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API interna e privada, conheça 5 benefícios!

API é o assunto do momento e muitas empresas estão se beneficiando, é verdade, mas uma parte apresenta um certo desconforto para disponibilizar os serviços e dados via APIs para parceiros externos ou para desenvolvedores de terceiros. Uma maneira de começar a avaliar os benefícios de uma estratégia de negócios via API é começar a usar APIs internamente.
Empresas como Google, Facebook e Twitter, Netflix, Decolar, cujas APIs foram grandes responsáveis por seu crescimento e sucesso, estão ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo (temos que lembrar que essas empresas possuem API Privadas e Pública).
De olho nas vantagens da utilização de APIs, como customização, otimização e integração – visando a alavancagem de negócios – as empresas começaram a investir na utilização de  APIs internas ou API Privadas. Esse tipo de API permite a integração entre os sistemas legados da organização, sem a necessidade de uma exposição pública dos seus serviços ou dados
Neste artigo, vamos explorar os 5 benefícios de ter uma API interna ou privada:

1 – Colaboração e Comunicação

APIs privadas podem oferecer benefícios substanciais em termos de eficiência e produtividade. Um estudo realizado pela McKinsey Global estima que as empresas podem aumentar sua produtividade de 20% a 25%, melhorando a colaboração interna, uma estratégia que é extremamente possível com o uso de APIs. Usar APIs em toda a organização significa uma maior conscientização compartilhada de modelos de dados, processos e recursos da empresa. Através do gerenciamento de APIs, também pode-se ter uma maior clareza na leitura de dados, permitindo que se extraia dados consistentes para ser usado ao analisar as operações de negócios, otimização de processos e comportamento dos seus profissionais.

2 – Melhoria das operações internas

As APIs permitem que os dados sejam distribuídos e compartilhados entre múltiplos canais e sistemas dentro da sua organização, gerando uma melhoria significativa nas operações internas ao garantir agilidade e disponibilizar a informação em um ambiente prático e funcional, fornecendo uma visão geral do negócio.
Como as empresas estão adotando as APIs privadas para apoiar processos internos, por vezes descobrem oportunidades para reestruturar e modernizar seus negócios. O conceito chave por trás dessa modernização é que, ao quebrar as funcionalidades de negócio e serviços em blocos, é possível criar novas cadeias de valor de negócio através da composição de seus serviços, dados e funcionalidades em novas configurações – reinventando seus negócios e processos. Você vai montar a arquitetura de acordo com o seu objetivo, momento de mercado, ou comportamento dos grupos de trabalho.

3 – Racionalização da infraestrutura

A organização pode ser fortemente impactada e beneficiada  pela utilização de APIs, vai depender do objetivo de negócio. Em se tratando da parte interna da TI, a infraestrutura antes inchada e lenta, devido a utilização de soluções monolíticas e da manutenção de grandes equipes de implementação e customização, agora podem dar lugar a uma infraestrutura enxuta, com equipes ágeis e altamente escalável. Com as soluções de nuvens privadas, é possível alocar recursos de infraestrutura de acordo com a demanda e com o mínimo de esforço e interação. E as APIs estarão presentes nessa movimentação.

4 – Flexibilidade

Pense nas APIs como um LEGO, aquele brinquedo com blocos de  encaixar que é possível que você já tenha brincado. Semelhante ao brinquedo, as APIs permitem que você adicione ou remova funcionalidades de um sistema de forma bem flexível, como em um bloco de encaixar.
Essa flexibilidade permite que com novos sistemas ou serviços sejam adicionados ou substituam soluções antigas em tempo hábil. É possível, por exemplo, usar um serviço que acessa um sistema financeiro para alimentar uma solução fiscal; cruzar o relatório de vendas buscando informações do setor de Marketing e Trade da empresa; etc.

5 – Visão Analítica

Conforme o mercado muda, os requisitos do negócio também mudam. As APIs ajudam a sustentar as mudanças nos requisitos do negócio ao suportar e facilitar a migração de dados, tornando-os disponíveis para o consumo de novos aplicativos e serviços quase que instantaneamente.
Essa facilidade em expor dados permite que a empresa  identifique onde há problemas em uma operação de negócio e mesmo uma oportunidade. Uma outra vantagem na adoção de API é a visão, de forma clara através de gráficos – que podem expor e tratar dados em tempo real – (Big Data),  expondo o que está acontecendo em nossos sistemas conectados. É mais fácil para gerenciar os componentes individuais. Podemos monitorar os tempos de resposta, uptimes, e a carga nos servidores e compartilhar as análises que são importantes para o nível de negócio e estratégias de reposicionamento de mercado.

Conclusão

Como você percebeu, são inúmeros os benefícios decorrentes da utilizada de uma API interna e privada. Tendo em conta os benefícios citados anteriormente, APIs privadas podem muito bem ser a melhor maneira para algumas empresas iniciarem suas estratégias de API. Ferramenta de gerenciamento de API e especialistas podem ajudar a identificar o melhor caminho para integração e influenciar na concepção de uma estratégia que incentiva o comprometimento de toda a operação de negócio. Diversas empresas já adotam esse conceito, converse com um especialista para entender a melhor forma de navegar e ganhar com a implementação de uma estratégia de API para o seu negócio.
E você? Pensou em algum benefício que não foi mencionado aqui? Gostaríamos de saber sua opinião. Deixe seu comentário no post e entre em contato conosco!

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