• Acompanhe as novidades do mundo da TI:       

Liferay, líder em portais horizontais pelo sexto ano!

Liferay-Post Somos parceiros da Liferay e temos o prazer de comunicar que pelo sexto ano consecutivo, a Liferay foi nomeada líder dentro do Quadrante Mágico 2015 para Portais Horizontais do Gartner, que é uma consultoria respeitada no mundo todo. A Liferay é a única empresa de código aberto a aparecer no quadrante superior, tanto para visão quanto para capacidade de execução. O Gartner relata que uma transformação está acontecendo para portais horizontais, agora esse tipo de sistemas está sendo projetado para ser o ponto central de acesso para as experiências digitais do usuário, mas de forma personalizada. A Liferay continua a construir e aperfeiçoar Liferay Portal, que é o seu principal produto, pois a intenção é a de fornecer uma plataforma enterprise-ready escalável para a criação da experiência personalizada do usuário. Veja abaixo como ficou o quadrante mágico, para portal horizontal, no ano de 2015: Quadrante Mágico do Gartner para portal horizontal no ano de 2015. Compreenda por que a Gartner elegeu a Liferay como uma das empresas líderes no Quadrante Mágico de Portais Horizontais, baseando-se nos critérios de Abrangência de Visão e Capacidade de Execução. Além disso, obtenha uma visão geral das 13 principais companhias no mercado de portais e um conhecimento mais aprofundado sobre as tendências-chave através do relatório. Está pensando em adotar uma ferramenta de portal? Veja o que o Gartner fala sobre 13 ferramentas de Portal. Obtenha gratuitamente sua versão do Quadrante Mágico de Portais Horizontais da Gartner, aproveite para deixar um comentário e entre em contato conosco!

Leia mais


Soluções em Nuvem: 4 razões para adotar

cloudcomputing O Gartner previu que até o final de 2015 as empresas brasileiras devem investir massivamente em Cloud Computing, e de acordo com a gigante de consultoria, o país deve movimentar US$ 116 bilhões nessa área. Essa previsão mostra o quanto a computação em nuvem está sendo amplamente adotada para dar escalabilidade tecnológica e competitividade ao cenário nacional. Atualmente, também está se adotando bastante as soluções em Saas tais como: Dropbox, Hubspot, SugarCRM, Office 365 e outros, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre Sass. E você? Já utiliza todo o potencial da nuvem no seu negócio? Veja 4 benefícios que a cloud computing pode te oferecer e entenda por que ela é essencial para sua empresa:

1 – Corte de custos

Um benefício percebido imediatamente ao adotar soluções em nuvem é a economia de recursos. Uma vez que, em alguns casos, você pode até reduzir ou deixar de ter novos custos com infraestrutura de TI, os investimentos em datacenter, bancos de dados, instalação de sistemas máquina a máquina, dentre outros, podem sofrer reduções, ou mesmo, deixar de fazer parte do planejamento de aquisição. Tudo fica por conta do provedor de serviço em nuvem. Existem algumas empresas que te ajudam nisso: Amazon, Locaweb, Umbler, Equinix e outras! Outro ponto relevante é a escalabilidade desse tipo de solução, conforme a empresa cresce, acrescentar novos usuários e aumentar a capacidade de armazenamento e processamento é uma questão de ampliar o serviço e não de adquirir novas máquinas físicas e licenças para essas máquinas compradas. Tudo é acessado e fornecido via web, isso reduz muito os custos e o tempo de implementação.

2 – Otimiza os processos

Com custos menores, mais previsíveis e controláveis, a empresa consegue melhorar seus processos uma vez que tem escalabilidade tecnológica ao seu dispôr sem precisar fazer grandes investimentos, se comparado com a compra de investimento em material físico. Essa facilidade da computação em nuvem está ajudando principalmente as pequenas e médias empresas, que até então tinham que se virar como podiam com poucos recursos de tecnologia e mesmo as grandes empresas não ficam de fora desse benefício, uma vez que, que precisam agilizar varios de seus processos. A mobilidade oferecida pela Cloud Computing, dependendo do serviço, permite que os usuários acessem essa solução em qualquer dispositivo (desktop, smartphone, tablet etc.). Assim, um executivo de vendas pode agilizar o processamento de um pedido enquanto está em trânsito, parado no aeroporto ou mesmo diante do cliente. Um desenvolvedor pode acessar o dashboard para consultar se suas APIs estão no ar. Ganha-se muito mais tempo, o cliente recebe o serviço mais rapidamente e a empresa fatura mais.

3 – Torna a TI mais estratégica

Em vez de se preocupar com a manutenção dos sistemas, o departamento de TI assume uma posição mais consultiva dentro da empresa. Ou seja, tem mais tempo de propôr novas soluções para o negócio e não precisa focar apenas em atividades táticas, aquelas que exigem operacionalidade técnica. Como as atualizações, o armazenamento, o backup, entre outros, são responsabilidades do provedor do serviço em nuvem, o gestor de TI e sua equipe voltam suas atividades para o desenvolvimento de novas aplicações. Trata-se de um novo paradigma, elevando o papel da área dentro da empresa.

4 – Dá mais segurança para a informação

Quando tudo é tratado internamente, as preocupações com a segurança dos dados são grandes. Afinal, os possíveis ataques e a perda de informações sigilosas acontece na infraestrutura interna, o que é prejudicial para a empresa. Ao contratar um serviço de cloud computing, essas preocupações são diminuidas e passam a fazer parte do escopo de trabalho do fornecedor desse serviço, pois ele tem a obrigação de prover atualização de ferramentas e práticas que garantam a segurança das informações. Por exemplo, se a empresa sofre um incidente (um incêndio, por exemplo), sua infraestrutura de TI pode ficar seriamente comprometida. Já com a infra na nuvem, esse problema não existe, pois as informações estão armazenadas no centro de processamento do provedor e a operação não precisa parar por falta de energia ou perda de um datacenter.

Conclusão

Com escalabilidade tecnológica, com mais segurança e mobilidade, com a equipe de TI voltada para a criação de soluções estratégicas, além da redução significativa de custos, a empresa se torna muito mais competitiva. Em outras palavras, a cloud computing melhora a produtividade, agiliza e otimiza os processos, dá mais possibilidades de comunicação e conhecimento do mercado. Empresas que investem na computação em nuvem estão muito mais preparadas para competir e avançar em direção ao crescimento. O que você achou desses benefícios? Vai desenvolver alguma solução em Cloud e quer ajuda de um especialista?  Deixe seu comentário e entre em contato conosco da Vertigo

Leia mais


O que é API? Entenda de uma maneira simples

191-931-1377004443

Ao entrar no mundo dos negócios digitais, muitos empreendedores podem se deparar com um questionamento extremamente comum, e que pode ser fruto tanto da influência das ferramentas no mercado quanto fruto de desinformação, mas entender o que são APIs e o modo como elas funcionam, é essencial em um mundo como o de hoje.

Para entender o que são as APIs, é necessário entender que os aplicativos como conhecemos hoje só são possíveis pela evolução de diversos tipos de sistemas e ferramentas, incluindo as mesmas. Elas também atendem pelo nome de Interface de Programação de Aplicações.

Os aplicativos e os softwares de diversos tipos são apenas passíveis de construção por meio dos padrões e especificações disponibilizados pelas APIs, que fazem com que o funcionamento das funcionalidades aconteçam apenas na parte interna (e invisível) dos aplicativos – o que significa que o usuário não conseguirá vê-las sendo executadas.

É possível dizer também que é graças às ferramentas disponibilizadas pelo uso das APIs que os desenvolvedores podem conectar aplicativos uns aos outros, bem como fazer com que funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos sejam utilizados em outros sem qualquer dificuldade.

Entenda um pouco mais sobre a utilização das APIs

Para que você consiga entender melhor, uma maneira de conseguir analisar o funcionamento das APIs é olhar para o exemplo dos sites de compras online que disponibilizam diversas formas de pagamento, incluindo, e principalmente, dando prioridade para aquelas que utilizam os cartões como métodos de pagamento.

Ao permitir que as APIs funcionem dentro de um site de e-commerce, seu funcionamento irá permitir a utilização dos serviços que envolvem o banco e a operadora que fornece os serviços do cartão, que irá trabalhar de forma a receber os dados, fazer com que eles sejam confirmados com segurança e tranquilidade, além de praticidade e rapidez, para o usuário, sem que ele ao menos perceba que esse processo está sendo realizado.

Um dos fatores que precisam ser destacados ao falar sobre as APIs é a facilidade e tranquilidade com as quais as mesmas executam os processos automatizados, ou seja, livres de contato com os seres humanos: possibilitam a realização de diversos tipos de atividades sem que seja necessário que alguma pessoa trabalhe para aquilo, apenas por meio da integração possibilitada pelo software.

Um dos objetivos das empresas, conforme o mercado se atualiza e mais características tecnológicas são adicionadas aos seus funcionamentos, é otimizar cada vez mais seus processos de produção e transformar os serviços em atividades extremamente fáceis de serem realizadas por softwares e computadores – e isso se torna muito mais fácil com a utilização das APIs.

Onde você pode encontrar a utilização das APIs em seu cotidiano

A maioria das pessoas atualmente utiliza as funcionalidades proporcionadas pelas APIs diariamente e não faz a mínima ideia de que isso está acontecendo. Porém, você poderá encontrar alguns dos locais onde ela atua: já sabe quando utilizar o serviço de mapa do Google em algum dos seus aplicativos?

Pois é, o Google fornece uma parte de seu código utilizado na criação do aplicativo Google Maps, para que ele seja utilizado e incorporado em sites de terceiros, que poderão utilizar a ferramenta em seus negócios e obter os benefícios que ela proporciona – sendo muito comum em sites de empresas do ramo da hotelaria e de transporte.

Para os usuários que não viajam ou se locomovem muito, é possível encontrar um exemplo da utilização de APIs se tornando cada vez mais comum pelo fato de que, na maioria das vezes, quando entramos em algum site novo e que deseja interagir de forma a coletar nossos dados pessoais – oras, a maioria deles querem – acabam por proporcionar a nós, meros usuários, a facilidade de conectarmos com a rede social de nossa preferência.

O que muita gente não sabe, é que estamos utilizando as redes sociais como uma forma de prover ao site todas as informações pessoais que já estivermos utilizando nas mesmas. Ou seja, isso funciona como uma maneira de otimizar o tempo do usuário na hora de oferecer a ele a experiência com sua marca.

Ao otimizar o tempo de navegação de seu usuário em seu site e permitir que o mesmo possa oferecer todos os seus dados pessoais por meio do login realizado com as informações de uma rede social, o aplicativo terá acesso ao cadastro previamente preenchido pelo usuário ao se tornar membro dessa rede – ou seja, ele não precisa ficar preenchendo mais de um formulário online cada vez que quiser se inscrever em algo.

Um dos fatores que eleva a utilização das APIs no mercado atualmente é a facilidade que elas proporcionam para que o usuário tenha uma melhor experiência em relação aos serviços da marca: a facilidade nos processos é um ponto muito importante, e que, ao ser otimizado, representa uma enorme vantagem para as empresas.

Conheça algumas das vantagens competitivas que a utilização de APIs proporciona para sua empresa

É preciso ter em mente que, a proposta central da criação das APIs foi a de fornecer aos usuários e desenvolvedores de software a facilidade na hora da integração de aplicativos, bem como a facilidade para que os próprios usuários pudessem lidar com ela diariamente sem ao menos se darem conta.

Elas foram criadas com o objetivo primário de revolucionar a maneira como as empresas e usuários mantinham suas relações no ambiente digital, fazendo com que fosse muito mais fácil para os representantes das áreas comerciais conseguissem adquirir diversos tipos de informações, bem como compartilhassem e gerenciassem as mesmas.

Portanto, uma das vantagens principais da utilização de APIs é o fato de conseguir olhar para seus negócios e gerenciá-los de modo muito mais otimizado e produtivo, feito possível por meio dos inúmeros dados e estatísticas coletados ao longo da experiência de navegação dos usuários.

A inserção das APIs nos sites e aplicativos de diversos nichos de mercado fazem com que seja extremamente mais fácil coletar e armazenar informações a respeito dos públicos específicos para cada um dos mesmos, de forma simples, prática, e extremamente funcional, de facílimo acesso para os negócios – sempre mantendo totalmente a segurança e a estabilidade em sua execução.

Os negócios também podem ser incrivelmente melhorados com a ajuda das APIs, fazendo com que as suas ferramentas possam ser utilizadas para conseguir gerenciar e analisar as estatísticas e os dados da empresa de forma muito mais fácil e prática.

A maioria das APIs consegue realizar a criação e disponibilização de relatórios a partir da análise automatizada dos dados da empresa, garantindo a otimização dos recursos e melhoria do tempo em que seria necessário para a produção de forma tradicional desses mesmos relatórios, fornecendo uma vantagem competitiva para essas empresas.

Elas também são extremamente úteis para a melhoria do gerenciamento financeiro e das ferramentas utilizadas para manter maior controle da situação que envolve o manejo das áreas todas da empresa, proporcionando tanto a criação de relatórios em todas elas, quanto o domínio sobre as informações específicas que se encontram em cada setor.

Melhoria na hora de entregar uma experiência relevante para os usuários

Ao inserir as APIs em seus aplicativos e sites, sua empresa pode inclusive medir o nível de satisfação dos usuários e consumidores antes e após a realização da integração dos aplicativos com a ferramenta.

É extremamente mais fácil tanto inserir atividades que agregam valor à experiência de usuário, como a utilização de mapas para conseguir se locomover, quanto conseguir gerenciar o impacto que as mesmas realizam sobre as vendas e sobre a imagem que o consumidor constrói da empresa.

Um dos exemplos que podem ser citados na hora de falar sobre empresas que proporcionam uma ótima experiência para o usuário, pode ser encontrado naquelas que utilizam as APIs para proporcionar serviços melhores e de acordo com as necessidades dos clientes, como a Gol e outras linhas aéreas.

Essas linhas aéreas realizam a inserção de APIs em seus aplicativos para poderem adquirir também informações que são fornecidas pelos usuários em relação à suas preferências por hotéis, os locais para onde deseja viajar, qual a faixa de preço que pretende pagar, bem como diversos outros fatores que são obtidos por meio da navegação desses mesmos usuários.

Isso pode ser realizado por meio das parcerias, que são extremamente benéficas a partir da interação das APIs em aplicativos. Elas podem ser realizadas a partir de empresas que possuem o nicho de mercado em comum e não sejam concorrentes, como empresas de hotelaria e a Gol, proporcionando o melhor ganho possível para ambas.

Ao se deparar com a facilidade envolvida na hora de fazer seu cadastro, sem a necessidade de inserir mais informações e despender de um tempo muito maior para a sua relação com a empresa, bem como com o bônus de conseguir obter inúmeros benefícios dentro de sua navegação, os usuários passam a construir uma imagem muito mais positiva das empresas, possibilitando, inclusive, maiores números de conversões em vendas para os negócios.

A personalização também é um dos fatores que torna a utilização de APIs essencial para qualquer negócio que tenha intenção de sobreviver no mercado digital atualmente: com os dados recolhidos dos usuários, se torna extremamente mais fácil oferecer a ele as informações, produtos e serviços cujos quais ele já procura, pelos quais tem mais interesse.

Isso se dá pelo fato de que as APIs conseguem fornecer a criação de um perfil de usuário baseado nas interações que os mesmos realizam na web, entrando em contato com seus hábitos de consumo, suas preferências, bem como as maneiras pelas quais o usuário realiza seus serviços de compra – tornando extremamente mais fácil para que as empresas consigam atender todas as demandas com qualidade e excelência.

Otimização dos negócios como um todo

Inserir as APIs em qualquer tipo de negócio pode promover o impulsionamento das vendas e garantir a satisfação do consumidor – tanto o que consome os produtos finais quanto o consumidor das técnicas internas de atuação das empresas, os próprios funcionários.

De acordo com as diversas vantagens associadas à implementação de tecnologias que permitem a integração dos diversos tipos de aplicativos que fornecem serviços, dados e estatísticas para as empresas, é possível melhorar de forma exponencial a atuação das empresas em relação a seus nichos de mercado.

É possível analisar de acordo com estudos e estatísticas do mercado que a implementação de estratégias tecnológicas e que possibilitam a integração das empresas por meio das aplicações e a obtenção de resultados com mais facilidades, fazem com que o número de rotação de funcionários seja menor.

Ou seja, utilizando as APIs é possível manter todas as etapas envolvidas no mercado com níveis mais altos de satisfação, utilizando os benefícios que a automatização de diversos processos proporciona para os negócios.

Conclusão – o uso de APIs tem inúmeros benefícios a serem descobertos

É possível otimizar de forma muito significativa as relações empresariais ao utilizar as APIs em seus negócios, pois além de permitirem uma ótima interação com ferramentas incríveis que proporcionam ao usuário uma experiência de navegação muito mais interessante em suas plataformas, é possível obter ainda mais amplamente uma noção da configuração do comportamento de público em relação a elas.

É possível também expandir a visão de negócios de seu mercado por meio da obtenção de dados e estatísticas que não poderiam ser obtidos sem que fosse possível implementar as APIs em suas plataformas, fazendo com que seja extremamente mais fácil analisar o comportamento do público em relação à seus investimentos e estratégias aplicados como motivações para interação com a marca.

Como mencionado, o uso das APIs pode também fortalecer as relações entre companhias e possibilitar melhores resultados para ambas, se tornando uma ótima possibilidade de negócios e fortalecimento de marca, bem como da possibilidade de benefícios para o consumidor final por meio das parcerias realizadas: por exemplo, a obtenção de bônus de uma empresa ao comprar o serviço de outra, em relação ao ramo da hotelaria.

De maneira geral as APIs representam ótimos investimentos e as empresas que desejam se manter atualizadas no mercado precisam estar cada vez mais se atualizando e obtendo os benefícios proporcionados por essas ferramentas, que as colocam à frente do mercado.

 

Leia mais


API pública, privada e entre parceiros: qual a diferença?

Sistemas operacionais, navegadores, aplicativos para celular e sites. Todos esses programas trabalham de alguma forma com APIs, fazendo com que seja possível desenvolver ferramentas em cima de plataformas já existentes, sem que seja necessário construir funcionalidades secundárias do zero. É graças a elas que podemos ver localizações de negócios em mapas do Google, fazer login em diferentes sites utilizando a uma conta do Facebook, ou até mesmo pesquisar um CEP no site dos correios.

O mundo dos negócios começou a prestar mais atenção a essa ideia, e para conseguir desenvolver soluções com qualidade é necessário entender também que existem diferentes tipos dentro desse universo das APIs. Os mais comuns são: API pública, API privada, e API entre parceiros.

Compreender e identificar os diferentes benefícios e limitações que cada modelo de API oferece, é uma conversa extremamente atual e relevante, e que deve ser realizada, tendo em vista o objetivo de negócio a ser atendido. Essa discussão está aumentando bastante porque cada vez mais as organizações estão percebendo que ter uma visão clara sobre cada modelo de APIs (Privada, Pública e entre parceiros) gera uma maior compreensão do que as empresas realmente precisam saber quando embarcam em uma estratégia de API. Nesse post vamos explicar suas principais diferenças e características. Acompanhe!

API Pública

Os formatos mais comuns de APIs são as públicas ou abertas. As APIs Públicas são as responsáveis por sites que incorporam funções de redes sociais, como curtir e compartilhar e permitem acesso direto a pequenas funcionalidades da plataforma principal. APIs públicas normalmente são disponibilizadas gratuitamente na internet para que desenvolvedores consigam integrar suas plataformas e aproveitar algumas vantagens que elas oferecem. 

O uso de logins através de perfis no Facebook e Google+, por exemplo, faz com que muitos aplicativos consigam trabalhar com as mesmas listas de amigos das redes sociais e consigam integrar seus usuários sem que seja necessário criar uma plataforma interna para realizar a mesma função.

As principais vantagens da API pública são:

  • Incentiva desenvolvedores a trabalharem com a sua plataforma;
  • Facilita a criação de funcionalidades integradas com um grande número de usuários;
  • Não exige que a empresa fornecedora desenvolva APIs específicas para parceiros;
  • Alavanca o uso de novas plataformas através da integração imediata com outras existentes;
  • Trabalhar com uma API pública gera dados importantes sobre seus usuários.

API entre parceiros

As APIs entre parceiros são usadas para facilitar a integração e a comunicação de dados entre sistemas oferecidos por empresas parceiras. Essa prática é comum quando se quer alavancar desenvolvimento de novos negócios entre parceiros ou até agilizar os negócios atuais. 

Mas a ideia da API entre parceiros nos negócios pode ser muito mais interessante: plataformas se comunicando com integração inteligente que podem variar desde o acesso ao sistema interno de uma empresa para desenvolver outras funcionalidades, a disponibilização de dados específicos, ou até integração entre instituições financeiras. Assim é possível unir empresas e desenvolver soluções criativas com diferentes plataformas, ou até mesmo monetizar o uso de dados de qualidade coletados dos seus usuários, como acontece em programas de publicidade em redes sociais, por exemplo.

Podemos destacar algumas vantagens da API entre parceiros:

  • Mais controle sobre quem usa seu sistema;
  • Possibilidade de expandir os negócios através de parcerias;
  • Explorar novos canais para atingir seu público-alvo;
  • Melhorar e otimizar sistemas existentes;
  • Monetizar os dados adquiridos.

API privada

Muitos negócios começam a trabalhar com APIs privadas antes de fazerem parcerias ou deixarem APIs públicas disponíveis. Essa solução normalmente é bem aceita pois faz com que a empresa consiga definir melhor sua estratégia de API, sabendo o que é importante disponibilizar para outros desenvolvedores e o que deve permanecer privado. Mas essa é somente uma razão estratégica, e as APIs privadas tem funções importantes dentro de negócios.

Uma API privada faz com que seja possível expandir os sistemas da empresa de acordo com o que for necessário, explorando novos negócios e modernizando a estrutura interna. Os sistemas internos que trabalham com APIs privadas podem resolver problemas de maneira rápida e eficiente, sem que seja necessário criar uma nova base para os programas usados, e permitem uma integração inteligente quando forem necessários novos aplicativos para atender demandas de diferentes mercados.

Alguns benefícios de uma API privada que podemos destacar são:

  • Economiza tempo e dinheiro no desenvolvimento de novas funcionalidades;
  • Permite uma grande expansão de acordo com as necessidades da empresa;
  • Aumenta a produtividade e eficiência interna;
  • Oferece dados valiosos para análise interna;
  • Melhora a estrutura e comunicação dos sistemas da empresa;
  • Ajuda na criação da estratégia de APIs.

Conclusão

Cada modelo tem suas vantagens

Todos esse formatos de APIs têm suas vantagens estratégicas e práticas ao serem aplicadas. É importante analisar quais são as principais necessidades do seu negócio para conseguir escolher o modelo – ou os modelos – que oferecem as melhores soluções. Aproveite para continuar lendo sobre o assunto e veja API interna ou privada, conheça 5 benefícios! Se você está desenhando um modelo negócio baseado em API ou se está precisando de ajuda para escolher com qual modelo começar, converse conosco, pode te ajudar a desenvolver a melhor estratégia! 

Gostou do post? Assine nossa neslwtter e acompanhe o blog por e-mail, sem spam, é claro!

Leia mais


Ata de Registro de Preço Liferay

ARP-LIFERAY_Blog   Nesse Post, vamos falar sobre a nossa Ata de Registro de Preço Liferay que é um instrumento gerenciado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB). A  intenção desse documento é a de facilitar a aquisição de produtos e serviços que já passaram por um processo licitatório, ou seja, para quem vai aderir ao instrumento, gera-se uma economia de tempo e dinheiro Esse instrumento permite que outras instituições governamentais adquiram serviços e produtos dessa mesma natureza, vale lembrar que a nossa ata é Federal. Economicidade deve ser sempre a principal motivação e argumentação para quem vai aderir à uma Ata de Registro de Preço. Vejamos o que diz a regulamentação: “Art. 22. Desde que devidamente justificada a vantagem, a ata de registro de preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública federal que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do órgão gerenciador.” Apesar do parágrafo acima citar especificamente a administração pública federal, as estaduais e municipais podem se valer do mesmo entendimento. the best   Conheça três justificativas para utilizar essa Ata de Registro de Preço:
  • Até 45% mais barata que o valor atual de mercado

    Conseguimos ofertar esse valor, pois a nossa Ata não está atualizada de acordo com a nova tabela de valores da Liferay.
  • Ata Federal

    Com essa Ata, outras esferas, sejam elas de nível Municipal, Estadual ou Federal conseguem aderir a esse instrumento.
  • Medição por Ponto de Função

    Toda a mensuração do trabalho está metrificada em relação a contratação de Pontos de função.

Resumo da Ata de Registro de Preço Liferay

A Casa da Moeda do Brasil  concebeu esta ata no pregão eletrônico Nº0288/15 com o objetivo de fazer o registro de preços para futura prestação de serviços na plataforma de portal Liferay Enterprise Edtion. Você pode acessar através do www.comprasnet.gov.br ou clique aqui e conheça a nossa ata de registro de preço! Ficou com alguma dúvida sobre a nossa ata, fique a vontade, e venha conversar conosco!

Leia mais


Aumente suas vendas usando API!

stateOFtheWorld_9_B - Copia

API (clique aqui para entender o que é uma API) é utilizada para facilitar e agilizar a comunicação entre sistemas e dispositivos. Nos últimos anos, ela se tornou fundamental para quem pretende criar sistemas mais ricos, escaláveis e dinâmicos. Com a ajuda da computação em nuvem, dos aplicativos móveis, e outras revoluções dentro da TI, essas interfaces reinventaram a maneira como parceiros comerciais trocam informações entre si.

Apesar de normalmente serem associadas com o mercado B2C, as APIs também integram empresas e diversos sistemas corporativos, hoje. Ao oferecer uma interface que dê a desenvolvedores e parceiros a oportunidade de acessar as suas informações, uma organização pode aumentar a sua presença no mercado, número de clientes e até seu lucro.

Aumentando o número de parceiros por meio de APIs

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de conquistar novos clientes é por meio de campanhas de marketing. Entretanto, as APIs estão ganhando destaque na lista de estratégias para ganhar novos parceiros. Empresas como Hotel Urbano, Ipiranga, NovaPontoCom e Bovespa, por exemplo, passaram a ter um fluxo maior de usuários ao criarem um conjunto de protocolos e rotinas onde desenvolvedores podem obter e postar informações. Já o Google Maps permite que pessoas utilizem os seus dados para construírem mapas personalizados. Isso permitiu a criação de ferramentas dinâmicas que vão de mapas de violência a plugins com o endereço das lojas de uma rede de supermercados. Ao dar a liberdade para que desenvolvedores explorassem os seus dados, novas ferramentas foram utilizadas e o tráfego do Google Maps foi expandido, mantendo o serviço à frente de seus concorrentes.

 Usando as APIs para aumentar o engajamento de consumidores e desenvolvedores

Um dos principais meios de conseguir ter lucros consistentes é aumentando o engajamento dos clientes. Estratégias para atingir esse objetivo são inúmeras: há quem opte por investir em redes sociais, fazer publicidade inovadora e existem os casos de empresas que optam por promoverem APIs.

DROPBOX

Um exemplo de sucesso é o Dropbox corporativo . A aplicação de armazenamento de documentos permite que desenvolvedores independentes criem APPS que, por se integrarem com a plataforma, geram um maior engajamento com ela. As ferramentas são promovidas pela própria empresa, algo que a ajuda a se manter líder no competitivo mercado digital.

Para incentivar desenvolvedores a adotar as suas APIs, um bom método de atração são os programas de indicação e associados. Compartilhar benefícios com os desenvolvedores que acessam os seus sistemas faz com que eles sintam-se motivados a implementá-la em mais serviços. Em alguns casos, pode ser útil adotar uma estratégia semelhante à do Dropbox, promovendo as melhores aplicações que utilizam dados da sua plataforma. Isso não apenas serve de vitrine para as possibilidades de negócios que a sua interface promove, mas também pode ser uma oportunidade de lucrar por meio de um programa de traffic referral (recomendação de um site a outro).

 Distribuição de conteúdo em busca de mais receitas

Booking

O sucesso de muitos modelos de negócios depende do número de pessoas que visualizam e interagem com uma plataforma. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é por meio de uma API. O site de busca de hotéis Booking, por exemplo, segue essa estratégia. Ele permite que pequenos websites possam utilizar os dados de sua plataforma para buscarem hotéis disponíveis em um modelo de comissões por venda. Já grandes sites de compra, como o Submarino, permitem que pequenos parceiros possam vender produtos em sua plataforma. A verificação de estoques e divulgação de produtos, naturalmente, também é feita por meio de APIs.

Conclusão

As maneiras como uma API podem aumentar a receita de uma empresa são inúmeras. Uma companhia com uma boa plataforma consegue expandir os seus negócios, aumentar as suas receitas e ter clientes mais engajados com a sua plataforma. (clique aqui para ver exemplos de empresas que usam APIs)

Se você pretende criar a sua própria API, é bom contar com a ajuda de um especialista.Ele poderá te orientar na escolha dos melhores modelos de gestão e arrecadação de renda. Existem diversas ferramentas de código aberto (MulesoftWSO2, Red Hat) e proprietário (Oracle, IBM, SAP, Tibco, e outras) que auxiliam nessa tarefa. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, escreva aqui o que você achou sobre o artigo!  

Leia mais


Entenda o que é uma API!

Uma imagem conceitual da API Uma API (Application Program Interface, em inglês) é uma interface que permite a comunicação entre dispositivos ou sistemas. Na era da internet das coisas, novos modelos de negócio e novas aplicações  as APIs tornaram-se ferramentas fundamentais para permitir que diferentes sistemas e “coisas” se comuniquem facilmente. É uma “ponte” que liga o sistema “A” com o sistema “B”. Desenvolver um programa ou modelo de negócio usando tecnologia, e sem usar APIs, pode ser extremamente para escalar o seu negócio. APIs não só diminuem o tamanho de um software, facilitam a manutenção como também o tornam mais dinâmico e menos suscetível a erros. Saiba mais sobre o assunto e entenda o que é uma API:

Ponte no mundo do software

Quando você ouvir a palavra API, pense em uma ponte ligando dois ou mais pontos, é uma porta inteligente foi programada para que os desenvolvedores acessem, alguns dados, de uma organização. Quando um desenvolvedor cria um app que utiliza GPS, ele não precisa programar linhas de código que instruam o celular a se conectar a um satélite para obter as coordenadas do local onde o usuário se encontra. Nesse caso, o Google Maps já possui isso pronto e desenvolvido, logo o 99, Uber, Cabify, Correios e etc. Em vez disso, essas empresas podem simplesmente digitar um comando, e chamar a API do Google Maps para que o aplicativo do sistema do aparelho solicite a localização atual daquele dispositivo. Seria algo como: algo como “getLocation”. Outro caso de uso, já se perguntou como é possível se cadastrar no Spotify com seu Facebook? Se pensarmos nesse tipo de cenário, onde um site que utiliza informações do Facebook/Gmail, para cadastrar novos usuários, como é o caso do TripAdvisor ou Spotify, vamos entender que isso só é possível por conta dessa integração. Por meio dessas APIs, o site envia um comando para os servidores do Facebook/Gmail solicitando ao site as informações necessárias para que esse novo usuário possar criar uma conta, de forma rápida e simples. Sem esse recurso, esse tipo de site teria que desenvolver do zero formulários de cadastro, páginas para a criação de novas contas e um banco de dados para armazenar todas essas informações. Dessa forma, esse site já utiliza tudo o que precisa e que já está presente nos servidores do Facebook/Gmail pegando somente aquilo que é necessário para a realização do novo cadastro! Uma informação importante e que é vivenciada por todos nós é que quanto mais campos são pedidos no momento de um cadastro ou de uma venda, maior a chance desse usuário desistir de se cadastrar ou comprar. As APIs ajudam nesse ponto também.

Quais são os tipos de APIs?

De forma bem simples e rápida, existem APIs Públicas e Privadas e você pode conhecer um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui. Qualquer dispositivo (celular, PC, Carro, Totem, Site, Aplicativo e etc) com conectividade com a Internet pode usar uma API, independentemente do sistema operacional ou da linguagem de programação, facilitando assim a construção de uma plataforma e permitindo a criação de novos modelos de negócios de forma muito mais rápido do que em outras épocas. As APIs públicas são geralmente livres ou mesmo estruturadas como um plano freemium para que os desenvolvedores possam utilizar ou mesmo comprar para usar um determinado limite de chamadas por mês. Estima-se que atualmente existam mais de 15.000 API públicas. Nem todas as APIs são abertas para o público ou mesmo para qualquer tipo de desenvolver utilizar. Muitas APIs são usadas apenas internamente, como o uso da Netflix de uma API privada , que alimenta todas as transmissões de vídeo internamente. A comercialização de novos negócios através do conceito de primeiro desenvolver as API começou a tomar forma. Isso também é excelente para se integrar com os parceiros de negócio.

Exemplos de API

Para quem está pensando em criar APIs, existem ferramentas de código aberto (MulesoftWSO2) e proprietário (Oracle, IBM, SAP, Tibco, Red Hat e outras) que auxiliam nessa tarefa. APIs podem ser públicas, pagas ou até de uso privado ou limitado.  Isso vai depender do objetivo da empresa e que tipo de solução ela quer entregar, listamos alguns exemplos famosos de APIs: Shoptime Utiliza uma API, consumindo serviço lá do KM de vantanges da Ipiranga, ou seja, quando uma compra é feita pelo Shoptime, automaticamente, pontua-se no programa de milhagens da Ipiranga também. As duas empresas ganham com esse tipo de parceria. Decolar O funcionamento dessa empresa acontece através do consumo intensivo de API, pois toda a informação que é exibida para o usuário final, antes foi verificada (via API) com as demais empresas que o Decolar oferta os valores dos produtos e serviços. Sim, cada vez que acontece uma nova consulta sobre qualquer serviço que o Decolar venda, várias APIs foram chamadas para verificar o preço e a disponibilidade em tempo real. Para essas empresas, o Decolar funciona como mais um canal de vendas!  Ford A Ford está disponibilizando APIs para que os desenvolvedores venham a criar apps que se conectem com o Mídia Sync dos carros, dessa forma ela estimula que empresas usem suas APIs pensando na praticidade para o usuário final. Twitter Usa API pública mas limita a quantidade de vezes que um programa pode ter acesso a ela a cada hora. Isso evita que o site seja atacado por spammers ou tenha a sua experiência de uso comprometida em função de um excesso de chamados. Apple Possui inúmeras APIs nos seus sistemas operacionais, permite que os desenvolvedores possam utilizá-las para criarem apps, desde que paguem anualmente por isso. Dessa maneira, a empresa consegue controlar o software que é disponibilizado para os seus sistemas, garantindo que eles cumpram certas diretrizes de segurança e qualidade. Windows A empresa está liberando o acesso a grande maioria das suas APIs gratuitamente. O objetivo é manter o alto número de aplicativo tendo em vista que hoje o sistema operacional da Microsoft é o sistema com o maior número de aplicativos do mundo. O mesmo conceito serve para o produto Xbox que já se integra com outros serviços da empresa via API. Cabe ao desenvolvedor decidir qual API será mais útil ao sistema que ele desenvolve. Existem dezenas de milhares de APIs disponíveis para uso gratuito ou pago na internet. Dê preferência para as que possuem uma boa documentação, assim, você terá menos problemas para implementar novas funções no seu software, além de ter um suporte a erros mais preciso e descomplicado. Existem, é claro, casos em que é impossível fugir do uso de certas APIs. Não há como criar um aplicativo baseado no Twitter sem se sujeitar às regras de uso da API da rede social, por exemplo, mas isso não é um problema se elas forem bem utilizadas. Ao abrir as janelas do seu aplicativo para o mundo, você gera aumento no engajamento do usuário e um app dinâmico e livre de erros. E você, vai desenvolver alguma API e quer ajuda de um especialista? Já ajudamos uma empresa no ramo de Petróleo e Gás e uma Cervejaria no desenvolvimento de APIs. Entre em contato conosco da Vertigo Tecnologia Tem alguma dúvida, fique a vontade! É só falar!

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123