• Acompanhe as novidades do mundo da TI:       

Modernizando aplicações: porque DevOps e Containers são para todos

Empresas tradicionais conceberam sua TI corporativa baseada em processos, sistemas e produtos legados criados em uma época pré-nuvem. Embora tais empresas ocupem posições de destaque em seus mercados, competem hoje em dia com empresas já nascidas na nuvem (como as de modelo SaaS). Mas a adoção conjugada de DevOps e Containers vem para mudar este cenário.

Empresas e produtos cloud-native fazem pleno uso da economia de nuvem, tipicamente optando por tecnologias (muitas vezes open-source) que têm maior ganho de escala. Além disso, optam por recursos cujo provisionamento é simplificado e barato (tanto em produção quanto em desenvolvimento).

Leia mais


Resumo da DockerCon 2017 – Visão de um Consulting Partner brasileiro

Estamos de volta à Vertigo Tecnologia após uma semana em Copenhagen (Dinamarca), onde aconteceu a edição européia da DockerCon. Duas mochilas lotadas de brindes e adesivos fizeram a alegria de nossas equipes. Pessoalmente eu tinha algum receio que a DockerCon EU não trouxesse muitas novidades, mas como a Vertigo não compareceu à DockerCon americana (em Austin) fomos lá conferir de perto. Compartilho aqui nossos achados.

O Evento

A DockerCon ocorreu em dois dias de palestras simultâneas cobrindo diversas áreas de conhecimento. O conteúdo era tão rico que minha companhia, a Vertigo Tecnologia, enviou duas pessoas – e mesmo assim a escolha era sempre difícil. Tão interessantes quanto as palestras nos dois dias principais do evento foram os summits (eventos exclusivos que ocorreram antes e depois da DockerCon) – Organizer Summit (para os organizadores de meetups no mundo), Enterprise Summit (para os interessados em implantar Docker EE com a estratégia MTA, da qual falaremos ainda) e Moby Summit (para os interessados no ecossistema de projetos open-source que compõem ou giram em torno do Docker).

Leia mais


Docker, Kubernetes e Mesos. Quem é quem?

Nos deparamos com muitas perguntas quando o assunto é DevOps, certo? E quando o assunto é colocar em prática, os conceitos abordados pelo tema DevOps, entra em discussão qual é o papel de cada ferramenta e qual é a melhor de todas. A verdade é que existem diversas ferramentas no mercado e a cada um novo release sendo lançado. Grandes empresas apostando numa determinada tecnologia, outras empresas criando a própria combo de ferramenta.

A parte boa que é que não existe a melhor ferramenta absoluta. Nesse post, nós vamos abordar os principais aspectos e qual a diferença entre: Docker, Kubernetes e Apache Mesos.

Leia mais


Inovação em Massa ou Transformação Digital de Palco?

Este artigo é uma tradução adaptada do original escrito por Saul Kaplan (“So Many Corporate Innovation Labs, So Little Innovation). Os comentários ao final são de autoria de André Fernandes, CTO da Vertigo Tecnologia.

Todos já decoraram o mantra: “inovar para sobreviver”. Em um mundo em rápida transformação é imperativo ser capaz de se reinventar completamente em tempo cada vez mais curto. CEOs já entendem que a habilidade para inovar não é um diferencial competitivo, mas uma condição básica para a relevância (e existência) de uma organização.

É a farra da inovação.

Não está dando certo.

Os exemplos disruptivos do Uber, Airbnb e Netflix já foram usados à exaustão, quem carecia de catequese já foi atendido repetidas vezes. Vamos “jogar na ofensiva”, “criar mercados” e “pensar fora da caixa”.

A modinha da vez são os laboratórios de inovação corporativos, que se proliferam geometricamente pelas organizações ao redor do mundo. Quem não fica bem dizendo que tem um? Nenhum CEO quer passar vergonha no próximo evento do Gartner!

Leia mais


Mind The Sec 2017

No dia 18 de maio ocorreu, no Rio de Janeiro, o evento de segurança da informação Mind The Sec. Esse é um evento que tem como objetivo a troca de conhecimento sobre o assunto, oportunidades seja de mercado ou através de tendências e o relacionamento entre as empresas e os profissionais da área. É um evento não só para especialista mas também para aqueles que se interessam direta ou indiretamente em criptografia, segurança, ferramentas e metodologias, e a troca de informação acontece com profissionais que respiram segurança 24 horas por dia. O evento foi realizado no Sheraton Grand Rio & Resort e contou com uma excelente infraestrutura, dividindo as palestras em 3 trilhas.

A abertura do evento se deu com os seguintes especialistas:

O público que estava presente teve a oportunidade de colocar e apresentar suas dúvidas referentes a segurança, e é claro que o assunto mais debatido no evento foi o fenômeno Ransomware WannaCry, que ameaçou, principalmente, o mundo corporativo, se você não sabe do que se trata, clique aqui para conhecer o assunto. Nesse encontro o público ficou sabendo quais são as recomendações e quais foram as medidas tomadas para reagir ao ataque.

Após a abertura do evento começaram as trilhas, que tratavam de vários temas simultaneamente, abordando assuntos como:

Leia mais


Plataforma Digital: Portal X Intranet X Mobile

Gartner Magic Quadrant 2016 - Portal

Existem diversas plataformas digitais, muitas ferramentas e conceitos sendo cunhados sobre o assunto, certo? Nesse post, nós vamos explicar a nossa visão sobre o que é uma Plataforma Digital e vamos mostrar algumas ferramentas que podem lhe ajudar a entender e a construir esse tipo de solução.

Aqui na Vertigo nós somos parceiros da Liferay, assim como já fomos parceiros da Oracle, IBM e outras ferramentas, algumas estão no quadrante mágico do Gartner. Se quiser saber o que o Gartner pensar sobre essas plataformas, é só clicar aqui para acessar o Relatório do Gartner de 2016. Esse relatório acaba servindo de referência para muitas empresas que estão buscando uma ferramenta para auxiliar na construção de uma plataforma digital. Mas o que você pode esperar ao utilizar uma ferramenta que possua o posicionamento de lhe ajudar na entrega de experiências digitais? O que você, de fato pode fazer utilizando a plataforma da Liferay ou outra semelhante? Explicamos essa pergunta através de três pontos e são eles:

  1. Portal
  2. Intranet
  3. Mobile

Agora, vamos explicar com mais detalhes cada uma das soluções que citamos anteriormente.

Leia mais


O valor das APIs para o Varejo Online

Final-API-Diagram-012Vivemos em uma realidade digital em que as APIs vêm ganhando destaque e cada vez mais importância dentro da nova Economia Digital, especialmente para quem quer empreender e levar inovação para dentro de empresas e mercados.

Nesse mundo atual, as APIs são uma espécie de peça de Lego que se adaptam à estruturas digitais de diferentes naturezas, em diferentes mercados e momentos!

Graças à uma API como a do Google Maps, por exemplo, os serviços de transporte sofreram uma verdadeira revolução, permitindo inclusive o surgimento posterior do Uber. Graças às APIs de localização, clientes conseguem encontrar produtos e serviços que estejam mais próximos. Mas de que forma essas APIs podem gerar transformações no varejo?

A adoção e uso de APIs tem sido cada vez mais comum nas empresas, sobretudo em organizações que atuam no mercado Business-to-Business (B2B). Elas tem se tornado cada vez mais importantes porque permitem que novos aplicativos possam se conectar ou mesmo se logar, utilizando serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Google. Empresas como Buscapé e Google Shopping e Decolar, só existem por conta das APIs. O fato é que existem muitas vantagens no uso das APIs.

Esse é o tema do post de hoje e vamos ver um pouco mais sobre a inovação delas nesse setor de varejo.

Leia mais


Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123