eletrônico é enorme. Veja alguns motivos segundo o próprio Google:

Melhor gestão do estoque

Dispositivos online vão ajudar as empresas de comércio eletrônico a simplificar suas operações. Por exemplo, o rastreamento e o manuseio do estoque se tornará mais ágil com produtos conectados e rastreáveis em tempo real. Tais dados podem ser utilizados para notificar os gestores de quando o estoque está baixo e quais produtos estão encalhados no estoque e por quanto tempo lá estão.

Novas oportunidades de marketing

O aumento de dispositivos online permite às empresas obterem mais conhecimento sobre o comportamento de seus clientes. Suas rotinas diárias, seu histórico de compras e preferências de produtos podem ser rastreados e usados em campanhas de marketing mais direcionadas. É por isso que, como consumidores, estamos começando a perceber o aumento de publicidade personalizada entre os e-mails que recebemos diariamente e as ofertas que nos são feitas.

Aumenta a eficiência geral

A Internet das Coisas permite que uma empresa de comércio eletrônico se conecte com os clientes de uma forma que antes não era possível. Por exemplo, dados sobre falhas técnicas e defeitos de um produto podem ser enviados, automaticamente, para o vendedor e garantir uma resposta rápida.  Ás vezes, antes mesmo que o usuário tenha percebido que o seu eletrodoméstico apresentou um problema ou que parou de funcionar.

Sites responsivos

A Nokia Networks é uma grande referência  quando se trata de Internet das Coisas, e, como consequência hoje, é possível ver uma mudança significativa na maneira como sites móveis são desenvolvidos e projetados a fim de trocar informação com diversos dispositivos. Uma experiência positiva do usuário é essencial, principalmente para sites de comércio eletrônico. E, em um futuro próximo, quando a Internet das coisas se tornar predominante, os desenvolvedores irão trabalhar no desenvolvimento de aplicações a fim de aproveitar todos os lugares possíveis para que o usuário passe a fazer ou programar uma compra. Isto acabará por levar a sites mais inteligentes e responsivos, capazes de oferecer experiências de navegação personalizadas.

O casamento entre a Internet das Coisas e o comércio eletrônico está apenas começando, mas a maneira como os bens e serviços são comprados, entregues e consumidos parece estar prestes a mudar para sempre.

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