Estratégia de monetização das APIs

Monetizando sua API

API

Por trás de alguns programas e sistemas que utilizamos, há um conjunto de rotinas e padrões que permite sua conexão com outros sistemas sem a intervenção direta do usuário, isso acontece via API. Elas são desenvolvidas por empresas que desejam que seus softwares possam ser associados a outros tipos de serviços. E é esse o caminho através do qual muitas organizações estão gerando dinheiro e ampliando seu poder de mercado. Diversas empresas estão fazendo isso: UOL, Google, Philips, Samsung, BMW, Mailchimp e outras de diferentes tamanhos e segmentos.

Relação entre API e aumento de faturamento

Imagine uma empresa que trabalhe com venda de passagem área por meio de pedidos online. A área de Marketing vai pensar na hora em utilizar mídia paga, trabalhar com SEO e mídias sociais e isso é valioso, mas é possível ser ainda mais efetivo. Se essa mesma empresa conseguir integrar seu sistema de pedidos, buscando informação, diretamente dos sites de empresas aérea, consegue imaginar a quantidade de novos clientes que podem ser gerados por meio dessa iniciativa? É isso o que a Decolar.com faz, as APIs já foram percebidas pelo mercado como poderosas fontes de receitas e, caso o seu negócio ainda não tenha prestado atenção nessa oportunidade, é melhor repensar suas estratégias de geração de leads. É por isso que as áreas de Marketing e TI precisam conversar mais. Se a área de TI ofertar esse tipo de solução para o departamento de Marketing, é bem possível que saiam como um modelo de negócio.

Podemos dar também um exemplo prático e real do quanto uma API pode gerar lucro à empresa e crescimento profissional aos gestores de visão. O Netflix atuava em uma única dimensão (oferecimento de assinaturas através de um site tradicional). Muito além de desenvolver um site responsivo (que proporcionasse uma boa experiência de usuários de smartphones e tablets), o Netflix foi mais fundo e integrou seu programa a outras tecnologias, possibilitando aos seus clientes acessarem os serviços através de uma Smart TV, por exemplo. Percebeu que não há limites para uso dessa tecnologia?

APIs como estratégia de monetização

Receita Direta

Esse formato é um dos mais conhecidos e mais utilizados também para cobrar pelo acesso a uma API. É bastante utilizado por empresas que disponibilizam seus serviços via Saas (Software as a Service). Você vai criar um limite claro que dizendo que tantas chamadas na sua API vão custar um determinado valor. É uma relação direta entre volume e valor a ser pago, podendo, esse valor, ser fixo ou não. Para incentivar o uso das API, algumas empresas deixam por um valor abaixo ou até de graça por um tempos, para que o desenvolvedor possa usar a atestar que de fato ele precisa ter acesso aquelas APIs.

Clique aqui e conheça a forma de cobrança da API do paypal.

Pacotes ou planos

A diferença está na forma de contratação, é um plano onde se cria faixas de chamadas, algo parecido com o que as telefonias fazem com o consumidor. O desenvolvedor poderá usar da forma mais conveniente até o final do plano. Clique aqui para conhecer  a forma de cobrança da API do Bing Search.

Clique aqui para conhecer a forma de cobrança da API do Google Maps.

Programa de afiliados e marketplace

Amazon, Buscapé, Mercado Livre, Cnova: a existência dos marketplaces está intimamente ligada à força das APIs. É através delas que um site de e-commerce pode se integrar à plataforma base, onde será feita a venda. O marketplace oferece um oceano de produtos, de diversas fontes e sem modificar a experiência de usuário. Isso significa aumento nas receitas de ambos os parceiros!

Exemplo: APIs como estratégia de monetização

Sistemas de pagamento online

Quem tem uma loja online provavelmente sabe bem o que é uma API, já que depende dela para que seus consumidores concluam o pagamento de suas compras com segurança e sem redirecionamentos (com checkout transparente). Por meio de carteiras digitais, o cliente, sem sair do site da loja, digita apenas login e senha do PayPal e isso basta para efetuar a compra. Não há necessidade de informar dados de cartão de crédito, já que estes já estão armazenados nos servidores de altíssima segurança desses intermediários de pagamento. PagSeguro e Moip também fazem um ótimo trabalho com APIs, integrando seus serviços a outros sites por meio da disponibilização de seus códigos.

Vantagens resumidas da exposição de APIs

  • Obtenção de receita por meio da disseminação de seus serviços diretamente em outras plataformas, sites e programas;
  • Diversificação de seus canais de distribuição (API permite que você apareça em outros locais, criando novas fontes de divulgação de seus serviços);
  • Viabilização de novas parcerias;
  • Publicidade gratuito (a título de exemplo, Facebook, Google e Twitter permitem o acesso gratuito à sua API);
  • Agilidade na cadastro (Por meio da integração entre aplicações, é possível obter dados dos usuários sem a necessidade de preenchimento de formulários);
  • Fortalecimento da gestão interna (a maioria das APIs fornece relatórios personalizados, além de poderosas ferramentas de gerenciamento, possibilitando controlar as variações de seu negócio com maior solidez).

Conclusão

lista de verificação para monetizar sua API

Bom, falamos um pouco sobre como monetizar uma API, certo? Criamos uma lista para ajudar a entender um pouco mais sobre a sua estratégia atual de API. Essas perguntas vão te ajudar a ver se, hoje, você conseguiria monetizar suas APIs de forma rápida.

  1. Você está apto a lucrar com a cobrança de APIs usando alguns dos modelos citados?
  2. A API é enxergada como uma oportunidade de upsell para o negócio?
  3. Existem maneiras de gerar receitas indiretas através de sua API?
  4. Existem oportunidades para criar parcerias estratégicas via API?
  5. Uma API pode melhorar a eficiência operacional e reduzir o tempo de atividades?
Mantenha duas questão claras quando for adotar uma estratégia de monetização de uma API:
  • Mapeie e mensure as fontes de receitas relacionadas com sua a API.
  • Se possível, compare a sua receita com a de outros clientes que não usam API.

Como qualquer iniciativa de TI, certifique-se de que sua estratégia de monetização está diretamente alinhada com seus objetivos de negócio. Se não estiver alinhada com seus objetivos, não perca seu tempo, foque em outras ações.

Agora, se sua empresa estiver buscando informações sobre como criar uma estratégia de API, entre em contato conosco, com certeza podemos te ajudar nesse processo. Que tal agora continuar estudando sobre o assunto? Descubra na sequência como aumentar suas vendas usando APIs! E caso tenha alguma dúvida, aproveite para nos deixar uma mensagem aqui no blog!

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API interna e privada, conheça 5 benefícios!

api-banner API é o assunto do momento e muitas empresas estão se beneficiando, é verdade, mas uma parte apresenta um certo desconforto para disponibilizar os serviços e dados via APIs para parceiros externos ou para desenvolvedores de terceiros. Uma maneira de começar a avaliar os benefícios de uma estratégia de negócios via API é começar a usar APIs internamente. Empresas como Google, Facebook e Twitter, Netflix, Decolar, cujas APIs foram grandes responsáveis por seu crescimento e sucesso, estão ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo (temos que lembrar que essas empresas possuem API Privadas e Pública). De olho nas vantagens da utilização de APIs, como customização, otimização e integração – visando a alavancagem de negócios – as empresas começaram a investir na utilização de  APIs internas ou API Privadas. Esse tipo de API permite a integração entre os sistemas legados da organização, sem a necessidade de uma exposição pública dos seus serviços ou dados Neste artigo, vamos explorar os 5 benefícios de ter uma API interna ou privada:

1 – Colaboração e Comunicação

APIs privadas podem oferecer benefícios substanciais em termos de eficiência e produtividade. Um estudo realizado pela McKinsey Global estima que as empresas podem aumentar sua produtividade de 20% a 25%, melhorando a colaboração interna, uma estratégia que é extremamente possível com o uso de APIs. Usar APIs em toda a organização significa uma maior conscientização compartilhada de modelos de dados, processos e recursos da empresa. Através do gerenciamento de APIs, também pode-se ter uma maior clareza na leitura de dados, permitindo que se extraia dados consistentes para ser usado ao analisar as operações de negócios, otimização de processos e comportamento dos seus profissionais.

2 – Melhoria das operações internas

As APIs permitem que os dados sejam distribuídos e compartilhados entre múltiplos canais e sistemas dentro da sua organização, gerando uma melhoria significativa nas operações internas ao garantir agilidade e disponibilizar a informação em um ambiente prático e funcional, fornecendo uma visão geral do negócio. Como as empresas estão adotando as APIs privadas para apoiar processos internos, por vezes descobrem oportunidades para reestruturar e modernizar seus negócios. O conceito chave por trás dessa modernização é que, ao quebrar as funcionalidades de negócio e serviços em blocos, é possível criar novas cadeias de valor de negócio através da composição de seus serviços, dados e funcionalidades em novas configurações – reinventando seus negócios e processos. Você vai montar a arquitetura de acordo com o seu objetivo, momento de mercado, ou comportamento dos grupos de trabalho.

3 – Racionalização da infraestrutura

A organização pode ser fortemente impactada e beneficiada  pela utilização de APIs, vai depender do objetivo de negócio. Em se tratando da parte interna da TI, a infraestrutura antes inchada e lenta, devido a utilização de soluções monolíticas e da manutenção de grandes equipes de implementação e customização, agora podem dar lugar a uma infraestrutura enxuta, com equipes ágeis e altamente escalável. Com as soluções de nuvens privadas, é possível alocar recursos de infraestrutura de acordo com a demanda e com o mínimo de esforço e interação. E as APIs estarão presentes nessa movimentação.

4 – Flexibilidade

Pense nas APIs como um LEGO, aquele brinquedo com blocos de  encaixar que é possível que você já tenha brincado. Semelhante ao brinquedo, as APIs permitem que você adicione ou remova funcionalidades de um sistema de forma bem flexível, como em um bloco de encaixar. Essa flexibilidade permite que com novos sistemas ou serviços sejam adicionados ou substituam soluções antigas em tempo hábil. É possível, por exemplo, usar um serviço que acessa um sistema financeiro para alimentar uma solução fiscal; cruzar o relatório de vendas buscando informações do setor de Marketing e Trade da empresa; etc.

5 – Visão Analítica

Conforme o mercado muda, os requisitos do negócio também mudam. As APIs ajudam a sustentar as mudanças nos requisitos do negócio ao suportar e facilitar a migração de dados, tornando-os disponíveis para o consumo de novos aplicativos e serviços quase que instantaneamente. Essa facilidade em expor dados permite que a empresa  identifique onde há problemas em uma operação de negócio e mesmo uma oportunidade. Uma outra vantagem na adoção de API é a visão, de forma clara através de gráficos – que podem expor e tratar dados em tempo real – (Big Data),  expondo o que está acontecendo em nossos sistemas conectados. É mais fácil para gerenciar os componentes individuais. Podemos monitorar os tempos de resposta, uptimes, e a carga nos servidores e compartilhar as análises que são importantes para o nível de negócio e estratégias de reposicionamento de mercado.

Conclusão

Como você percebeu, são inúmeros os benefícios decorrentes da utilizada de uma API interna e privada. Tendo em conta os benefícios citados anteriormente, APIs privadas podem muito bem ser a melhor maneira para algumas empresas iniciarem suas estratégias de API. Ferramenta de gerenciamento de API e especialistas podem ajudar a identificar o melhor caminho para integração e influenciar na concepção de uma estratégia que incentiva o comprometimento de toda a operação de negócio. Diversas empresas já adotam esse conceito, converse com um especialista para entender a melhor forma de navegar e ganhar com a implementação de uma estratégia de API para o seu negócio. E você? Pensou em algum benefício que não foi mencionado aqui? Gostaríamos de saber sua opinião. Deixe seu comentário no post e entre em contato conosco!

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[Parte 1] A Economia das APIs já está aqui! Você está pronto?

api_inter_pro Vamos falar sobre a mágica que acontece no Mundo das APIs, em duas partes. Ao terminar, você verá que pensar em uma API é mais comum do que que se imagina. E pensar no mundo digital sem pensar em API pode não ser uma boa solução. Empresas que se desenvolveram originalmente no mundo digital usufruem desde cedo das vantagens que a tecnologia oferece para o crescimento do negócio, mas esse não é um privilégio só delas. A Economia das APIs (O que é API?) marca um universo de oportunidades para centenas de organizações nos mais variados segmentos de atuação. Redes sociais em alta, mudanças de hábitos dos usuários e indivíduos cada vez mais conectados através de dispositivos móveis compõem um cenário com o qual as empresas precisam aprender a lidar. Nesse sentido, as APIs podem ser verdadeiros motores de crescimento, fazendo com que a empresa desenvolva novos canais, amplie o seu alcance e difunda mais a sua marca. A pergunta é: A sua empresa está pronta para isso?

Um pouco de História

Uma API é uma ponte de comunicação entre dois ou mais sistemas, em resumo. Essa necessidade por comunicação é nossa, do ser humano, e aos poucos passamos isso para as máquinas. As máquinas vem sendo aprimoradas desde quando foram inventadas, elas eram repetitivas e mecânicas. Com o passar do tempo receberam cada vez mais funções, mas não possuiam “Inteligência” por trás dos seus sistemas, não como vemos hoje. O inglês Alan Turing, é o grande responsável por desenvolver uma máquina capaz de fazer o trabalho de inteligência que antes só seria capaz de ser feito por humanos. Sim, ele foi responsável por criar o primeiro computador. Para aprender um pouco mais sobre esse gênio e entender o proceso de criação do computador, indicamos o filme “Jogo da Imitação”, clique e veja trailer:

APIs por toda parte

O uso de APIs (entenda o que é uma API) é mais comum do que se imagina e elas estão presentes nas ações mais corriqueiras dos usuários. Não são evidentes porque não atuam de uma forma visível quando você visita um site ou opera um software, mas são suas funções que permitem a interação entre os aplicativos, disponibilizando o acesso a algum recurso ou simplesmente viabilizando informações. Quando se ingressa num site de um hotel, por exemplo, e lá se vê um mapa do Google com a localização do lugar, é uma API que está por trás disso. Quando se deseja calcular o valor do frete de um produto numa loja online, há uma API dos Correios ali também. Importante deixar que existem APIs tanto para o mundo B2B como para o mundo B2C. Embora grande parte dos exemplos envolva nomes de grandes empresas, o uso de APIs traz vantagens competitivas reais e diferenciadas que estão disponíveis a qualquer organização que esteja preparada para pôr isso em prática.

Potencial para gerar valor

Sabemos que os dados são abundantes hoje em dia, mas é a combinação deles que tem o poder surpreendente de gerar valor para o negócio. Criar uma API significa disponibilizar dados para que outros desenvolvedores elaborem produtos associados ao serviço da empresa. Quando isso é pensado no atual contexto, em que as pessoas consomem avidamente os mais diversos aplicativos — porque já perceberam que esses programas facilitam a vida —, fica fácil visualizar o potencial de alcance que a marca pode ter. Os aplicativos comunicam-se uns com os outros de maneira fluida, sem que o usuário se dê conta ou, em alguns casos, possa intervir. A possibilidade de conectividade entre diversos sistemas ou aplicativos por meio de APIs é o que marca a inteligência dessa interação entre interfaces. E os usuários querem interatividade, todos queremos! Alguns exemplos de APIs que utilizamos todos os dias:
  • APIs que fazem parte das funcionalidades de um website, tipo o Decolar;
  • APIs que são utilizadas em softwares online (SaaS);
  • APIs suportam as aplicações móveis (Apps Mobile);
  • APIs e Internet das Coisas tem relação direta;

Requisito para se manter no mercado

Por serem geridos com o apoio em ferramentas de software, é natural que os novos modelos de negócio busquem cada vez mais alternativas dinâmicas e inteligentes, também apoiadas em tecnologia, para fazer a empresa prosperar. Aos poucos, o que era um diferencial vai se transformando em um requisito para se manter no mercado, daí a importância de perceber como a Economia de APIs vem ganhando espaço e que não se pode simplesmente ignorar essas transformações. Desenvolver uma API vai além de apenas marcar presença na esfera virtual: trata-se de uma estratégia para alcançar objetivos estabelecidos pela empresa e, assim como ocorre antes de pensar qualquer estratégia que preze pela disciplina, é preciso considerar um diagnóstico realista do mercado e definir com cuidado quais objetivos a empresa pretende alcançar. Gerenciar a API é tão importante quanto desenvolvê-la, afinal, abandonar a iniciativa não vai contribuir para a conquista de bons resultados. O gerenciamento é uma maneira de descobrir para onde a empresa deve ou não direcionar esforços, articulando e alinhando melhor a estratégia de acordo com as necessidades do negócio.

Conclusão

Com o aumento no uso de dispositivos móveis e de aplicativos, a Economia das APIs anda bastante desenvolvida e ainda existe muita coisa para ser feita nessa área! É claro que o segmento de atuação e modelo de negócio da empresa vão influenciar a estratégia que a empresa pode desenvolver, mas preparar-se o quanto antes para lidar com essas novas perspectivas é fundamental. Fique atento, no próximo post desse tema, vamos falar sobre como funciona uma API de forma mais técnica. E então? Ainda acha que Economia das APIs é um assunto do futuro ou exclusivo de grandes empresas? Compartilhe suas dúvidas conosco, mande o seu comentário e entre em contato conosco!

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Soluções em Nuvem: 4 razões para adotar

cloudcomputing O Gartner previu que até o final de 2015 as empresas brasileiras devem investir massivamente em Cloud Computing, e de acordo com a gigante de consultoria, o país deve movimentar US$ 116 bilhões nessa área. Essa previsão mostra o quanto a computação em nuvem está sendo amplamente adotada para dar escalabilidade tecnológica e competitividade ao cenário nacional. Atualmente, também está se adotando bastante as soluções em Saas tais como: Dropbox, Hubspot, SugarCRM, Office 365 e outros, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre Sass. E você? Já utiliza todo o potencial da nuvem no seu negócio? Veja 4 benefícios que a cloud computing pode te oferecer e entenda por que ela é essencial para sua empresa:

1 – Corte de custos

Um benefício percebido imediatamente ao adotar soluções em nuvem é a economia de recursos. Uma vez que, em alguns casos, você pode até reduzir ou deixar de ter novos custos com infraestrutura de TI, os investimentos em datacenter, bancos de dados, instalação de sistemas máquina a máquina, dentre outros, podem sofrer reduções, ou mesmo, deixar de fazer parte do planejamento de aquisição. Tudo fica por conta do provedor de serviço em nuvem. Existem algumas empresas que te ajudam nisso: Amazon, Locaweb, Umbler, Equinix e outras! Outro ponto relevante é a escalabilidade desse tipo de solução, conforme a empresa cresce, acrescentar novos usuários e aumentar a capacidade de armazenamento e processamento é uma questão de ampliar o serviço e não de adquirir novas máquinas físicas e licenças para essas máquinas compradas. Tudo é acessado e fornecido via web, isso reduz muito os custos e o tempo de implementação.

2 – Otimiza os processos

Com custos menores, mais previsíveis e controláveis, a empresa consegue melhorar seus processos uma vez que tem escalabilidade tecnológica ao seu dispôr sem precisar fazer grandes investimentos, se comparado com a compra de investimento em material físico. Essa facilidade da computação em nuvem está ajudando principalmente as pequenas e médias empresas, que até então tinham que se virar como podiam com poucos recursos de tecnologia e mesmo as grandes empresas não ficam de fora desse benefício, uma vez que, que precisam agilizar varios de seus processos. A mobilidade oferecida pela Cloud Computing, dependendo do serviço, permite que os usuários acessem essa solução em qualquer dispositivo (desktop, smartphone, tablet etc.). Assim, um executivo de vendas pode agilizar o processamento de um pedido enquanto está em trânsito, parado no aeroporto ou mesmo diante do cliente. Um desenvolvedor pode acessar o dashboard para consultar se suas APIs estão no ar. Ganha-se muito mais tempo, o cliente recebe o serviço mais rapidamente e a empresa fatura mais.

3 – Torna a TI mais estratégica

Em vez de se preocupar com a manutenção dos sistemas, o departamento de TI assume uma posição mais consultiva dentro da empresa. Ou seja, tem mais tempo de propôr novas soluções para o negócio e não precisa focar apenas em atividades táticas, aquelas que exigem operacionalidade técnica. Como as atualizações, o armazenamento, o backup, entre outros, são responsabilidades do provedor do serviço em nuvem, o gestor de TI e sua equipe voltam suas atividades para o desenvolvimento de novas aplicações. Trata-se de um novo paradigma, elevando o papel da área dentro da empresa.

4 – Dá mais segurança para a informação

Quando tudo é tratado internamente, as preocupações com a segurança dos dados são grandes. Afinal, os possíveis ataques e a perda de informações sigilosas acontece na infraestrutura interna, o que é prejudicial para a empresa. Ao contratar um serviço de cloud computing, essas preocupações são diminuidas e passam a fazer parte do escopo de trabalho do fornecedor desse serviço, pois ele tem a obrigação de prover atualização de ferramentas e práticas que garantam a segurança das informações. Por exemplo, se a empresa sofre um incidente (um incêndio, por exemplo), sua infraestrutura de TI pode ficar seriamente comprometida. Já com a infra na nuvem, esse problema não existe, pois as informações estão armazenadas no centro de processamento do provedor e a operação não precisa parar por falta de energia ou perda de um datacenter.

Conclusão

Com escalabilidade tecnológica, com mais segurança e mobilidade, com a equipe de TI voltada para a criação de soluções estratégicas, além da redução significativa de custos, a empresa se torna muito mais competitiva. Em outras palavras, a cloud computing melhora a produtividade, agiliza e otimiza os processos, dá mais possibilidades de comunicação e conhecimento do mercado. Empresas que investem na computação em nuvem estão muito mais preparadas para competir e avançar em direção ao crescimento. O que você achou desses benefícios? Vai desenvolver alguma solução em Cloud e quer ajuda de um especialista?  Deixe seu comentário e entre em contato conosco da Vertigo

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O que é API? Entenda de uma maneira simples

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Em um mundo cada vez mais digital e conectado, todo mundo já usou, mesmo sem saber uma API. A sigla vem do inglês Application Programming Interface, uma API permite que aconteça troca de informações entre dois ou mais sistemas é como se fosse uma ponte ligando esses sistemas.

Uma API é basicamente uma programação que contém um conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador, site ou aplicação transmitindo a outro dispositivo ou site essa informação de forma automática. Através de uma API podem ser construídos  a comunicação entre sites, ferramentas e widgets como os aplicativos de celular.

A API é o que roda “por trás” dos programas, fazendo com que aplicativos conversem uns com os outros sem que seja necessária uma intervenção humana, automatizando os processos. Enquanto o usuário tem acesso apenas à interface — o site, o app ou o programa —, nos bastidores muitos aplicativos estão trabalhando em conjunto utilizando APIs.

Exemplos do dia a dia

O site de uma empresa pode mostrar sua localização com um mapa no Google Maps. Isso é possível porque o Google Maps forneceu algumas partes de seu código através de uma API, fazendo com que o desenvolvedor do site pudesse utilizar o código original, adaptando-o da maneira mais conveniente.

B2C

No mundo B2C existem ainda outros exemplos, alguns sites em vez de solicitar o preenchimento de um enorme formulário de cadastro, permite que o login ocorra através de alguma rede social, como Facebook, Twitter ou Google+. Essas redes já possuem dados básicos e comuns a qualquer cadastro, como nome, e-mail, sexo, telefone, e através das APIs é possível aproveitar esses dados, evitando que o cliente perca tempo preenchendo as mesmas coisas e desista de fazer cadastro.

B2B

No mundo B2B, esse conceito também é normal. Se você participa de um programa de fidelidade e usa o aplicativo do seu banco para levar os seus pontos do banco para o site de uma empresa aérea, você fez isso usando uma API; empresas como Gol Linhas Aéreas, Multiplus, Banco do Brasil usam bastante esse conceito, uma vez que, existe a troca de informações entre essas empresas para identificar o que o cliente quer fazer com os pontos que ele possui. Se ao realizar uma compra num site, você pontua no site da empresa em que comprou e em outros programa de fidadelidade ao mesmo tempo, isso também é feito via API.

E não são apenas as multinacionais que oferecem APIs ou as utilizam em seus sistemas. No Brasil, os Correios são um exemplo de empresa que utiliza essa tecnologia para oferecer um melhor serviço. São APIs que permitem que, ao preencher o CEP, certos formulários de lojas puxem automaticamente o endereço, evitando conflitos e problemas na entrega, consulte a loja mais próxima, prazo de entrega e por ai vai. A Decolar.com permite que qualquer site integre seu cadastro de mais de 150 mil hotéis e 8 mil destinos de voos. Isso dá visibilidade à empresa e também facilita a vida dos desenvolvedores (e usuários) dos sites.

Conclusão

Com uma API, criadores de softwares e sites podem desenvolver uma série de produtos diretamente ligados ao conteúdo de uma empresa de forma bem mais rápida. Mesmo as empresas que não são de tecnologia, se beneficiam por melhorar suas funcionalidades e mostrar capacidade de inovação.

A vantagem financeira para quem usa e para quem oferece aos desenvolvedores o acesso a suas APIs é significativa. Quando uma empresa torna algumas partes do código de seus sites ou sistemas disponíveis para que outras ferramentas possam ser desenvolvidas a partir da troca da informação, ela geralmente se destaca, pois o objetivo da API é facilitar  à troca de informação e isso por diversas vezes ajuda alguma área de negócio da empresa.

Uma estratégia de API bem definida tem enorme potencial de aumentar o alcance dos dados e soluções de qualquer empresa, facilitando, assim, a troca de informação seja com o consumidor final ou com alguma área da empresa.

E você, vai desenvolver alguma API e quer ajuda de um especialista? Já ajudamos uma empresa no ramo de Petróleo e Gás e uma Cervejaria no desenvolvimento de APIs. Entre em contato conosco da Vertigo Tecnologia

E então, deu para entender melhor o que é uma API, ficou alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no post e conte para nós!

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Aumente suas vendas usando API!

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API (clique aqui para entender o que é uma API) é utilizada para facilitar e agilizar a comunicação entre sistemas e dispositivos. Nos últimos anos, ela se tornou fundamental para quem pretende criar sistemas mais ricos, escaláveis e dinâmicos. Com a ajuda da computação em nuvem, dos aplicativos móveis, e outras revoluções dentro da TI, essas interfaces reinventaram a maneira como parceiros comerciais trocam informações entre si.

Apesar de normalmente serem associadas com o mercado B2C, as APIs também integram empresas e diversos sistemas corporativos, hoje. Ao oferecer uma interface que dê a desenvolvedores e parceiros a oportunidade de acessar as suas informações, uma organização pode aumentar a sua presença no mercado, número de clientes e até seu lucro.

Aumentando o número de parceiros por meio de APIs

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de conquistar novos clientes é por meio de campanhas de marketing. Entretanto, as APIs estão ganhando destaque na lista de estratégias para ganhar novos parceiros. Empresas como Hotel Urbano, Ipiranga, NovaPontoCom e Bovespa, por exemplo, passaram a ter um fluxo maior de usuários ao criarem um conjunto de protocolos e rotinas onde desenvolvedores podem obter e postar informações. Já o Google Maps permite que pessoas utilizem os seus dados para construírem mapas personalizados. Isso permitiu a criação de ferramentas dinâmicas que vão de mapas de violência a plugins com o endereço das lojas de uma rede de supermercados. Ao dar a liberdade para que desenvolvedores explorassem os seus dados, novas ferramentas foram utilizadas e o tráfego do Google Maps foi expandido, mantendo o serviço à frente de seus concorrentes.

 Usando as APIs para aumentar o engajamento de consumidores e desenvolvedores

Um dos principais meios de conseguir ter lucros consistentes é aumentando o engajamento dos clientes. Estratégias para atingir esse objetivo são inúmeras: há quem opte por investir em redes sociais, fazer publicidade inovadora e existem os casos de empresas que optam por promoverem APIs.

DROPBOX

Um exemplo de sucesso é o Dropbox corporativo . A aplicação de armazenamento de documentos permite que desenvolvedores independentes criem APPS que, por se integrarem com a plataforma, geram um maior engajamento com ela. As ferramentas são promovidas pela própria empresa, algo que a ajuda a se manter líder no competitivo mercado digital.

Para incentivar desenvolvedores a adotar as suas APIs, um bom método de atração são os programas de indicação e associados. Compartilhar benefícios com os desenvolvedores que acessam os seus sistemas faz com que eles sintam-se motivados a implementá-la em mais serviços. Em alguns casos, pode ser útil adotar uma estratégia semelhante à do Dropbox, promovendo as melhores aplicações que utilizam dados da sua plataforma. Isso não apenas serve de vitrine para as possibilidades de negócios que a sua interface promove, mas também pode ser uma oportunidade de lucrar por meio de um programa de traffic referral (recomendação de um site a outro).

 Distribuição de conteúdo em busca de mais receitas

Booking

O sucesso de muitos modelos de negócios depende do número de pessoas que visualizam e interagem com uma plataforma. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é por meio de uma API. O site de busca de hotéis Booking, por exemplo, segue essa estratégia. Ele permite que pequenos websites possam utilizar os dados de sua plataforma para buscarem hotéis disponíveis em um modelo de comissões por venda. Já grandes sites de compra, como o Submarino, permitem que pequenos parceiros possam vender produtos em sua plataforma. A verificação de estoques e divulgação de produtos, naturalmente, também é feita por meio de APIs.

Conclusão

As maneiras como uma API podem aumentar a receita de uma empresa são inúmeras. Uma companhia com uma boa plataforma consegue expandir os seus negócios, aumentar as suas receitas e ter clientes mais engajados com a sua plataforma. (clique aqui para ver exemplos de empresas que usam APIs)

Se você pretende criar a sua própria API, é bom contar com a ajuda de um especialista.Ele poderá te orientar na escolha dos melhores modelos de gestão e arrecadação de renda. Existem diversas ferramentas de código aberto (MulesoftWSO2, Red Hat) e proprietário (Oracle, IBM, SAP, Tibco, e outras) que auxiliam nessa tarefa. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, escreva aqui o que você achou sobre o artigo!  

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Entenda o que é uma API!

Uma imagem conceitual da API Uma API (Application Program Interface, em inglês) é uma interface que permite a comunicação entre dispositivos ou sistemas. Na era da internet das coisas, novos modelos de negócio e novas aplicações  as APIs tornaram-se ferramentas fundamentais para permitir que diferentes sistemas e “coisas” se comuniquem facilmente. É uma “ponte” que liga o sistema “A” com o sistema “B”. Desenvolver um programa ou modelo de negócio usando tecnologia, e sem usar APIs, pode ser extremamente para escalar o seu negócio. APIs não só diminuem o tamanho de um software, facilitam a manutenção como também o tornam mais dinâmico e menos suscetível a erros. Saiba mais sobre o assunto e entenda o que é uma API:

Ponte no mundo do software

Quando você ouvir a palavra API, pense em uma ponte ligando dois ou mais pontos, é uma porta inteligente foi programada para que os desenvolvedores acessem, alguns dados, de uma organização. Quando um desenvolvedor cria um app que utiliza GPS, ele não precisa programar linhas de código que instruam o celular a se conectar a um satélite para obter as coordenadas do local onde o usuário se encontra. Nesse caso, o Google Maps já possui isso pronto e desenvolvido, logo o 99, Uber, Cabify, Correios e etc. Em vez disso, essas empresas podem simplesmente digitar um comando, e chamar a API do Google Maps para que o aplicativo do sistema do aparelho solicite a localização atual daquele dispositivo. Seria algo como: algo como “getLocation”. Outro caso de uso, já se perguntou como é possível se cadastrar no Spotify com seu Facebook? Se pensarmos nesse tipo de cenário, onde um site que utiliza informações do Facebook/Gmail, para cadastrar novos usuários, como é o caso do TripAdvisor ou Spotify, vamos entender que isso só é possível por conta dessa integração. Por meio dessas APIs, o site envia um comando para os servidores do Facebook/Gmail solicitando ao site as informações necessárias para que esse novo usuário possar criar uma conta, de forma rápida e simples. Sem esse recurso, esse tipo de site teria que desenvolver do zero formulários de cadastro, páginas para a criação de novas contas e um banco de dados para armazenar todas essas informações. Dessa forma, esse site já utiliza tudo o que precisa e que já está presente nos servidores do Facebook/Gmail pegando somente aquilo que é necessário para a realização do novo cadastro! Uma informação importante e que é vivenciada por todos nós é que quanto mais campos são pedidos no momento de um cadastro ou de uma venda, maior a chance desse usuário desistir de se cadastrar ou comprar. As APIs ajudam nesse ponto também.

Quais são os tipos de APIs?

De forma bem simples e rápida, existem APIs Públicas e Privadas e você pode conhecer um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui. Qualquer dispositivo (celular, PC, Carro, Totem, Site, Aplicativo e etc) com conectividade com a Internet pode usar uma API, independentemente do sistema operacional ou da linguagem de programação, facilitando assim a construção de uma plataforma e permitindo a criação de novos modelos de negócios de forma muito mais rápido do que em outras épocas. As APIs públicas são geralmente livres ou mesmo estruturadas como um plano freemium para que os desenvolvedores possam utilizar ou mesmo comprar para usar um determinado limite de chamadas por mês. Estima-se que atualmente existam mais de 15.000 API públicas. Nem todas as APIs são abertas para o público ou mesmo para qualquer tipo de desenvolver utilizar. Muitas APIs são usadas apenas internamente, como o uso da Netflix de uma API privada , que alimenta todas as transmissões de vídeo internamente. A comercialização de novos negócios através do conceito de primeiro desenvolver as API começou a tomar forma. Isso também é excelente para se integrar com os parceiros de negócio.

Exemplos de API

Para quem está pensando em criar APIs, existem ferramentas de código aberto (MulesoftWSO2) e proprietário (Oracle, IBM, SAP, Tibco, Red Hat e outras) que auxiliam nessa tarefa. APIs podem ser públicas, pagas ou até de uso privado ou limitado.  Isso vai depender do objetivo da empresa e que tipo de solução ela quer entregar, listamos alguns exemplos famosos de APIs: Shoptime Utiliza uma API, consumindo serviço lá do KM de vantanges da Ipiranga, ou seja, quando uma compra é feita pelo Shoptime, automaticamente, pontua-se no programa de milhagens da Ipiranga também. As duas empresas ganham com esse tipo de parceria. Decolar O funcionamento dessa empresa acontece através do consumo intensivo de API, pois toda a informação que é exibida para o usuário final, antes foi verificada (via API) com as demais empresas que o Decolar oferta os valores dos produtos e serviços. Sim, cada vez que acontece uma nova consulta sobre qualquer serviço que o Decolar venda, várias APIs foram chamadas para verificar o preço e a disponibilidade em tempo real. Para essas empresas, o Decolar funciona como mais um canal de vendas!  Ford A Ford está disponibilizando APIs para que os desenvolvedores venham a criar apps que se conectem com o Mídia Sync dos carros, dessa forma ela estimula que empresas usem suas APIs pensando na praticidade para o usuário final. Twitter Usa API pública mas limita a quantidade de vezes que um programa pode ter acesso a ela a cada hora. Isso evita que o site seja atacado por spammers ou tenha a sua experiência de uso comprometida em função de um excesso de chamados. Apple Possui inúmeras APIs nos seus sistemas operacionais, permite que os desenvolvedores possam utilizá-las para criarem apps, desde que paguem anualmente por isso. Dessa maneira, a empresa consegue controlar o software que é disponibilizado para os seus sistemas, garantindo que eles cumpram certas diretrizes de segurança e qualidade. Windows A empresa está liberando o acesso a grande maioria das suas APIs gratuitamente. O objetivo é manter o alto número de aplicativo tendo em vista que hoje o sistema operacional da Microsoft é o sistema com o maior número de aplicativos do mundo. O mesmo conceito serve para o produto Xbox que já se integra com outros serviços da empresa via API. Cabe ao desenvolvedor decidir qual API será mais útil ao sistema que ele desenvolve. Existem dezenas de milhares de APIs disponíveis para uso gratuito ou pago na internet. Dê preferência para as que possuem uma boa documentação, assim, você terá menos problemas para implementar novas funções no seu software, além de ter um suporte a erros mais preciso e descomplicado. Existem, é claro, casos em que é impossível fugir do uso de certas APIs. Não há como criar um aplicativo baseado no Twitter sem se sujeitar às regras de uso da API da rede social, por exemplo, mas isso não é um problema se elas forem bem utilizadas. Ao abrir as janelas do seu aplicativo para o mundo, você gera aumento no engajamento do usuário e um app dinâmico e livre de erros. E você, vai desenvolver alguma API e quer ajuda de um especialista? Já ajudamos uma empresa no ramo de Petróleo e Gás e uma Cervejaria no desenvolvimento de APIs. Entre em contato conosco da Vertigo Tecnologia Tem alguma dúvida, fique a vontade! É só falar!

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