preloader

O Governo e suas APIs

A conectividade é algo realmente impressionante e está cada vez mais disseminada no mundo. Através dela, conseguimos comprar, publicar, comentar e realizar tantas outras funções que facilitam nossa rotina pessoal e profissional, virtualmente. Fazemos isso de qualquer lugar, seja a partir do nosso computador ou de dispositivos móveis. As APIs do Governo fazem com que tenhamos acesso a alguns dados interessantes, conforme veremos exemplos ao longo desse conteúdo

“O que é API: Entenda de uma maneira simples” Aprenda o conceito de uma vez por todas

Já falamos sobre APIs em nosso blog, e se você leu, já sabe o conceito em torno dessa tecnologia. As APIs são responsáveis por interligar diversos sites e serviços web, além de difundir o uso dos apps móveis. Cada vez mais, a iniciativa privada está adotando as APIs para B2C e B2B.

Inscreva-se no nosso blog para ser notificado quando publicarmos conteúdos como este!


Mas e as APIs do Governo?

Olhando para os avanços da informação dentro da iniciativa privada, podemos pensar o quanto as APIs podem ser utilizadas por instituições púbicas, como governo, para otimizar vários recursos. Levando isso em consideração, intercalamos alguns tópicos nos quais as APIs do Governo, ou seja públicas, se destacam e dão condição de existência para diversos serviços. Confira abaixo.

Transparência

É um consenso de que a transparência é a chave para o controle de gastos públicos, sendo essencial para o combate à corrupção. Uma API pode ser usada, por exemplo, para tornar públicos dados oriundos do sistema de compras do governo, disponibilizando fornecedores, contratos e licitações.

Para dar publicidade às APIs disponíveis para consumo público, sites como o Portal Brasileiro de Dados Abertos divulgam e documentam estas APIs para facilitar a compreensão e consumo das informações, por usuários comuns ou por sistemas de informações, separadas por tópicos ou interesses. Muitas aplicações podem usar essas APIs para acessar e analisar os dados brutos e disponibilizá-los em várias visões diferentes. Isso tem tudo para atender a anseios específicos da sociedade.

Sustentabilidade

As APIs do Governo podem funcionar em prol da natureza. Você tem dúvida de como isto é possível?

Uma API poderia usar, por exemplo, os dados oficiais de órgãos do governo como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Pesquisa Ambiental  IPAM) e o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), os quais disponibilizam informações fundamentais para o monitoramento do território nacional.

As Interfaces de Programação de Aplicação tornam os dados mais acessíveis e de maior compreensão pela sociedade civil, fazendo com que toda a nação ganhe. O próprio cidadão também deveria poder colaborar com a alimentação desses dados, disponíveis à sociedade através de APIs públicas. Os dados abertos podem ser fundamentais para a criação de outros serviços ou até mesmo novos negócios. A análise de dados públicos são monetizados por diversas empresas, na prestação de serviços por meio de outras APIs.

Oportunidades de emprego

Otimização nos processos de busca por profissionais é desejado tanto por quem procura emprego, quanto por empresas que buscam funcionários. Um sistema que conseguisse integrar as demandas de ambos seria essencial para otimizar diversos processos de contratação.

Uma API pública que possibilitasse a utilização de dados de recenseamento demográfico, poderia mapear a maior empregabilidade de uma certa cidade ou região usando indicadores do IBGE. Isso auxiliaria pessoas que estão pensando em se mudar, e se recolocar em outra cidade ou estado.

A possibilidade de verificar se existe demanda de trabalho para um profissional, poderia ser determinante para essa decisão. Saber detalhadamente a demanda de serviço por área, poderia ser uma opção para dar mais dinamismo ao mercado.

Educação

Essa é outra área do governo que pode ser amplamente beneficiada pelo uso de APIs. Através delas, as escolas que contam com Educação para Jovens Adultos (EJA) poderiam ser mapeadas. Isso tornaria a informação mais acessível para que adultos que não terminaram os estudos, sejam melhor orientados em como retomá-los.

As APIs Públicas poderiam ser usadas em uma plataforma digital, informando qual a Unidade Municipal de Ensino Infantil mais próxima. Além disso, poderia reunir um apanhado de dados com relação aos números da escola, como alunos inscritos, média de notas dos alunos, qualificação do corpo docente, entre outras.

O futuro com APIs

O Brasil está caminhando para deixar cada vez mais dados acessíveis, definindo uma infraestrutura nacional de dados abertos, o INDA. Algumas das iniciativas citadas anteriormente estão em construção. Isso significa mais informação disponível para elaborar APIs mais amplas, complexas e úteis. As APIs do Governo estão indo em direção de um legado digital. Você pode conhecer a iniciativa nesse link.

O poder das APIs pode ser usado para melhorar os serviços prestados ao cidadão, com possibilidades incontáveis e potencial de aplicabilidade enorme. No caso do Rio de Janeiro, a prefeitura investiu na criação do Carioca Digital, que é um portal no qual o cidadão pode acessar serviços públicos online oferecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Investiu também no Data.rio, que é um portal de dados abertos que traz informações relevantes sobre vários serviços públicos categorizadas por áreas de interesse.

Frente a tantos possíveis usos das APIs nas esferas governamentais, é impossível não pensar no que ainda está por vir de inovação nesse campo e quantos serviços podem ganhar um boost de qualidade com a ajuda da tecnologia.

Percebe todas as potencialidades que uma API pode proporcionar? Elas abrem possibilidades para diversas ações.

Que tal saber mais sobre isso? Abaixo vamos listar alguns conteúdos que são fundamentais para saber mais sobre as APIs. Veja abaixo.

Fique à vontade para comentar sobre os conteúdos apresentados na caixa abaixo. Que tal aprender ainda mais? Baixe o nosso paper e veja como uma Estratégia de APIs pode ajudar a criar uma visão 360 do cliente e impactar radicalmente os resultados da companhia.


Se você ama tecnologia e gosta de se manter atualizado, inscreva-se no nosso blog!
Você também pode se interessar por...
contato

Vamos bater um papo?
Estamos aqui para te ajudar_