O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

Leia mais


Como que os beacons estão revolucionando o comércio online

Como que os beacons estão revolucionando o comércio online.

O conceito de IoT está redesenhando a maneira como nós interagimos com sistemas, pessoas e “coisas”. Diversos setores estão sendo impactados por essas mudanças, e um setor que está sofrendo muito impacto, no cenário de Internet das coisas, é o de compras online e comércio eletrônico. Dispositivos conectados, desde carros (Conect Car) até eletrodomésticos inteligentes, estão transformando objetos inanimados em potenciais canais de vendas e comunicação. A geladeira está sem leite? Não se preocupe – uma geladeira inteligente pode fazer um pedido através da internet e gerenciar as suas compras e isso já é uma realidade. No artigo de hoje, confira como a Internet das Coisas está revolucionando o varejo. Acompanhe:

Leia mais


API: A experiência do desenvolvedor é muito importante!

Como saber se a API está realmente contribuindo para o trabalho do desenvolvedor? Para responder essa pergunta, levantamos 7 pontos que devem ser observados com atenção, a fim de, verificar a usabilidade da API e consequentemente o seu sucesso.

Primeiro, vamos olhar para a experiência do usuário (UX) em geral. O UX considera a experiência geral que uma pessoa tem com um aplicativo móvel, site ou outra plataforma digital. Essa experiência pode ser positiva ou negativa, tudo vai depender do quão fácil é a interação homem-máquina.

Proporcionar uma experiência de fácil utilização, para quem for utilizar aquela informação ou aplicação deve ser regra, mesmo que a pessoa do outro lado seja um desenvolvedor experiente. Lembre-se que, o desenvolvedor pode ser o usuário final ou mesmo um intermediário nesse processo.

Confira este vídeo da Nordic API e entenda a importância de se desenhar uma experiência fluida ao construir uma API:

Leia mais


Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site

Datas comemorativas: como garantir a boa performance do seu site O comércio online já é sólido em praticamente todo o mundo e as pessoas estão cada vez mais confortáveis e seguras com as compras pela internet. Há alguns anos, o e-commerce era quase uma exclusividade das pessoas mais jovens, mas hoje não existem mais limites e diversos perfis distintos consomem produtos e serviços, regularmente, do ambiente digital. Diversos fatores contribuíram para essa democratização dos serviços online, mas vamos abordar o impacto que a celebração de datas comemorativas, trouxe para esse aumento. Nessas ocasiões, o volume de vendas aumenta bastante para diversas empresas e quem não estiver preparada para isso pode além de deixar de vender, ter prejuízos e até perder clientes quem eram fieis a marca. Quer descobrir como garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas? Elencamos alguns itens que são importantes!

Invista na velocidade de carregamento

O fator velocidade do seu e-commerce é um dos principais pontos para o aumento da conversão e isso não muda nas datas comemorativas. Acredite: poucos segundos na sua loja virtual equivalem a horas numa loja física, pois a tomada de decisão no mundo online é muito mais rápida e quase instantânea. Os plug-ins, por exemplo, são verdadeiros vilões do carregamento rápido. Fique atento aos que você possui no seu negócio e instale apenas os essenciais (desinstale aqueles que não estão em uso há muito tempo). As imagens também são importantes, mas dependendo da quantidade, elas podem ser responsáveis por mais da metade do tráfego do seu endereço. Considere usar serviços que reduzem o tamanho delas sem perder qualidade.

Evite os erros

Um dos pontos primordiais para que seu site tenha uma boa performance em datas comemorativas é contar com profissionais capacitados para evitar ao máximo qualquer tipo de erro. Essas ocasiões acabam proporcionando muitas mudanças na página, produtos e promoções, além de aumentar consideravelmente o número de acessos. Por isso, o ideal é não apenas ter um plano de contingência com sua equipe, mas também garantir que seus funcionários testem o site exaustivamente. Certifique-se de que todas as páginas, aplicações e links sejam sabatinados, analisados e medidos por seus colaboradores tantas vezes quanto isso for possível, de preferência bem antes dos dias de maior volume de vendas.

Fuja de redirecionamentos em excesso

Muitos redirecionamentos podem resultar uma primeira impressão ruim por parte dos compradores: fuja deles. Uma coisa comum aos sites de varejo é o uso excessivo de redirecionamentos HTTP, por exemplo. Em algumas ocasiões o administrador do seu endereço virtual – que também cuida de seu SEO – precisa redirecionar o acesso do site a outra página e isso é inevitável, mas o fato é que o exagero desse recurso torna o ambiente pouco prático e menos atrativo para o usuário. Evite esse problema tanto quanto puder.

Tenha as ferramentas certas

Outro ponto essencial para que seu e-commerce consiga bons resultados nas datas comemorativas é possuir o conjunto de ferramentas certas para ajudá-lo nessa empreitada. Quando as coisas vão mal para um site, é indispensável que as equipes consigam obter os dados corretos rapidamente para que assim compreendam o que está acontecendo. Ferramentas de diagnóstico, que analisam as requisições feitas pelo seu e-commerce (imagens, scripts, recursos externos, vídeos, ajax, etc.), podem gerar relatórios úteis de todos os arquivos do seu site, mostrando o momento em que eles foram requisitados, quanto tempo o servidor levou para responder, o período de carregamento e a finalização da requisição. Dessa forma é possível identificar gargalos no desempenho que não seriam notados, como arquivos pesados, servidores lentos, scripts externos, links quebrados, entre outros. Seus colaboradores precisam de uma estratégia comum a todos na organização, que englobe as operações, o desenvolvimento, os testes, as aplicações e que permitam entender e tratar com precisão a causa raiz do problema. Essas são algumas formas de garantir a boa performance do seu site em datas comemorativas. Gostou do conteúdo? Quer receber mais informações como essa em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!  

Leia mais


O crescimento do uso das APIS

O crescimento do uso das APIS. Nesse texto vamos abordar o rápido crescimento do uso das API e a importância que esse movimento apresenta!

Desde os primórdios da computação, os sistemas já “conversavam” uns com os outros, a fim de compartilharem informações e resolverem questões dos mais variados tipos, [A Economia das APIs já está aqui! Você está pronto?] clique conheça a origem de uma API. Essa conexão entre empresas vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, principalmente devido à utilização cada vez maior de APIs – interfaces capazes de estender o alcance dos ativos de uma empresa e permitir que eles sejam compartilhados, reutilizados ou revendidos. Sim, pode se tornar uma nova fonte de receita para a empresa, [Estratégia de Monetização de API] clique veja como! E da mesma forma que tecnologias como Cloud Computing e Big Data, as APIs estão evoluindo de maneira rápida e sendo disseminadas por quase todas as regiões do planeta, pois elas permitem que soluções assim sejam desenvolvidas. Com base em algumas pesquisas, decidimos mostrar no post de hoje alguns números que comprovam o crescimento acelerado do uso das APIs e explicar o porquê dessa tecnologia estar evoluindo tão rapidamente.

Leia mais


7 Passos para criar uma API confiável

7 Passos para criar uma API confiável A criação da API (Application Programming Interface) está se tornando cada vez mais importante para geração e escalabilidade de novos negócios. Ela é importante tanto para o pessoal de TI quanto para o pessoal de Business. Isto porque seja na sua vida profissional ou pessoal, você muito provavelmente consome algumas APIs por dia. E nesse cenário, ter interfaces problemáticas, confusas ou pouco intuitivas (tanto da perspectiva de programação quanto gráfica) podem acabar prejudicando a experiência dessas pessoas e, consequentemente, prejudicando a usabilidade e escalabilidade desse tipo de serviço, sem falar na questão da reputação. No post de hoje vamos trazer 7 dicas de como montar uma API confiável e fazer um bom trabalho para seu cliente, aproveite para ler: API pública ou privada, como escolher?

Leia mais


API Economy: como usar a TI de forma estratégica

Você com certeza sabe da importância da Tecnologia da Informação (TI) para a sua empresa. Mas você já parou para pensar se sua equipe de TI está sendo utilizada de forma estratégica? Muitas vezes, as empresas entendem que o foco da TI deva ser residindo somente nas ações internas ao negócio e de forma pontual, quando na verdade, deveriam focar também no que está externo à organização, principalmente aos novos modelos de negócios de surgem através da Tecnologia. As maiores empresas do mundo se valem da Tecnologia da Informação para se manter no topo. É sobre isso que queremos conversar, e essa ideia tem relação direta com o conceito de APIs, que está transformando o a realidade das empresas, seja ela com foco em B2B ou B2C.

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123