Estratégia de API não é estratégia de SOA

Qual a diferença entre API e SOA  

API e SOA são a mesma coisa?

Nos últimos tempos, fóruns e redes sociais têm sido palco de inúmeras discussões acerca da convergência entre a SOA e API. Tudo isso está ligado, aparentemente, ao lançamento do Magic Quadrant for Application Services Governance, um relatório do Gartner, que definiu o termo “Governança de Serviços de Aplicação” como sendo “a união da tecnologia de governança SOA com o gerenciamento API”. Aqui na Vertigo, nós trabalhamos esses conceitos como sendo diferentes, mas que apontam para o mesmo sentido, onde cada um tem a sua missão e se preocupa com objetivos diferentes. Pensando em pacificarmos de vez esta questão, decidimos preparar esse post que explorará os diferentes aspectos da API e de SOA. Veja:

Quais as definições de SOA e API?

O SOA (Service Oriented Architecture ou, Arquitetura Orientada a Serviços) é uma metodologia que pode derivar em um estilo de arquitetura. Ao contrário do que muitos pensam, SOA não é um produto, solução ou tecnologia, e sim uma metodologia baseada em padrões para a criação de uma estrutura de softwares corporativos totalmente integrada, capaz de propor uma resposta rápida às mudanças dos negócios. Essa abordagem fornece os princípios e as orientações necessárias para transformar um aplicativo ou um conjunto de recursos de TI complexos e inflexíveis em recursos integrados e simplificados, que podem ser alterados para apoiar as metas da empresa ou outras iniciativas. Já a API (Application Programming Interface ou, no português, Interface de Programação de Aplicação) é um conjunto de padrões e instruções de programação que fornece acesso a uma parte da informação previamente estabelecida. Ao disponibilizar sua API para o público, uma empresa permite que outros desenvolvedores possam ter acesso mais fácil a seus produtos ou informações, e isso facilita a criação de outros aplicativos e até mesmo outros negócios a partir daqueles existentes (clique aqui e leia sobre como Monetizar a sua API).

No que eles diferem?

As principais diferenças entre SOA e API estão relacionadas à governança e ao escopo. SOA é uma metodologia/framework que será usada pelo departamento de TI para prover soluções as demais áreas da empresa, se preocupa em saber quais sistemas farão parte do parque tecnológico, quais áreas poderão acessar quais informações, linguagem de programação, fluxo de informação entre as áreas, integração entre aplicativos e outros. As iniciativas de API são mais específicas e focadas no desenvolvimento e uso de determinadas aplicações ou atividades. As APIs podem ser REST ou SOAP, isso vai depender do tipo de agilidade e segurança que você precisa para expor aquela informação. Se as APIs estiverem reunidas em um portal, isso permite que os desenvolvedores, bem como parceiros de negócios, procurem essas APIs que precisam, peçam acesso à elas e venha a fazer os usos necessários para agilizar determinadas atividades, automatizar processos, traz visibilidade a uma determinada etapa do processo, o objetivos são quase que infinitos. Assim, como em toda iniciativa SOA, as APIs internas precisam ser bem planejadas e projetadas, precisam ter nível de controle de políticas e operacionais e ser monitoradas e governadas de forma eficaz. Somente dessa maneira elas serão verdadeiramente bem sucedidas.

Conclusão

SOA SOA está tipicamente ligada ao gerenciamento de serviços das empresas. Este gerenciamento inclui desde o processo de concepção e implantação do serviço até a sua substituição por outro, ou seja, todo o ciclo de vida daquele serviço ou sistema. API Se analisarmos o mundo das API, veremos que ali contém, conceitualmente, aspectos do SOA, mas focado em necessidades específica. Importante ressaltar que apresenta componentes adicionais, tais como: o API Portal e API Gateway (clique aqui para saber mais sobre API Gateway ou Manager).

E você, está querendo criar alguma API interna, mas está querendo conversar com algum especialista? É só entrar em contato, podemos te ajudar a desenhar uma API que de fato venha a ser interessante para o seu negócio.

Tags: , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123