O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

Leia mais


Como que os beacons estão revolucionando o comércio online

Como que os beacons estão revolucionando o comércio online.

O conceito de IoT está redesenhando a maneira como nós interagimos com sistemas, pessoas e “coisas”. Diversos setores estão sendo impactados por essas mudanças, e um setor que está sofrendo muito impacto, no cenário de Internet das coisas, é o de compras online e comércio eletrônico. Dispositivos conectados, desde carros (Conect Car) até eletrodomésticos inteligentes, estão transformando objetos inanimados em potenciais canais de vendas e comunicação. A geladeira está sem leite? Não se preocupe – uma geladeira inteligente pode fazer um pedido através da internet e gerenciar as suas compras e isso já é uma realidade. No artigo de hoje, confira como a Internet das Coisas está revolucionando o varejo. Acompanhe:

Leia mais


API: A experiência do desenvolvedor é muito importante!

Como saber se a API está realmente contribuindo para o trabalho do desenvolvedor? Para responder essa pergunta, levantamos 7 pontos que devem ser observados com atenção, a fim de, verificar a usabilidade da API e consequentemente o seu sucesso.

Primeiro, vamos olhar para a experiência do usuário (UX) em geral. O UX considera a experiência geral que uma pessoa tem com um aplicativo móvel, site ou outra plataforma digital. Essa experiência pode ser positiva ou negativa, tudo vai depender do quão fácil é a interação homem-máquina.

Proporcionar uma experiência de fácil utilização, para quem for utilizar aquela informação ou aplicação deve ser regra, mesmo que a pessoa do outro lado seja um desenvolvedor experiente. Lembre-se que, o desenvolvedor pode ser o usuário final ou mesmo um intermediário nesse processo.

Confira este vídeo da Nordic API e entenda a importância de se desenhar uma experiência fluida ao construir uma API:

Leia mais


O crescimento do uso das APIS

O crescimento do uso das APIS. Nesse texto vamos abordar o rápido crescimento do uso das API e a importância que esse movimento apresenta!

Desde os primórdios da computação, os sistemas já “conversavam” uns com os outros, a fim de compartilharem informações e resolverem questões dos mais variados tipos, [A Economia das APIs já está aqui! Você está pronto?] clique conheça a origem de uma API. Essa conexão entre empresas vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, principalmente devido à utilização cada vez maior de APIs – interfaces capazes de estender o alcance dos ativos de uma empresa e permitir que eles sejam compartilhados, reutilizados ou revendidos. Sim, pode se tornar uma nova fonte de receita para a empresa, [Estratégia de Monetização de API] clique veja como! E da mesma forma que tecnologias como Cloud Computing e Big Data, as APIs estão evoluindo de maneira rápida e sendo disseminadas por quase todas as regiões do planeta, pois elas permitem que soluções assim sejam desenvolvidas. Com base em algumas pesquisas, decidimos mostrar no post de hoje alguns números que comprovam o crescimento acelerado do uso das APIs e explicar o porquê dessa tecnologia estar evoluindo tão rapidamente.

Leia mais


API Economy: como usar a TI de forma estratégica

Você com certeza sabe da importância da Tecnologia da Informação (TI) para a sua empresa. Mas você já parou para pensar se sua equipe de TI está sendo utilizada de forma estratégica? Muitas vezes, as empresas entendem que o foco da TI deva ser residindo somente nas ações internas ao negócio e de forma pontual, quando na verdade, deveriam focar também no que está externo à organização, principalmente aos novos modelos de negócios de surgem através da Tecnologia. As maiores empresas do mundo se valem da Tecnologia da Informação para se manter no topo. É sobre isso que queremos conversar, e essa ideia tem relação direta com o conceito de APIs, que está transformando o a realidade das empresas, seja ela com foco em B2B ou B2C.

Leia mais


5 principais desafios de TI para 2017

5 principais desafios de TI para 2016 Pensar o futuro da TI é um desafio constante de gestores em todo o mundo, estar conectado às principais tendências com o potencial de mudar a rotina desses profissionais e revolucionar processos internos é obrigatório se a sua empresa deseja se manter competitiva. Assim, listamos os principais desafios de TI que prometem atingir o ano de 2016/2017 para você ficar de olho.

Desenvolver produtos que integrem os wearables à rotina de seus usuários

Leia mais


Estratégia de API não é estratégia de SOA

Qual a diferença entre API e SOA  

API e SOA são a mesma coisa?

Nos últimos tempos, fóruns e redes sociais têm sido palco de inúmeras discussões acerca da convergência entre a SOA e API. Tudo isso está ligado, aparentemente, ao lançamento do Magic Quadrant for Application Services Governance, um relatório do Gartner, que definiu o termo “Governança de Serviços de Aplicação” como sendo “a união da tecnologia de governança SOA com o gerenciamento API”. Aqui na Vertigo, nós trabalhamos esses conceitos como sendo diferentes, mas que apontam para o mesmo sentido, onde cada um tem a sua missão e se preocupa com objetivos diferentes. Pensando em pacificarmos de vez esta questão, decidimos preparar esse post que explorará os diferentes aspectos da API e de SOA. Veja:

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123