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Vendas no e-commerce: seu site está preparado para picos de acesso?

Para muitos e-commerces, as vendas em datas especiais e promoções são determinantes para a receita anual. Por isso, nessas ocasiões são realizados grandes investimentos em mídia digital. São desenvolvidos os melhores descontos e condições para atrair mais clientes usando a estratégia de link patrocinado, justamente para aumentar o acesso ao site, além de outras estratégias, mas será isso suficiente para o que você está projetando?

Ações promocionais devem envolver apenas as equipes de Marketing e Vendas?

Imagine a seguinte situação: você possui uma loja física e anuncia uma grande promoção. Consegue atrair uma grande quantidade de clientes e seu espaço fica lotado! Perfeito, certo? Mas isso impede você de atender a todos os clientes e alguns ficam sem ser atendidos, menos mal pois você conseguiu atender à uma parcela deles.

Conclusão: É provável que nem todos tenham gasto o valor que você tinha projeto, certo? E e isso refletirá diretamente na sua receita projetada para aquela mês.
Agora pense na mesma situação, mas olhando para o seu e-commerce. Sua plataforma, assim como o espaço físico da loja, também possui limitações, mas dessa vez são limitações técnicas, que precisam ser conhecidas e respeitadas! A vantagem é que ela possuiu escalabilidade, ou seja, se adapta as mudanças de acordo com cada cenário. E mesmo que isso ocorra de forma rápida, principalmente se a sua operação está baseada em soluções de Cloud. Com a infraestrutura e o planejamento certos, seu e-commerce se torna uma poderosa ferramenta de vendas, adequada ao tráfego do seu público, inclusive em ocasiões de maior volume de visitas. Sim, converse com o seu pessoal de TI para conhecer as limitações técnicas da sua plataforma e aqui vai o motivo.
Ao mesmo tempo, um e-commerce apresenta a desvantagem de que sem a infraestrutura adequada ou o planejamento certo, por mais temporário que seja, a sua empresa corre o risco de não conseguir atender NENHUM cliente, ou seja, NENHUMA venda! Sim, basta o site sair do ar ou o botão de compras não funcionar, e aposto que você conhece alguma história de alguma empresa que já tenha passado por isso.
Portanto, nesse momento, é provável que você esteja se questionando sobre como garantir o sucesso da sua plataforma em momentos de pico, assim espero! Não são raros os casos em que as empresas ignoram essas limitações e acabam pagando caro por isso, seja com o site fora do ar, botão que não inicia o processo de compra, problema no programação Java, falha no banco de dados e outros.

Afinal, como posso garantir que todos os visitantes tenham acesso ao site?

O exemplo deixa claro que no momento de planejar uma ação para o e-commerce  é preciso pensar além! Não foque apenas no conteúdo e no design, mas questione como está sendo planejada a infraestrutura, se ela vai aguentar o volume de acesso projeto para o momento. E se possível, monitore a experiência do usuário em tempo real. Sendo assim, um bom trabalho de Marketing e Vendas será sempre necessário, porém não será o suficiente se a plataforma digital não estiver no ar e vendendo, certo? É preciso envolver no planejamento dessas ações a equipe de Tecnologia da Informação (TI). Ele vão conseguir ajudar a projetar um ambiente que vá suporte esse pico de acesso.
As equipes de Marketing e TI devem ser responsáveis por prever, em conjunto com as outras equipes, a quantidade de visitas que o site irá receber e de vendas projetada para o período, por exemplo. Dessa forma, testes serão realizados. Isso garante que todos os clientes consigam realizar suas compras com facilidade, mesmo em dias de pico de acesso, ou seja, o projeto de “BlackFriday” dará certo!
Outra razão para a equipe de TI participar do planejamento das ações é a redução de custos. Com prazo maior e as análises criteriosas desses profissionais, os investimentos para manter a estabilidade do seu site tendem a ser menores, uma vez que podem ser melhor negociados e compreendidos. Sem contar que é mais barato prevenir do que ter que contratar alguém ou alguma ferramenta em cima da hora para resolver um problema ou até mesmo pagar hora extra para levantar o site no meio da noite.

Conclusão

O sucesso de uma promoção online depende, dentre outros fatores, do alinhamento da equipe de marketing com a equipe de TI. Não corra riscos desnecessários ou condicione a efetividade de seu site ao acaso. Esse planejamento garante o sucesso de projeto de vendas e o alcance das metas da campanha. Se quiser entender mais sobre como aumentar a colaboração e integração na sua empresa, clique aqui.
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