Plataforma Digital: Portal X Intranet X Mobile

Gartner Magic Quadrant 2016 - Portal

Existem diversas plataformas digitais, muitas ferramentas e conceitos sendo cunhados sobre o assunto, certo? Nesse post, nós vamos explicar a nossa visão sobre o que é uma Plataforma Digital e vamos mostrar algumas ferramentas que podem lhe ajudar a entender e a construir esse tipo de solução.

Aqui na Vertigo nós somos parceiros da Liferay, assim como já fomos parceiros da Oracle, IBM e outras ferramentas, algumas estão no quadrante mágico do Gartner. Se quiser saber o que o Gartner pensar sobre essas plataformas, é só clicar aqui para acessar o Relatório do Gartner de 2016. Esse relatório acaba servindo de referência para muitas empresas que estão buscando uma ferramenta para auxiliar na construção de uma plataforma digital. Mas o que você pode esperar ao utilizar uma ferramenta que possua o posicionamento de lhe ajudar na entrega de experiências digitais? O que você, de fato pode fazer utilizando a plataforma da Liferay ou outra semelhante? Explicamos essa pergunta através de três pontos e são eles:

  1. Portal
  2. Intranet
  3. Mobile

Agora, vamos explicar com mais detalhes cada uma das soluções que citamos anteriormente.

Leia mais


Marketing Digital + Tecnologia da Informação = Customer Experience

Marketing Digital + Tecnologia da Informação

Você conhece aquele ditado que diz que a viagem a ser percorrida pode ser muito mais importante do que a chegada? A famosa experiência do cliente (CX ou Customer Experience), no ambiente digital,  está se tornando mais crucial do que a conversão. Sim, foi isso mesmo que você leu! Como assim, você pode estar se perguntando, certo? Ainda que a conversão seja o objetivo de qualquer empresa seja ela digital ou não, é fundamental conquistar o visitante! O Objetivo é fazer com que o visitante se torne um cliente recorrente. E para isso é preciso conhecê-lo melhor, estabelecer um sistema de interação automatizado, se possível, para que possa captar suas intenções de compra no momento em que elas estão ocorrendo. No mundo digital essa tarefa se tornou menos complicada em termo de ferramental, mas muito complicada em termos de entender a jornada de compra daquele visitante.

Leia mais


Dynatrace & Liferay: 10 dicas para obter o máximo resultado

As palavras “transformação digital” podem significar muitas coisas, certo? E uma delas é a dificuldade em gerenciar as aplicações que surgem nesse cenário cada vez mais digital. Nesse post vamos falar sobre como gerenciar e monitorar as suas aplicações que estejam utilizando a plataforma Liferay. Vemos que muitas empresas estão querendo transformar e enriquecer suas experiências digitais para clientes, parceiros e funcionários.

Segundo a Forrester, o desafio de integrar sistemas numerosos e complexos de back-end e fontes de dados representa um desafio real, e uma ameaça real, para o sucesso de qualquer empresa. E não saber como está a saúde dessas aplicações, é um risco absurdo que pode colocar em risco toda a operação da sua empresa.

Como somos parceiros Liferay e Dynatrace, viemos aqui para compartilhar o conhecimento que adquirimos, a partir de alguns clientes que estão utilizando a Solução de Gestão de Performance Digital da Dynatrace em seus ambientes Liferay. O Dynatrace FastPack para Liferay, junto com screenshots que vamos utilizar ao longo do post estão disponíveis gratuitamente na Comunidade APM Dynatrace e foram atualizados para trabalhar com Liferay na versão 7.

Se você tiver interesse em testar, baixe e teste por 30 dias e confira o desempenho das suas aplicações Liferay, você pode baixá-lo aqui: Personal License

Leia mais


Aumente a produtividade da sua empresa usando a Intranet de forma correta!

5 maneiras que uma Intranet melhora a produtividade no ambiente de trabalho A produtividade no ambiente de trabalho é um dos principais desafios das empresas modernas, especialmente para trabalhadores do conhecimento (knowledge workers). Estamos experimentando uma explosão interminável de informações, ou seja, o que é de fato é importante e deve ser priorizado? Por exemplo, dados oficiais mais recentes da Google mencionam 1,2 trilhões de buscas por ano, que é um número mais de oito vezes maior do que em 2005.  Uma quantidade crescente do tempo do trabalho é gasto “peneirando” informações. Um interessante estudo de McKinsey em 2012 constatou que os trabalhadores do conhecimento gastaram mais de 60% do seu tempo em atividades não relacionadas às suas  funções, como a gestão de e-mail, reuniões, e busca por informações internas. User-Centric Intranets têm por objetivo melhorar a eficiência dos funcionários, reduzindo o tempo gasto nessas atividades de ter que peneirar informações. 

Diminua a sobrecarga de e-mail

Leia mais


O Governo, os cidadãos e os dados.

smart city A forma como a Administração Pública lida com os dados que tem, e como esses dados são expostos ao público tem um grande impacto não só na transparência mas na qualidade dos serviços disponibilizadas aos cidadãos e até mesmo para as empresas e negócios locais. Esse assunto aponta para o que entendemos como Cidades Inteligentes. Temos um post onde falamos sobre Cidades Inteligentes e o que o Rio de Janeiro está fazendo de diferentes nesse sentido, clique aqui para ler.

Leia mais


O que é Smart City?

O que é Smart City?

Smart City, dispositivos conectados e serviços integrados para melhor atender ao cidadão!

Você já ouviu falar no conceito de smart city? A ideia envolve sustentabilidade, energia, bom gerenciamento do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos, oferta de serviços – digitais – para o cidadão e etc. Basicamente o conceito de “cidade inteligente” é permitir a evolução do uso dos recursos disponíveis, interpretando dados e fazendo com que esses dados se transformem em informações úteis para quem está naquela cidade. Muitas cidades no mundo já estão seguindo esse conceito. Aqui no Brasil, nós também temos iniciativas dessa natureza, dentre algumas cidades, o Rio de Janeiro possui destaque com o projeto Carioca Digital, implantado pela Prefeitura em parceria conosco.

Leia mais


O que você precisa saber sobre Estratégia Mobile

mobile_design1

MOBILIDADE COMO ESTRATÉGIA

Como a sua empresa está pensando em adotar a estratégia digital, e o mobile faz parte dessa iniciativa? Alguns dados, mais da metade do tráfego da web nos EUA e mais de um terço do trafego no mundo são realizados por um dispositivo móvel. O seu website está preparado para aproveitar esses benefícios e mudanças de comportamento?

É fundamental ter uma estratégia mobile de longo prazo. Escolha uma plataforma que apresente tanto uma estratégia de design responsivo quanto estabilidade na transação de informação.

Não se esqueça, a entrada no mercado mobile de serviços e produtos permite que o leque de parceiros comerciais seja ampliado rapidamente.

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123