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API: A experiência do desenvolvedor é muito importante!

Como saber se a API está realmente contribuindo para o trabalho do desenvolvedor? Para responder essa pergunta, levantamos 7 pontos que devem ser observados com atenção, a fim de, verificar a usabilidade da API e consequentemente o seu sucesso.

Primeiro, vamos olhar para a experiência do usuário (UX) em geral. O UX considera a experiência geral que uma pessoa tem com um aplicativo móvel, site ou outra plataforma digital. Essa experiência pode ser positiva ou negativa, tudo vai depender do quão fácil é a interação homem-máquina.

Proporcionar uma experiência de fácil utilização, para quem for utilizar aquela informação ou aplicação deve ser regra, mesmo que a pessoa do outro lado seja um desenvolvedor experiente. Lembre-se que, o desenvolvedor pode ser o usuário final ou mesmo um intermediário nesse processo.

Confira este vídeo da Nordic API e entenda a importância de se desenhar uma experiência fluida ao construir uma API:

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A relação entre performance de aplicações e fidelidade de clientes

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Até algum tempo atrás, a fidelidade dos clientes dependia basicamente da experiência que eles tinham ao entrar em lojas físicas e esse contato continua sendo muito importante, mas os anos se passaram, e boa parte dos consumidores migrou para outro universo: a internet e isso mudou muito a relação de fidelidade com algumas marcas.

Hoje, os consumidores estão indo cada vez menos à lojas físicas, bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações, etc. Elas compram os produtos ou serviços que desejam por meio de sites e aplicações. E dependendo da experiência que os consumidores tiverem nesses meios, eles apresentarão ou não maior propensão de fidelização à marca. A seguir, falaremos mais sobre a relação entre performance de aplicações e fidelidade de clientes. Veja:

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Análises além do Google Analytics

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As novas tecnologias estão por todas as partes e quem souber transformar os seus dados em informação sairá na frente! Além da voz dada aos compradores, essas tecnologias, estão proporcionando cada vez mais interações e assim, aumentam as expectativas dos usuários dessas plataformas digitais.

Segundo uma pesquisa da Adobe Systems o oferecimento de uma melhor experiência digital deixou de ser apenas uma prioridade, e passou a definir todas as outras prioridades das áreas de marketing e TI. E para a oferecerem, os gestores precisam utilizar algumas plataformas de análises de dados. Hoje, a ferramenta mais conhecida é o Google Analytics, que disponibiliza, de forma genérica, informações sobre como os visitantes chegaram até o site da empresa, o que eles fazem dentro daquela plataforma e quanto tempo lá ficam.

Mas engana-se quem pensa que o Google Analytics deva ser a solução definitiva ou a central para análise dos dados existentes. Existem diversas outras soluções de mercado que entregam informações valiosas para as áreas de TI e Marketing, ao mesmo tempo, tais como: Dynatrace, New Relic, IBM, Adobe e outras. Aqui na Vertigo somos parceiros  da Dynatrace, por exemplo. Escolhemos essa ferramenta por considerar funcionalidades que não ficam claras em outras ferramentas. Esse tipo de ferramenta pode ajudar os gestores a verem, de forma mais detalhada, como está a experiência de seus visitantes através das diversas plataformas digitais (Site, App mobile, Totem, e etc).

A seguir, falaremos sobre 3 soluções que ela entrega. Confira:

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Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site

Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site O comércio online já é sólido em praticamente todo o mundo e as pessoas estão cada vez mais confortáveis e seguras com as compras pela internet. Há alguns anos, o e-commerce era quase uma exclusividade das pessoas mais jovens, mas hoje não existem mais limites e diversos perfis distintos consomem produtos e serviços, regularmente, do ambiente digital. Diversos fatores contribuíram para essa democratização dos serviços online, mas vamos abordar o impacto que a celebração de datas comemorativas, trouxe para esse aumento. Nessas ocasiões, o volume de vendas aumenta bastante para diversas empresas e quem não estiver preparada para isso pode além de deixar de vender, ter prejuízos e até perder clientes quem eram fieis a marca. Quer descobrir como garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas? Elencamos alguns itens que são importantes!

Invista na velocidade de carregamento

O fator velocidade do seu e-commerce é um dos principais pontos para o aumento da conversão e isso não muda nas datas comemorativas. Acredite: poucos segundos na sua loja virtual equivalem a horas numa loja física, pois a tomada de decisão no mundo online é muito mais rápida e quase instantânea. Os plug-ins, por exemplo, são verdadeiros vilões do carregamento rápido. Fique atento aos que você possui no seu negócio e instale apenas os essenciais (desinstale aqueles que não estão em uso há muito tempo). As imagens também são importantes, mas dependendo da quantidade, elas podem ser responsáveis por mais da metade do tráfego do seu endereço. Considere usar serviços que reduzem o tamanho delas sem perder qualidade.

Evite os erros

Um dos pontos primordiais para que seu site tenha uma boa performance em datas comemorativas é contar com profissionais capacitados para evitar ao máximo qualquer tipo de erro. Essas ocasiões acabam proporcionando muitas mudanças na página, produtos e promoções, além de aumentar consideravelmente o número de acessos. Por isso, o ideal é não apenas ter um plano de contingência com sua equipe, mas também garantir que seus funcionários testem o site exaustivamente. Certifique-se de que todas as páginas, aplicações e links sejam sabatinados, analisados e medidos por seus colaboradores tantas vezes quanto isso for possível, de preferência bem antes dos dias de maior volume de vendas.

Fuja de redirecionamentos em excesso

Muitos redirecionamentos podem resultar uma primeira impressão ruim por parte dos compradores: fuja deles. Uma coisa comum aos sites de varejo é o uso excessivo de redirecionamentos HTTP, por exemplo. Em algumas ocasiões o administrador do seu endereço virtual – que também cuida de seu SEO – precisa redirecionar o acesso do site a outra página e isso é inevitável, mas o fato é que o exagero desse recurso torna o ambiente pouco prático e menos atrativo para o usuário. Evite esse problema tanto quanto puder.

Tenha as ferramentas certas

Outro ponto essencial para que seu e-commerce consiga bons resultados nas datas comemorativas é possuir o conjunto de ferramentas certas para ajudá-lo nessa empreitada. Quando as coisas vão mal para um site, é indispensável que as equipes consigam obter os dados corretos rapidamente para que assim compreendam o que está acontecendo. Ferramentas de diagnóstico, que analisam as requisições feitas pelo seu e-commerce (imagens, scripts, recursos externos, vídeos, ajax, etc.), podem gerar relatórios úteis de todos os arquivos do seu site, mostrando o momento em que eles foram requisitados, quanto tempo o servidor levou para responder, o período de carregamento e a finalização da requisição. Dessa forma é possível identificar gargalos no desempenho que não seriam notados, como arquivos pesados, servidores lentos, scripts externos, links quebrados, entre outros. Seus colaboradores precisam de uma estratégia comum a todos na organização, que englobe as operações, o desenvolvimento, os testes, as aplicações e que permitam entender e tratar com precisão a causa raiz do problema. Essas são algumas formas de garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas. Gostou do conteúdo? Quer receber mais informações como essa em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!  

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O crescimento do uso das APIS

O crescimento do uso das APIS. Nesse texto vamos abordar o rápido crescimento do uso das API e a importância que esse movimento apresenta!

Desde os primórdios da computação, os sistemas já “conversavam” uns com os outros, a fim de compartilharem informações e resolverem questões dos mais variados tipos, [A Economia das APIs já está aqui! Você está pronto?] clique conheça a origem de uma API. Essa conexão entre empresas vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, principalmente devido à utilização cada vez maior de APIs – interfaces capazes de estender o alcance dos ativos de uma empresa e permitir que eles sejam compartilhados, reutilizados ou revendidos. Sim, pode se tornar uma nova fonte de receita para a empresa, [Estratégia de Monetização de API] clique veja como! E da mesma forma que tecnologias como Cloud Computing e Big Data, as APIs estão evoluindo de maneira rápida e sendo disseminadas por quase todas as regiões do planeta, pois elas permitem que soluções assim sejam desenvolvidas. Com base em algumas pesquisas, decidimos mostrar no post de hoje alguns números que comprovam o crescimento acelerado do uso das APIs e explicar o porquê dessa tecnologia estar evoluindo tão rapidamente.

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Vendas no e-commerce: seu site está preparado para picos de acesso?

Vendas no e-commerce: seu site está preparado para picos de acesso? Para muitos e-commerces, as vendas em datas especiais e promoções são determinantes para a receita anual. Por isso, nessas ocasiões são realizados grandes investimentos em mídia digital. São desenvolvidos os melhores descontos e condições para atrair mais clientes usando a estratégia de link patrocinado, justamente para aumentar o acesso ao site, além de outras estratégias, mas será isso suficiente para o que você está projetando?

Ações promocionais devem envolver apenas as equipes de Marketing e Vendas?

Imagine a seguinte situação: você possui uma loja física e anuncia uma grande promoção. Consegue atrair uma grande quantidade de clientes e seu espaço fica lotado! Perfeito, certo? Mas isso impede você de atender a todos os clientes e alguns ficam sem ser atendidos, menos mal pois você conseguiu atender à uma parcela deles.

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Aumente a produtividade da sua empresa usando a Intranet de forma correta!

5 maneiras que uma Intranet melhora a produtividade no ambiente de trabalho A produtividade no ambiente de trabalho é um dos principais desafios das empresas modernas, especialmente para trabalhadores do conhecimento (knowledge workers). Estamos experimentando uma explosão interminável de informações, ou seja, o que é de fato é importante e deve ser priorizado? Por exemplo, dados oficiais mais recentes da Google mencionam 1,2 trilhões de buscas por ano, que é um número mais de oito vezes maior do que em 2005.  Uma quantidade crescente do tempo do trabalho é gasto “peneirando” informações. Um interessante estudo de McKinsey em 2012 constatou que os trabalhadores do conhecimento gastaram mais de 60% do seu tempo em atividades não relacionadas às suas  funções, como a gestão de e-mail, reuniões, e busca por informações internas. User-Centric Intranets têm por objetivo melhorar a eficiência dos funcionários, reduzindo o tempo gasto nessas atividades de ter que peneirar informações. 

Diminua a sobrecarga de e-mail

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