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6 motivos para começar a Monitorar a Performance de suas Aplicações

  Não adianta nada informatizar toda sua empresa e introduzir um sistema ruim, lento ou de difícil usabilidade. Para antecipar esse tipo de cenário da melhor forma possível e evitar retrabalhos e dores de cabeça para sua equipe, o APM (Application Perfomance Monitoring ou Monitoramento de Performance de Aplicações) surge como uma boa alternativa. Por meio dele, é possível analisar como seu time está usando as aplicações corporativas e entender melhor se essas aplicações estão oferecendo problemas ou soluções. Mas as vantagens não param por aí. Elencamos os principais motivos para implementar esse conceito de APM na sua empresa.

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Estratégia de API não é estratégia de SOA

Qual a diferença entre API e SOA  

API e SOA são a mesma coisa?

Nos últimos tempos, fóruns e redes sociais têm sido palco de inúmeras discussões acerca da convergência entre a SOA e API. Tudo isso está ligado, aparentemente, ao lançamento do Magic Quadrant for Application Services Governance, um relatório do Gartner, que definiu o termo “Governança de Serviços de Aplicação” como sendo “a união da tecnologia de governança SOA com o gerenciamento API”. Aqui na Vertigo, nós trabalhamos esses conceitos como sendo diferentes, mas que apontam para o mesmo sentido, onde cada um tem a sua missão e se preocupa com objetivos diferentes. Pensando em pacificarmos de vez esta questão, decidimos preparar esse post que explorará os diferentes aspectos da API e de SOA. Veja:

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Primeiro a API e depois o Device!

Primeiro API e depois o Device [API FIrst]  

O desenvolvimento de aplicativos vem sendo moldado com tanta intensidade pelas tendências de dispositivos móveis nos últimos anos, que tornou-se comum muitas empresas focarem primeiramente em tablets e smartphones, naquilo que passamos a chamar de “mobile first”.

Embora essa seja uma abordagem acertada para os  dias atuais, uma certa falta de planejamento tem feito com que muitos desenvolvedores passem a repensar suas plataformas em algum momento – por não terem considerado as possibilidades futuras de uso, me refiro a um futuro próximo.

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O Governo, os cidadãos e os dados.

smart city A forma como a Administração Pública lida com os dados que tem, e como esses dados são expostos ao público tem um grande impacto não só na transparência mas na qualidade dos serviços disponibilizadas aos cidadãos e até mesmo para as empresas e negócios locais. Esse assunto aponta para o que entendemos como Cidades Inteligentes. Temos um post onde falamos sobre Cidades Inteligentes e o que o Rio de Janeiro está fazendo de diferentes nesse sentido, clique aqui para ler.

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O que é Smart City?

O que é Smart City?

Smart City, dispositivos conectados e serviços integrados para melhor atender ao cidadão!

Você já ouviu falar no conceito de smart city? A ideia envolve sustentabilidade, energia, bom gerenciamento do lixo, melhorias no trânsito, integração entre sistemas públicos, oferta de serviços – digitais – para o cidadão e etc. Basicamente o conceito de “cidade inteligente” é permitir a evolução do uso dos recursos disponíveis, interpretando dados e fazendo com que esses dados se transformem em informações úteis para quem está naquela cidade. Muitas cidades no mundo já estão seguindo esse conceito. Aqui no Brasil, nós também temos iniciativas dessa natureza, dentre algumas cidades, o Rio de Janeiro possui destaque com o projeto Carioca Digital, implantado pela Prefeitura em parceria conosco.

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API Gateway ou API Manager?

API GatewayEm posts anteriores, falamos que muitos sistemas se integram através das mais diversas APIs. Se você já expõe seus serviços através de APIs ou está pensando em começar a adotar esse tipo de solução dentro da sua organização, pode estar se perguntando: Eu quero trabalhar com API, mas quão segura é essa solução? E você está certo ao ter essa dúvida. É por isso que nesse post vamos discutir o que é um API Gateway, qual a diferença de um API Gateway para um API Manager e vamos abordar algumas questões relacionadas ao quesito segurança.

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Iniciando sua estratégia Omni-Channel

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Novas tecnologias mudaram a forma como pessoas acessam informações:

  • buscas no Google, em qualquer lugar, através de um smartphone;
  • redes sociais que facilitam recomendações entre amigos;
  • aplicativos diferentes que se comunicam através de parcerias.

Esses são exemplos das possibilidades que o mundo atual nos oferece, essas novidades também mudaram a forma como os consumidores fazem suas compras, e o conceito tradicional de comércio está cada vez mais sendo alterado.

Enquanto em décadas passadas era comum vermos propagandas na televisão vendendo produtos pelo telefone e comerciais que incitavam os clientes a visitarem as lojas, hoje essa realidade é muito mais interligada: clientes buscam produtos em e-commerces e fazem compras em lojas físicas, conhecem coisas novas na televisão e buscam na internet ou encontram o que procuram até mesmo através de recomendações nas redes sociais. Essa interação através de diferentes canais é chamada de Omni-Channel

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Canais

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