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Plataforma Digital: Portal X Intranet X Mobile

Gartner Magic Quadrant 2016 - Portal

Existem diversas plataformas digitais, muitas ferramentas e conceitos sendo cunhados sobre o assunto, certo? Nesse post, nós vamos explicar a nossa visão sobre o que é uma Plataforma Digital e vamos mostrar algumas ferramentas que podem lhe ajudar a entender e a construir esse tipo de solução.

Aqui na Vertigo nós somos parceiros da Liferay, assim como já fomos parceiros da Oracle, IBM e outras ferramentas, algumas estão no quadrante mágico do Gartner. Se quiser saber o que o Gartner pensar sobre essas plataformas, é só clicar aqui para acessar o Relatório do Gartner de 2016. Esse relatório acaba servindo de referência para muitas empresas que estão buscando uma ferramenta para auxiliar na construção de uma plataforma digital. Mas o que você pode esperar ao utilizar uma ferramenta que possua o posicionamento de lhe ajudar na entrega de experiências digitais? O que você, de fato pode fazer utilizando a plataforma da Liferay ou outra semelhante? Explicamos essa pergunta através de três pontos e são eles:

  1. Portal
  2. Intranet
  3. Mobile

Agora, vamos explicar com mais detalhes cada uma das soluções que citamos anteriormente.

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O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

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O impacto da personalização e da monitoria nos ecommerces

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Gartner Digital Marketing Transit Map

A gestão de um negócio de e-commerce apresenta desafios bem diferentes daquelas de um negócio em que existe um contato presencial com o consumidor ou visitante. O convencimento para uma conversão de vendas precisa de novas ações e com isso novos indicadores, uma vez que, a arena digital é nova e tudo está sendo criado agora! A grande questão é identificar a melhor forma de se relacionar com cada uma dessas parcelas de consumidor e existem diversas ferramentas que ajudam a mapear a jornada de compra de cada consumidor INDIVIDUALMENTE, estabelecendo assim touchpoints personalizados. Estamos na fase do omni-channel no varejo.

Como na maioria das empresas, o principal objetivo é entender e melhorar a proposta de valor do negócio, as questão tecnológicas acabam atuando como pano de fundo e em alguns casos não possuem grandes destaques dentro da empresa. Afinal, em um negócio físico ou virtual, qualquer gestor só consegue convencer a diretoria de que precisa adotar essa ou aquela solução a partir de bons argumentos, comprovando que erros vitais serão evitados e até mesmo mostrando um racional para o cálculo do ROI, não é mesmo?

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3 problemas gerados pelo aumento do volume de tráfego

Nós aspiramos o crescimento exponencial e se possível em um curto espaço de tempo! No entanto, o quão preparado você está caso a sua aplicação viralize e se seus sistemas de pedidos, sites, equipes de vendas recebam a carga de trabalho desse sucesso? É bom ter um alto volume de acessos numa aplicação, certo? Sem dúvidas, mas também é importante se preparar para isso.

Para atrair clientes e visitantes diversas empresas realizam campanhas por e-mail, buscadores, redes sociais e outros canais. Se planejadas corretamente, essas campanhas podem gerar resultados bastante positivos para o negócio. Mas, na hora de lançarem os anúncios, muitos profissionais não se atentam ao fato de que, com a veiculação dos anúncios, o tráfego do site ou aplicativo da empresa poderá aumentar consideravelmente, principalmente dependendo da natureza da promoção e isso pode gerar uma sobrecarga que faça com quem aquela aplicação pare de funcionar.

A seguir, mostraremos três problemas que esse aumento de tráfego pode gerar, e o que fazer para contorná-los. Confira:

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Marketing Digital + Tecnologia da Informação = Customer Experience

Marketing Digital + Tecnologia da Informação

Você conhece aquele ditado que diz que a viagem a ser percorrida pode ser muito mais importante do que a chegada? A famosa experiência do cliente (CX ou Customer Experience), no ambiente digital,  está se tornando mais crucial do que a conversão. Sim, foi isso mesmo que você leu! Como assim, você pode estar se perguntando, certo? Ainda que a conversão seja o objetivo de qualquer empresa seja ela digital ou não, é fundamental conquistar o visitante! O Objetivo é fazer com que o visitante se torne um cliente recorrente. E para isso é preciso conhecê-lo melhor, estabelecer um sistema de interação automatizado, se possível, para que possa captar suas intenções de compra no momento em que elas estão ocorrendo. No mundo digital essa tarefa se tornou menos complicada em termo de ferramental, mas muito complicada em termos de entender a jornada de compra daquele visitante.

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A evolução da Gestão da Experiência Digital

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A experiência do cliente é um dos temas mais discutidos atualmente e essa discussão está cada vez mais deixando de ser exclusividade da área de Marketing, e profissionais de outras áreas, como TI e Comercial estão entrando para agregar nessas discussões de como monitorar a Experiência Digital. E não é à toa, já que essas áreas perceberam a importância de garantir a satisfação dos clientes e visitantes. Diante de um perfil mais exigente, a experiência pode ser a melhor estratégia para atrair e reter e converter consumidores.

No entanto, muitos gestores não sabem como aplicar essa estratégia e, menos ainda, como monitorar tais resultados. Esse é o tema de hoje.

Neste artigo, descubra como a experiência digital é importante para o seu negócio e como os sistemas de Métrica Digital evoluíram.

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Como que os beacons estão revolucionando o comércio online

Como que os beacons estão revolucionando o comércio online.

O conceito de IoT está redesenhando a maneira como nós interagimos com sistemas, pessoas e “coisas”. Diversos setores estão sendo impactados por essas mudanças, e um setor que está sofrendo muito impacto, no cenário de Internet das coisas, é o de compras online e comércio eletrônico. Dispositivos conectados, desde carros (Conect Car) até eletrodomésticos inteligentes, estão transformando objetos inanimados em potenciais canais de vendas e comunicação. A geladeira está sem leite? Não se preocupe – uma geladeira inteligente pode fazer um pedido através da internet e gerenciar as suas compras e isso já é uma realidade. No artigo de hoje, confira como a Internet das Coisas está revolucionando o varejo. Acompanhe:

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