Monitoramento de Aplicações: Qual a importância para a TI?

Comprovar e garantir a eficiência dos sistemas implementados seja ele qual for, em sua empresa é tão importante quanto implementá-los. Avaliar a performance desses sistemas para obter métricas relevantes que melhorem a entrega da sua solução de negócios, é um diferencial e tanto, que vai ajudar sua empresa a se colocar na frente dos concorrentes seja por performance ou por oferecer uma melhor experiência ao usuário do seu serviço.

Monitoramento de Aplicações é uma forma efetiva de assegurar que os esforços dos  diversos departamentos da empresa estão gerando resultado, pois é possível saber o quanto que cada sistemas está sendo usado e até como que está performando. Cada área tem um KPI diferente que precisa ser monitorado e através desse monitoramento, isso pode ser em tempo real.

O que é Monitoramento de Aplicações?

Monitoramento de Aplicações é uma visão global sobre o funcionamento dos softwares corporativos que ajudam sua empresa a executar tarefas de rotina e são fundamentais para o sucesso do seu empreendimento. Essas ferramentas têm se demonstrado cada vez mais essenciais para garantir que as aplicações corporativas não gerem transtornos nas equipes que delas dependem.

Essencialmente, se tratam de softwares que conseguem avaliar o desempenho das aplicações e sistemas de várias maneiras, a partir da performance ou da usabilidade. Eles oferecem resultados quantitativos e qualitativos a respeito dos softwares utilizados e entregam informação que os departamentos de TI, Negócio, Marketing, Trade e outros precisam para manter o bom funcionamento dessas ferramentas e o atingimento das metas e KPIs, ou seja, podemos ter algumas visões sobre o mesmo Negócio.

Uma Visão focada em indicadores Gerais:

Uma Visão focada em eventos específicos:

Uma Visão para rastrear todas as aplicações:  

Qual o sistema de Monitoramento de Aplicações ideal?

Existem diversas ferramentas que se propõem a fazer esse tipo de trabalho, existem soluções da IBM, Microsoft, Oracle e outras, mas existem duas ferramentas que se destacam nesse cenários e são elas: New Relic e Dynatrace. Aqui na Vertigo nós usamos e indicamos a Dynatrace.

Com o avanço da tecnologia em direção a sistemas virtuais, que funcionam em Cloud, o Monitoramento se tornou integral para garantir a performance necessária. É que aplicações operando em máquinas virtuais precisam de soluções específicas capazes de avaliar seu funcionamento, por se tratar de um tipo de computação ramificada.

Um sistema de Monitoramento se faz necessário devido a essas modernizações, que exigem que tais softwares tenham habilidade de analisar aplicações virtuais, detectar anomalias em seus processos, compilar estatísticas e oferecer análises em tempo real sobre tudo que está acontecendo em seu ambiente!

Quando o caso são os sistemas na nuvem, as atualizações constantes em aplicações podem afetar o desempenho da sua equipe e a forma ideal de prever como isso vai acontecer é por meio do Monitoramento de Aplicações.

Por se tratar de uma ferramenta essencialmente gerencial, ela garante que recursos possam ser mais bem alocados, é possível identificar que tipo de serviço está sendo mais ou menos usado e isso oferece um entendimento aos gestores sobre como alocar e otimizar determinados investimentos.

Conclusão

Aplicações específicas de Monitoramento têm enfoque mais voltado para o desenvolvimento ou para a navegação, buscando priorizar sempre a informação mais útil para os sistemas da sua empresa.

Nós da Vertigo utilizamos o Dynatrace, uma das soluções reconhecidas pela Gartnet no Monitoramento de Aplicações. Com um dashboard intuitivo e dinâmico, é possível entender melhor o que está acontecendo com suas aplicações e concentrar esforços na supressão de possíveis falhas.

Avaliar o sistema ideal para sua empresa é fundamental para conseguir bons resultados com o Monitoramento de Aplicações. O processo oferece inúmeras vantagens na detecção de falhas, avaliação de performance e melhora na eficiência, qualificando as entregas.

Embora a importância do Monitoramento de Aplicações se faça cada vez mais clara, muitas empresas ainda não contam com esse tipo de solução. Seu negócio já buscou alternativas para sanar essa falha? Conta pra gente nos comentários.

Tags: , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123