O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

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O impacto da personalização e da monitoria nos ecommerces

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Gartner Digital Marketing Transit Map

A gestão de um negócio de e-commerce apresenta desafios bem diferentes daquelas de um negócio em que existe um contato presencial com o consumidor ou visitante. O convencimento para uma conversão de vendas precisa de novas ações e com isso novos indicadores, uma vez que, a arena digital é nova e tudo está sendo criado agora! A grande questão é identificar a melhor forma de se relacionar com cada uma dessas parcelas de consumidor e existem diversas ferramentas que ajudam a mapear a jornada de compra de cada consumidor INDIVIDUALMENTE, estabelecendo assim touchpoints personalizados. Estamos na fase do omni-channel no varejo.

Como na maioria das empresas, o principal objetivo é entender e melhorar a proposta de valor do negócio, as questão tecnológicas acabam atuando como pano de fundo e em alguns casos não possuem grandes destaques dentro da empresa. Afinal, em um negócio físico ou virtual, qualquer gestor só consegue convencer a diretoria de que precisa adotar essa ou aquela solução a partir de bons argumentos, comprovando que erros vitais serão evitados e até mesmo mostrando um racional para o cálculo do ROI, não é mesmo?

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3 problemas gerados pelo aumento do volume de tráfego

Nós aspiramos o crescimento exponencial e se possível em um curto espaço de tempo! No entanto, o quão preparado você está caso a sua aplicação viralize e se seus sistemas de pedidos, sites, equipes de vendas recebam a carga de trabalho desse sucesso? É bom ter um alto volume de acessos numa aplicação, certo? Sem dúvidas, mas também é importante se preparar para isso.

Para atrair clientes e visitantes diversas empresas realizam campanhas por e-mail, buscadores, redes sociais e outros canais. Se planejadas corretamente, essas campanhas podem gerar resultados bastante positivos para o negócio. Mas, na hora de lançarem os anúncios, muitos profissionais não se atentam ao fato de que, com a veiculação dos anúncios, o tráfego do site ou aplicativo da empresa poderá aumentar consideravelmente, principalmente dependendo da natureza da promoção e isso pode gerar uma sobrecarga que faça com quem aquela aplicação pare de funcionar.

A seguir, mostraremos três problemas que esse aumento de tráfego pode gerar, e o que fazer para contorná-los. Confira:

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A evolução da Gestão da Experiência Digital

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A experiência do cliente é um dos temas mais discutidos atualmente e essa discussão está cada vez mais deixando de ser exclusividade da área de Marketing, e profissionais de outras áreas, como TI e Comercial estão entrando para agregar nessas discussões de como monitorar a Experiência Digital. E não é à toa, já que essas áreas perceberam a importância de garantir a satisfação dos clientes e visitantes. Diante de um perfil mais exigente, a experiência pode ser a melhor estratégia para atrair e reter e converter consumidores.

No entanto, muitos gestores não sabem como aplicar essa estratégia e, menos ainda, como monitorar tais resultados. Esse é o tema de hoje.

Neste artigo, descubra como a experiência digital é importante para o seu negócio e como os sistemas de Métrica Digital evoluíram.

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Descubra o que é ser rápido o suficiente no mundo digital

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Vivemos em uma era que para ser eficiente, em qualquer segmento, é preciso ser rápido no mundo digital. É só observar como que as pessoas estão conectadas o tempo todo, seja em seus smartphones, tablet ou outros dispositivos. Percebemos que a sociedade mudou e a revolução desta transformação digital impacta profundamente na velocidade com que as coisas acontecem.  Mas, o que significa ser rápido o bastante no mundo digital? Você considera que suas aplicações são rápidas? No artigo de hoje, vamos entender através de alguns dados, o que é ser rápido o suficiente no mundo digital!

Acompanhe:

A exigência e percepção dos usuários

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Dynatrace & Liferay: 10 dicas para obter o máximo resultado

As palavras “transformação digital” podem significar muitas coisas, certo? E uma delas é a dificuldade em gerenciar as aplicações que surgem nesse cenário cada vez mais digital. Nesse post vamos falar sobre como gerenciar e monitorar as suas aplicações que estejam utilizando a plataforma Liferay. Vemos que muitas empresas estão querendo transformar e enriquecer suas experiências digitais para clientes, parceiros e funcionários.

Segundo a Forrester, o desafio de integrar sistemas numerosos e complexos de back-end e fontes de dados representa um desafio real, e uma ameaça real, para o sucesso de qualquer empresa. E não saber como está a saúde dessas aplicações, é um risco absurdo que pode colocar em risco toda a operação da sua empresa.

Como somos parceiros Liferay e Dynatrace, viemos aqui para compartilhar o conhecimento que adquirimos, a partir de alguns clientes que estão utilizando a Solução de Gestão de Performance Digital da Dynatrace em seus ambientes Liferay. O Dynatrace FastPack para Liferay, junto com screenshots que vamos utilizar ao longo do post estão disponíveis gratuitamente na Comunidade APM Dynatrace e foram atualizados para trabalhar com Liferay na versão 7.

Se você tiver interesse em testar, baixe e teste por 30 dias e confira o desempenho das suas aplicações Liferay, você pode baixá-lo aqui: Personal License

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A relação entre performance de aplicações e fidelidade de clientes

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Até algum tempo atrás, a fidelidade dos clientes dependia basicamente da experiência que eles tinham ao entrar em lojas físicas e esse contato continua sendo muito importante, mas os anos se passaram, e boa parte dos consumidores migrou para outro universo: a internet e isso mudou muito a relação de fidelidade com algumas marcas.

Hoje, os consumidores estão indo cada vez menos à lojas físicas, bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações, etc. Elas compram os produtos ou serviços que desejam por meio de sites e aplicações. E dependendo da experiência que os consumidores tiverem nesses meios, eles apresentarão ou não maior propensão de fidelização à marca. A seguir, falaremos mais sobre a relação entre performance de aplicações e fidelidade de clientes. Veja:

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