O Governo, os cidadãos e os dados.

smart city A forma como a Administração Pública lida com os dados que tem, e como esses dados são expostos ao público tem um grande impacto não só na transparência mas na qualidade dos serviços disponibilizadas aos cidadãos e até mesmo para as empresas e negócios locais. Esse assunto aponta para o que entendemos como Cidades Inteligentes. Temos um post onde falamos sobre Cidades Inteligentes e o que o Rio de Janeiro está fazendo de diferentes nesse sentido, clique aqui para ler. Cada vez mais podemos usar a Tecnologia para resolver e prevenir problemas, existem diversas iniciativas acontecendo agora mesmo que seguem nessa direção. No mundo inteiro, muitas cidades estão descobrindo como usar os dados – através de APIs – a seu favor, estimulando a inovação ao mesmo tempo em que prestam serviços de utilidade pública. Alguns casos chamam bastante a atenção, como veremos a seguir.

1 – Washington, D.C. e Iowa

Com a recente  passagem da tempestade Jonas, que castigou o nordeste estadunidense no início de 2016, algumas cidades utilizaram serviços on-line para auxiliar a população a enfrentar o rigor do clima. Em Washington, os usuários podem consultar um endereço em um “mapa da neve” para verificar o que as máquinas removedoras de neve fizeram nos entornos nos últimos dias. Além disso, o sistema permite acompanhar os chamados para remoção de neve ao redor da cidade. Mesmo antes da passagem da tempestade Jonas, o estado de Iowa vem empreendendo esforços para auxiliar os motoristas a andarem com mais segurança durante períodos de nevascas, comuns no estado. Nesse sentido, o Departamento de Transportes estadual permite que as máquinas removedoras de neve sejam acompanhadas praticamente em tempo real, além de visualizar fotos tiradas a partir do painel dessas máquinas.

2 – Los Angeles

A cidade disponibilizou aos seus cidadãos, através de uma integração com o Google Maps, recursos que permitem acompanhar tendências climáticas, associadas ao fenômeno El Niño que se descortina no Oceano Pacifico. Assim, é possível visualizar camadas que indicam regiões afetadas por tempestades, com quedas de energia, congestionamentos e até mesmo encontrar locais com disponibilidade de sacos de areia para conter inundações.

3 – Califórnia

O Estado recentemente passou a disponibilizar uma série de três mapas, em alinhamento a uma nova legislação, que permitem a identificação de comunidades ameaçadas por níveis elevados de poluição do ar. O primeiro mapa identifica a concentração de poluentes no ar. O segundo aponta a concentração de pessoas sensíveis a esses níveis elevados. Já o terceiro, cruza os dados dos dois anteriores, para apontar justamente as comunidades mais ameaçadas.

4 – Manassas, Virgínia

A cidade recentemente implementou um serviço que indica quando os cidadãos devem colocar certos tipos de materiais para coleta na calçada. Por meio de um mapa, as rotas e os detalhes para cada tipo de coleta são disponibilizadas para um dado endereço, o que além de prestar um valioso serviço aos moradores, ainda aliviou um grande volume de ligações para pedidos de informação no órgão municipal responsável.

5 – Chicago, Boston e Philadelphia

A cidade de Chicago recentemente disponibilizou um serviço chamado de OpenGrid, que permite que sejam consultadas diversas informações administrativas, como inspeções sanitárias realizadas, localização de buracos no asfalto, interdições de vias, entre várias outras. Tudo isso com a possibilidade de se utilizar filtros de pesquisa, como o código postal de determinada região ou até mesmo uma área desenhada no mapa. O Portal de Boston, aceita contribuições dos usuários, com seus próprios mapas, além de integrar uma série de outras informações, como dados de trânsito extraídos do Waze e localização dos pontos de parada de ônibus. E o Portal da Philadelphia, as informações oferecidas incluem fechamentos previstos de vias, ciclovias, além da localização de parques e outros recursos municipais, incluindo até mesmo os pontos onde vacinas para a gripe são oferecidos.

6 – Houston

A cidade conta com um canal telefônico para reportar situações que requeriam a atenção da administração. Como uma forma de agregar inteligência ao serviço, passou a ser oferecido um serviço que permite a visualização espacial da concentração dos diversos tipos de pedido, permitindo que sejam analisadas tendências e em que locais certos problemas ocorrem com mais frequência. Isso tudo é disponibilizado através do Portal de Houston.

7 – Rio de Janeiro

A cidade do Rio possui um Portal de dados abertos que contêm diversas informações sobre o que está acontecendo na cidade, do ponto de vista da informação. A ideia é estimular o uso desses dados através de aplicativos que possam ser úteis para algum segmento da sociedade. Através da exposição dessa informações, decisões podem ser tomada para melhorar as vidas de quem as usa, permitir que essas pessoas sejam mais ativas na sociedade,  ter grande importância econômica, permitir decisões de negócios e ser de grande valia, tanto para o cidadão como para o próprio governo.  

Orientando o crescimento de novos Negócios.

O que todos esses casos têm em comum? Utilizam dados já disponíveis para prestar valiosos serviços à população. E todos consistem em ótimos exemplos de como o adequado tratamento e a disponibilização de dados, em particular com o uso de APIs e a integração entre sistemas a outros serviços,  podem gerar valor para uma sociedade e fazer a diferença na vida do cidadão. As APIs podem e devem ser usadas por empresas de diversos ramos de atuação. Novos negócios e novos serviços podem surgir através desse conceito de disponibilizar parte das suas informações para que alguém as consulte em determinado momento, é isso o que todas essas iniciativas estão fazendo, não tenha medo de disponibilizar parte da sua informação. Aproveite para ler sobre sobre outros exemplos de como as APIs podem ser usadas pelo Governo, nesse post “O Governo e suas APIs“, falamos exatamente sobre isso. Cadaste seu endereço de e-mail para acompanhar o blog da Vertigo e não esqueça de escrever o seu comentário sobre esse post, vamos trocar informações. Se você tiver algum projeto que queria compartilhar, é só entrar em contato.

Tags: , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123