5 Vantagens de utilizar intranet na sua empresa

5-vantagens-de-utilizar-intranet-na-sua-empresa

Ter um bom fluxo de informações e segurança é o desejo de todas as empresas, não importa o tamanho. Uma intranet ajuda a garantir isso. Ela é um portal da empresa onde só aqueles que possuem acesso conseguem utilizar. Nesse post vamos abordar vantagens de ter uma Intranet.

Existem tipos diferentes de intranet. Empresas pequenas podem ficar satisfeitas com solução mais modestas, de baixo investimento. No entanto, empresas com centenas de funcionários precisam de soluções mais robustas, que necessitam de um investimento maior. Muitas vezes, esse tipo de empresa possui sistemas complexos, que precisam de integração com CRMs, ERPs e outros sistemas legados.

Nosso texto sobre Plataformas Digitais pode melhorar sua experiência com esse conteúdo

Para essas empresas grandes, uma Intranet pode ser o diferencial entre a melhora dos resultados e o “mais do mesmo”. Esses sistemas internos sofrem com a constante desconfiança de empresas e seus colaboradores.

Empresas que não possuem uma cultura interna forte subutilizam suas intranets. Além disso existe também o preconceito de funcionários que acham os sistemas pouco úteis ou difíceis de utilizar.

Todas essas questões levantadas acima são pertinentes, porém não são uma regra. Uma Intranet bem modelada e adequada para uma determinada empresa pode trazer vários benefícios. Veja abaixo 5 razões que com certeza vão convencer você das vantagens acerca das intranets.

Repositório inteligente de informação

A Intranet tem a potencialidade de armazenar informações da sua empresa. Os dados ficam à disposição de todos que precisam deles, tornando os processos mais dinâmicos. Além disso, esses documentos, que antes geraram pilhas de papéis, agora podem ser mantidos digitalmente com muito mais facilidade.

Isso resulta em informações mais precisas e ágeis nas mãos de quem tem o poder de decisão. Dessa forma temos reações mais rápidas, afinal existe um ponto que centraliza essas informações.

Embora a premissa da intranet seja a disponibilização e compartilhamento de informação para todos, é possível criar níveis de acesso, de acordo com o perfil de cada usuário. Isso significa que as informações às quais o gerente tem acesso podem não ser as mesmas do analista, e assim por diante.

A personalização dos níveis de acesso não é importante apenas por questões envolvendo informações da empresa, mas também ferramentas de controle operacional.

Os níveis de acesso podem corresponder também de acordo com um projeto específico. Dessa forma as informações importantes da empresa ficam guardadas com muito mais segurança e praticidade.

Recurso Humanos turbinado

O departamento de RH é um dos mais importantes de uma empresa. Uma intranet pode agilizar diversos processos dessa parte da companhia informações de grande valor para a companhia.

Uma intranet, tendo um sistema único de acesso, pode proporcionar uma avaliação interativa do feedback dos funcionários com a empresa, o acesso a folhas de pagamento, a veiculação das políticas da empresa e recrutamentos internos.

Transparência

Transparência é uma palavra que é música para os ouvidos, em tempos tão eticamente nebulosos como os de hoje. Transparência implica em confiabilidade. Uma relação de transparência entre empresa e funcionário é a que ambos sabem a forma com que cada um está agindo.

Uma intranet – com a utilização correta – é um excelente canal de conexão entre empresa e funcionário. Muitas empresas compartilham resultados, compras de equipamentos, eventos, e mudanças de estratégia de operação, por exemplo.

Promoção de cultura corporativa

Esse ponto tem muito a ver com o tal “vestir a camisa da empresa”. Engajamento é tudo! Muitos dos grandes players do mercado possuem uma estratégia de endomarketing forte, e a intranet pode ser uma super arma para a promoção dessa estratégia.

Empresas do ramo do petróleo, por exemplo, costumam ter suas próprias revistas. Quando o que fazemos é documentado, seja em uma revista, site, ou que seja uma arte via e-mail, é gratificante. Gostamos de ser reconhecidos. É o tipo de coisa para se mostrar para os filhos em casa.

A Intranet tem o potencial de servir como um espaço de promoção do corpo de colaboradores. Pode ser na forma de uma revista eletrônica, quadro de funcionário do mês ou divulgação dos resultados de um determinado setor ou equipe.

Workflow e Onboarding

Com o uso da intranet, seus funcionários poderão acessar os dados de procedimentos e atualizá-los. Essa funcionalidade é de grande ajuda para empresas grandes, que possuem suas operações espalhadas por uma cidade, estado ou pelo planeta.

A Intranet pode ser uma maneira segura de desenvolver projetos de maneira ágil e segura, já que o canal só pode ser acessado por indivíduos autorizados.

Outra grande vantagem da intranet é a possibilidade dela virar um repositório de conhecimento acerca da empresa. A intranet não se limita à publicação de textos e gráficos estáticos, mas também áudio e vídeo, o que pode ser uma poderosa ferramenta de ensino, comunicação e aprendizado.

Concluindo

Se você chegou aqui provavelmente já está pensando em diversos pontos que você identifica no seu trabalho. Sejam esses pontos positivos ou negativos, uma coisa é certa: As intranets são necessárias!

Que tal se aprofundar no assunto? Se você já tem Intranet em sua empresa, ou percebeu que precisa ter uma, temos um conteúdo essencial para você  dar um passo adiante no conhecimento sobre o tema. Confira o link abaixo!

Descubra como fazer a intranet da sua empresa ser incrível!

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido uma experiência prazerosa para você. Que tal aproveitar mais do nosso blog? Assine nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o nosso conteúdo! Te esperamos de volta