Descubra o que é ser rápido o suficiente no mundo digital

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Vivemos em uma era que para ser eficiente, em qualquer segmento, é preciso ser rápido no mundo digital. É só observar como que as pessoas estão conectadas o tempo todo, seja em seus smartphones, tablet ou outros dispositivos. Percebemos que a sociedade mudou e a revolução desta transformação digital impacta profundamente na velocidade com que as coisas acontecem.  Mas, o que significa ser rápido o bastante no mundo digital? Você considera que suas aplicações são rápidas? No artigo de hoje, vamos entender através de alguns dados, o que é ser rápido o suficiente no mundo digital!

Acompanhe:

A exigência e percepção dos usuários

Neste novo mundo acelerado, não é mais possível perder tempo com questões irrelevantes. O nível de tolerância é praticamente zero. A disputa para se destacar no mercado, vender mais, criar mais é extremamente acirrada e o diferencial consiste em usar melhor as suas aplicações. Sabemos da importância em possuir uma internet rápida, máquinas potentes com memória e espaço suficiente para o universo de dados digitais. Porém, o que se fala bastante é sobre a experiência do usuário e grandes players do mercado, por exemplo, Dynatrace, Salesforce, Adobe, Oracle, SAP, IBM estão focados neste conceito a fim de melhor a experiência que o usuário tem com seus produtos considerando a velocidade e usabilidade de seus sites e aplicações. É o momento da transformação digital.

Com o crescimento do e-commerce a disputa ultrapassou a visão de resultados imediatos de venda e passou a se entender qual a relação da velocidade na utilização das aplicações e a fidelização do cliente. De acordo com estudos, os ativos digitais precisam ser carregados em até três segundos ou menos, caso contrário 40% do seu público vai abandoná-lo. É um dado preocupante para muitas empresas.

Neste sentido, a realidade do e-commerce é se colocar no lugar do cliente, tentando compreender quais são os elementos mais importante para tornar a experiência dele cada vez melhor. Dessa forma, é preciso entender, mapear e adotar a estratégia omnichannel pois, é o cliente quem executa todo o processo de compra. Assim, o ponto focal do conceito de omnichannel é a experiência positiva do cliente independente do canal. 

Explorando a construção da melhor experiência do cliente.

As empresas Telco, T-Mobile e Dynatrace conduziram, recentemente, um estudo sobre a importância do site, velocidade da aplicação e o impacto que isso gera na satisfação dos consumidores. Os dados foram vastos envolvendo todas as sessões –  379 mil visitantes únicos – e olhou várias transações comerciais. Confira alguns resultados

Os visitantes, que completaram seus pedidos, navegando em páginas com carregamento mais rápido

Os visitantes que tiveram bom desempenho, ao navegar no site, foram mais propensos a efetuar o pedido de comprar. E isso se deu da seguinte forma, os visitantes que tiveram carregamento da página em até 2.40 segundos realizam o pedido de compra, se comparado aos visitantes que não completaram uma transação em 3,63 segundos.

Os visitantes, que completaram seus pedidos, navegando em páginas com carregamento mais rápido

Os visitantes tinham metade da probabilidade de compra, quando cinco ou mais páginas apresentavam lentidão;

Os visitantes que perceberam carregamento lento, cerca de 5 segundos, em cinco páginas durante a sua nagevação tinham metade da probabilidade de continuar, se comparado aos visitantes que experimentaram páginas que levavam menos de cinco segundos para carregar toda a informação. A comparação da taxa de conversão foi de 18% versus 38%.

Os visitantes tinham metade da probabilidade de compra, quando cinco ou mais páginas apresentavam lentidãos

As primeiras impressões são as mais importantes;

A visualização de páginas pelos visitantes, no início da transação, ou seja, home page e página de login, foram mais sensíveis aos problemas de desempenho do que na visualização de páginas posteriores, como as páginas de compras, por exemplo. Por mais paciente que o usuário seja, quando essa lentidão acontece no início da navegação, isso gera um sentimento de expectativa não atendida, o que faz com que esse visitante seja mais propenso a abandonar o site ou aplicação.

As primeiras impressões são as mais importantes;Velocidade é o que importa nas páginas de produtos;

Páginas do produto com baixo desempenho, independentemente de quando eles apareceram na jornada do cliente, tiveram um impacto significativo sobre abandono da transação pelo visitante. A T-Mobile encontrou as seguintes taxas de conversões : 60% dos visitantes desistiram da compra quando as páginas de produto demoram mais do que 10 segundos para carregar; 25% para um carregamento de página de 0-1 segundos.

T-Mobile; Velocidade é o que importa nas páginas de produtos

Velocidade é crucial para todo o site;

Ainda nesse avaliação, a T-Mobile, removeu dessa análise as páginas de produtos a partir da análise desses dados, e mesmo assim as taxas de conversão ainda foram impactadas de forma significativa devido ao alto tempo de resposta de cada requisição.

t-mobile; Velocidade é crucial para todo o site

Conclusão

O fato é que se uma aplicação estiver demorando para responder a uma requisição do usuário, dificilmente, ele irá voltar para utilizá-la novamente, a não ser que ele seja obrigado a utilizar, mas é possível que ele encontre outras forma de chegar ao mesmo resultado, sem usar a sua aplicação. Assim, é de suma importância estabelecer quais métricas são importantes para o negócio ou sistema e acompanhar a satisfação desse usuário em relação ao uso e assim, estabelecer padrão resposta, tanto da performance dos sistemas quanto das interações humanas. Crie dashboards e compartilhe essa visão tanto com a equipe técnica quanto de negócio.

O time técnico precisa dar bastante atenção ao desenvolver sites ou outras aplicações, em relação não somente Layout (front-end) que geralmente é a primeira preocupação do usuário final,  mas tendo foco também na experiência do usuário como um todo principalmente em relação ao desempenho das aplicações.

Você se acha rápido o suficiente no mundo digital? Quer compartilhar conosco seus desafios? É só deixar aqui seu comentário!

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