Plataforma Digital: Portal X Intranet X Mobile

Gartner Magic Quadrant 2016 - Portal

Existem diversas plataformas digitais, muitas ferramentas e conceitos sendo cunhados sobre o assunto, certo? Nesse post, nós vamos explicar a nossa visão sobre o que é uma Plataforma Digital e vamos mostrar algumas ferramentas que podem lhe ajudar a entender e a construir esse tipo de solução.

Aqui na Vertigo nós somos parceiros da Liferay, assim como já fomos parceiros da Oracle, IBM e outras ferramentas, algumas estão no quadrante mágico do Gartner. Se quiser saber o que o Gartner pensar sobre essas plataformas, é só clicar aqui para acessar o Relatório do Gartner de 2016. Esse relatório acaba servindo de referência para muitas empresas que estão buscando uma ferramenta para auxiliar na construção de uma plataforma digital. Mas o que você pode esperar ao utilizar uma ferramenta que possua o posicionamento de lhe ajudar na entrega de experiências digitais? O que você, de fato pode fazer utilizando a plataforma da Liferay ou outra semelhante? Explicamos essa pergunta através de três pontos e são eles:

  1. Portal
  2. Intranet
  3. Mobile

Agora, vamos explicar com mais detalhes cada uma das soluções que citamos anteriormente.

Leia mais


Marketing Digital + Tecnologia da Informação = Customer Experience

Marketing Digital + Tecnologia da Informação

Você conhece aquele ditado que diz que a viagem a ser percorrida pode ser muito mais importante do que a chegada? A famosa experiência do cliente (CX ou Customer Experience), no ambiente digital,  está se tornando mais crucial do que a conversão. Sim, foi isso mesmo que você leu! Como assim, você pode estar se perguntando, certo? Ainda que a conversão seja o objetivo de qualquer empresa seja ela digital ou não, é fundamental conquistar o visitante! O Objetivo é fazer com que o visitante se torne um cliente recorrente. E para isso é preciso conhecê-lo melhor, estabelecer um sistema de interação automatizado, se possível, para que possa captar suas intenções de compra no momento em que elas estão ocorrendo. No mundo digital essa tarefa se tornou menos complicada em termo de ferramental, mas muito complicada em termos de entender a jornada de compra daquele visitante.

Leia mais


Dynatrace & Liferay: 10 dicas para obter o máximo resultado

As palavras “transformação digital” podem significar muitas coisas, certo? E uma delas é a dificuldade em gerenciar as aplicações que surgem nesse cenário cada vez mais digital. Nesse post vamos falar sobre como gerenciar e monitorar as suas aplicações que estejam utilizando a plataforma Liferay. Vemos que muitas empresas estão querendo transformar e enriquecer suas experiências digitais para clientes, parceiros e funcionários.

Segundo a Forrester, o desafio de integrar sistemas numerosos e complexos de back-end e fontes de dados representa um desafio real, e uma ameaça real, para o sucesso de qualquer empresa. E não saber como está a saúde dessas aplicações, é um risco absurdo que pode colocar em risco toda a operação da sua empresa.

Como somos parceiros Liferay e Dynatrace, viemos aqui para compartilhar o conhecimento que adquirimos, a partir de alguns clientes que estão utilizando a Solução de Gestão de Performance Digital da Dynatrace em seus ambientes Liferay. O Dynatrace FastPack para Liferay, junto com screenshots que vamos utilizar ao longo do post estão disponíveis gratuitamente na Comunidade APM Dynatrace e foram atualizados para trabalhar com Liferay na versão 7.

Se você tiver interesse em testar, baixe e teste por 30 dias e confira o desempenho das suas aplicações Liferay, você pode baixá-lo aqui: Personal License

Leia mais


Aumente a produtividade da sua empresa usando a Intranet de forma correta!

5 maneiras que uma Intranet melhora a produtividade no ambiente de trabalho A produtividade no ambiente de trabalho é um dos principais desafios das empresas modernas, especialmente para trabalhadores do conhecimento (knowledge workers). Estamos experimentando uma explosão interminável de informações, ou seja, o que é de fato é importante e deve ser priorizado? Por exemplo, dados oficiais mais recentes da Google mencionam 1,2 trilhões de buscas por ano, que é um número mais de oito vezes maior do que em 2005.  Uma quantidade crescente do tempo do trabalho é gasto “peneirando” informações. Um interessante estudo de McKinsey em 2012 constatou que os trabalhadores do conhecimento gastaram mais de 60% do seu tempo em atividades não relacionadas às suas  funções, como a gestão de e-mail, reuniões, e busca por informações internas. User-Centric Intranets têm por objetivo melhorar a eficiência dos funcionários, reduzindo o tempo gasto nessas atividades de ter que peneirar informações. 

Diminua a sobrecarga de e-mail

Leia mais


O Governo, os cidadãos e os dados.

smart city A forma como a Administração Pública lida com os dados que tem, e como esses dados são expostos ao público tem um grande impacto não só na transparência mas na qualidade dos serviços disponibilizadas aos cidadãos e até mesmo para as empresas e negócios locais. Esse assunto aponta para o que entendemos como Cidades Inteligentes. Temos um post onde falamos sobre Cidades Inteligentes e o que o Rio de Janeiro está fazendo de diferentes nesse sentido, clique aqui para ler.

Leia mais


O que é Smart City?

O que é Smart City?

Smart City, dispositivos conectados e serviços integrados para melhor atender ao cidadão!

Você já ouviu falar no conceito de smart city? A ideia envolve sustentabilidade, energia, bom gerenciamento do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos, oferta de serviços – digitais – para o cidadão e etc. Basicamente o conceito de “cidade inteligente” é permitir a evolução do uso dos recursos disponíveis, interpretando dados e fazendo com que esses dados se transformem em informações úteis para quem está naquela cidade. Muitas cidades no mundo já estão seguindo esse conceito. Aqui no Brasil, nós também temos iniciativas dessa natureza, dentre algumas cidades, o Rio de Janeiro possui destaque com o projeto Carioca Digital, implantado pela Prefeitura em parceria conosco.

Leia mais


10 exemplos de uso da plataforma de Portal

Plataforma de Portal Depois de apresentar as melhores práticas para a criação de portal, chegou a hora de você conhecer para quais soluções de Negócio uma Plataforma Digital pode atender. Neste artigo, você verá 10 exemplos de uso da Plataforma Digital. Eles podem te inspirar na hora de buscar uma solução de Portal que atenda as necessidades do seu negócio. Acompanhe!

Por que a criação de um portal é importante para a sua empresa?

Como as empresas continuam buscando soluções para lidar com problemas de comunicação e colaboração, seja entre parceiros, clientes e ou fornecedores, portais corporativos surgiram como a solução moderna para esses desafios. Eles são excelentes escolhas, por suas características:
  • Potencializar a experiência digital do seu público, levando facilidade para que ele consuma informação e serviço;
  • Redução do custo com papel, transparência na informação, facilidade para criar indicadores de negócio e outros;
  • Podem ser acessados via qualquer dispositivo, em qualquer lugar de acesso à extranet, intranet com velocidade, relevância e facilidade de implantação;
  • Fornecer pesquisa e colaboração através de canais interativos tais como fóruns, chats e gamification (dinâmicas de jogos) com ajuda de acesso baseado em função segura;

Características que fazem da plataforma Liferay uma excelente escolha

As diferentes formas de portais incluem intranet, extranet, gestão do conhecimento, canais de colaboração, entre outros. Eles oferecem valor tanto para usuários internos quanto para as partes interessadas. Existem diversas opções disponíveis hoje, seja de código aberto ou não, tais como: Oracle, IBM, Microsoft, WordPress, joomla! e por ai vai, dentre essas opções, nós escolhemos a Plataforma Digital Liferay para trabalhar com nossos clientes pela:
  • Escalabilidade;
  • Estabilidade;
  • Roadmap claro de evolução do produto para os próximos anos;
  • Oferecer integração com outros sistemas e ERPs de mercado (IBM, Oracle, Microsoft);
  • Ser customizável;
  • Ser de fácil administração por quem não é da TI;
  • Suporte profissional à ferramenta e outros.

10 exemplos de uso da Plataforma Digital

1 – Portal para impulsinar o engajamento dos funcionários

A ideia é desenvolver um sistema ágil, leve, de fácil usabilidade. A solução de portal fornecida pela Liferay (Web CMS), tem repositório de documentos, microsites e mobilidade, em um ambiente seguro baseado em SSO. Também é interessante acrescentar funcionalidades personalizadas de monitoramento de desempenho, integradas à ferramentas de vendas e RH. Benefício: Assim, o repositório único de informação e a atualização de conteúdo e gestão constantes melhoram a adoção e a motivação dos colaboradores.

2 – Portal de colaboração

Você também pode construir um portal integrado, baseado no Liferay para as principais partes interessadas com acesso baseado SSO e colaboração 360ᵒ. Pode incluir interações como alertas, e-mails, conteúdo, chat ao vivo e pesquisas. Em um passo mais elaborado, também pode incluir capacidades de tecnologia, tais como pesquisa preditiva de dados, fluxo de trabalho e gerenciamento de inventário, CRM e integração com SAP. Benefício: Com isso, entregará aos colaboradores uma experiência mais rica para o intercâmbio de ideias e colaboração, além de agilizar o dia a dia da operação.

3 – Portal extranet

O Liferay baseado em SSO fornece suporte multigeográfico. Se você tem um site paralelo móvel para catálogo de produtos e gestão de fornecedores, por exemplo, é possível integrar BI, CRM, motores de busca e também integrar com o Google Analytics e banco de dados personalizados para os esforços de promoção da marca ao cliente.

4 – Portal de suporte

Você pode criar um portal para gerir o conhecimento de uma forma que os usuários possam auto resolver problemas e ainda fazer gestão do conhecimento corporativo. Com uma camada de serviço, integração de analytics, CMS, exposição de produtos e sistemas de aprendizagem. Pode montar um portal de suporte interativo e com usabilidade amigável e altamente personalizável para tornar a experiência do usuário mais imersiva. Benefício: Ferramentas de auto atendimento podem tornar a resolução de dúvidas mais rápida e prestar um suporte mais assertivo aos seus clientes e parceiros comerciais.

5 – Portal de gestão de aprendizado

Adotando a arquitetura Open Source com Liferay você pode diminuir o custo total de propriedade de clientes (TCO). Pode criar um portal que ofereça ferramentas de colaboração global entre estudantes e funcionários, incluindo calendários, alertas, repositório de documentos, busca. Além disso, pode integrar com Google Apps, mídias sociais, fóruns de discussão etc. Benefício: Você pode personalizar o conteúdo utilizando o conceito de single sign on e ainda ter escalabilidade nessa solução e interoperabilidade entre os sistemas que você queira conectar.

6 – Portal de busca

Um portal de multi pesquisa geografia ajuda na gestão da empresa, facilitando o gerenciamento de usuários, gerenciamento de instância. Isso ao mesmo tempo em que  fornece plataforma de colaboração em forma de feeds de atividade.

7 – Portal de comércio eletrônico

A solução integrada Liferay também pode ser integrada a uma solução de e-commerce, com funcionalidades como bate-papo ao vivo, biblioteca e outros serviços de atendimento. Benefício: Tanto para B2B quanto B2C, o portal pode ser integrado ao software de gestão empresarial (ERP) da empresa, ao CRM etc. Com isso, o catálogo de produtos fica integrado, há melhorias no atendimento, no suporte e, consequentemente, à experiência dos usuários.

8 – Portal de gestão do conhecimento

É possível ativar um sistema de gestão de conhecimento baseado em Liferay com recursos como o direito do usuário, submissão de casos, fluxos de trabalho, funcionalidade multilíngue, busca poderosa, canal de colaboração e capacidade de resposta instantânea.

9 – Portal personalizado para análise de sentimento e tendências

Um outro uso interessante é amarrar o portal a um servidor de camada intermediária e gerenciamento de dados para captar os sinais sociais fundamentais. Esta arquitetura pode ajudar a descobrir informações valiosas a partir de dados não estruturados de mídias sociais. Com isso, fazendo análise de sentimentos e tendências, a empresa melhora sua capacidade de prever o comportamento do cliente, identificar influenciadores primários e conceber soluções específicas centradas em torno deles. A análise de dados bem realizada a partir do portal pode ajudar a descobrir oportunidades e fragilidades do negócio.

10 – Portal vertical de serviços financeiros

Com o uso de LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), um tipo específico de protocolo que serve para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre a camada TCP/IP, e web apps legados, a solução Liferay lida com todos os recursos de conhecimento e administração. É possível criar um dashboard para um portal financeiro altamente responsivo, orientado para o desempenho. A partir dele, é possível melhorar a capacidade de gestão financeira, com pesquisa  multifacetada, acesso express para relatórios e dashboards. Tudo isso a qualquer hora, em qualquer lugar e via qualquer dispositivo conectado (desktop, tablet, smartphone etc.). E você? Está pensando em criar alguma iniciativa de Portal e quer conversar ? Peça o contato da nossa equipe para avaliar e ajudar o seu projeto, aproveite para ler esse material: as melhores práticas para a criação de portal

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123