O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

Novos modelos de negócio

As APIs permitem que novos modelos de negócio e novas formas de rentabilização de um produto ou serviço sejam criados. Um modelo que tem chamado bastante a atenção no Brasil é a da Lomadee. A Lomadee é uma empresa de marketing do grupo Buscapé Company que reúne as maiores empresas de comércio eletrônico do Brasil, como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Nike, Wallmart, Dafiti, Extra, FastShop e Fnac — apenas para citar algumas. Ela permite, através de suas APIs, que qualquer empresa possa comercializar os produtos de seus clientes, recebendo uma comissão por cada venda efetuada.

Esse modelo da Lomadee permitiu o surgimento de empresas milionárias como Baixou, SaveMe, Busca Desconto e Desconteiro. É bom lembrar que essas empresas não precisam lidar com estoques, pagamento ou logística. Tudo é processado pelos fornecedores, que, através da Lomadee, sabem quais as empresas estão gerando vendas dos seus produtos.

 

As APIs no varejo online

O varejo online tem sido um dos grandes expoentes do uso de APIs no Brasil e no mundo. Não por acaso, fornecedores de comércio eletrônico tem integrado cada vez mais sistemas de terceiros às suas soluções. Não é preciso criar um novo sistema de pagamento, basta integrar uma das soluções existentes, como Paypal, PagSeguro e Moip entre outras dezenas disponíveis; não é preciso criar um sistema para cálculo do frete e acompanhar a logística dos produtos, os Correios já fornecem uma API que, integrada à sua solução, faz isso para você. Além disso é possível integrar uma infinidade de aplicações à sua plataforma, como sistemas de gestão – TinyERP -, análise de visitantes como Google Analytics, monitoramento de concorrentes como Semrush  e até sistemas de recompensa e pontuação como WoowUp. Ao utilizar-se de APIs para integrar serviços de terceiros, os fornecedores ganham agilidade, diminuem o ciclo de desenvolvimento de seus produtos e reduzem custos, uma vez que não precisam “reinventar a roda”.

A verdade é que o varejo é um dos setores comerciais que mais precisa se adaptar às mudanças de comportamento dos consumidores por diferentes motivos, principalmente quando o assunto é relacionado ao comportamento de compra. É justamente nesse setor que o contato com o consumidor final provoca impactos diretos em quase toda a cadeia produtiva, e essas empresas de varejo já sabem disso!submarino_marketplace

Aproveitando que ninguém mais larga do seu smartphone, diversas empresas vêm apostando em iniciativas de e-commerce, especialmente focando em mobile e na abertura de Marketplace como uma fórmula para inovar e garantir mais vendas devido à facilidade e comodidade proporcionada para novos parceiros e para o consumidor final. Mesmo empresas mais tradicionais estão entrando nessa nova lógica de vendas e a APIs é a principal solução para estruturar tais mudanças. Muitas empresas estão adotando a estratégia de primeiro criar a API e depois se preocupar com o dispositivo.

Hoje cada vez mais empresas como startups, grandes e-commerces e fintech estão surgindo ou reinventando os seus negócios graças as APIs, pois permite flexibilidade e adaptação à diversos tipos de negócios.

Apenas para se ter uma ideia, empresas como a Cnova, B2W e Magazine Luiza, desde 2010 vêm aplicando recursos para aprimorar seus canais digitais por meio de APIs. Graças a esse movimento, essas gigantes do varejo vêm desenvolvendo diversos processos de inovação que permitem economia de recursos e tempo, além de garantir maior versatilidade das operações. Vale lembrar que todas essas empresas estão aprimorando, cada vez mais, os próprios marketplace.

api_cnova

Grandes varejistas vem atentando ao fato de que a migração para o e-commerce especialmente no ambiente mobile é um caminho sem volta. Porém, mais do que se preocupar com a digitalização das lojas, é necessário desenvolver uma experiência atrativa e envolvente para o usuário, e monitorar a experiência do usuário é extremamente importante. Esse talvez seja o maior desafio de quem esta trabalhando para desenvolver novos serviços a partir das APIs.

api_b2w

É importante ressaltar que essa reinvenção do varejo não está acontecendo somente para o varejo de produto, mas sim, as empresas do setor financeiro também estão passando por essa reestruturação provocada pelo conceito de API First e o Banco Original, que é um banco de varejo, é um bom exemplo de quem está investindo bastante está nessa frente de TI, existem outros banco e investidoras que estão na mesma linha, vale a pena buscar e saber mais.api_banco-original

E existem outras ferramentas surgindo através da revolução que as Fintechs estão causando dentro do mercado. Novas empresas surgindo e todas elas estão utilizando as APIs como a base para criar os seus modelos de negócios.

api_smartbot

Amantes da tecnologia

Para os mais entusiastas da tecnologia, os APIs viraram a “menina dos olhos”, uma vez que esse conceito está possibilitando a criação e o lançamento de uma infinidade de softwares e aplicações que vem transformando o comércio e abrindo novas frentes no mercado.

Como as APIs permitem que aplicativos se comuniquem uns com os outros, sem que haja conhecimento ou intervenção dos usuários elas se transformaram em uma possibilidade segura que interação que possibilita o surgimento de diversos novos negócios, além do aprimoramento de antigos serviços. Sim, é possível pensar em um novo modelo de negócios, para o seu negócio atual, através das APIS.

Quer saber mais? Então continue acompanhando nosso blog ou entre em contato conosco!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123