Aumente suas vendas usando API!

stateOFtheWorld_9_B - Copia

API (clique aqui para entender o que é uma API) é utilizada para facilitar e agilizar a comunicação entre sistemas e dispositivos. Nos últimos anos, ela se tornou fundamental para quem pretende criar sistemas mais ricos, escaláveis e dinâmicos. Com a ajuda da computação em nuvem, dos aplicativos móveis, e outras revoluções dentro da TI, essas interfaces reinventaram a maneira como parceiros comerciais trocam informações entre si.

Apesar de normalmente serem associadas com o mercado B2C, as APIs também integram empresas e diversos sistemas corporativos, hoje. Ao oferecer uma interface que dê a desenvolvedores e parceiros a oportunidade de acessar as suas informações, uma organização pode aumentar a sua presença no mercado, número de clientes e até seu lucro.

Aumentando o número de parceiros por meio de APIs

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de conquistar novos clientes é por meio de campanhas de marketing. Entretanto, as APIs estão ganhando destaque na lista de estratégias para ganhar novos parceiros. Empresas como Hotel Urbano, Ipiranga, NovaPontoCom e Bovespa, por exemplo, passaram a ter um fluxo maior de usuários ao criarem um conjunto de protocolos e rotinas onde desenvolvedores podem obter e postar informações. Já o Google Maps permite que pessoas utilizem os seus dados para construírem mapas personalizados. Isso permitiu a criação de ferramentas dinâmicas que vão de mapas de violência a plugins com o endereço das lojas de uma rede de supermercados. Ao dar a liberdade para que desenvolvedores explorassem os seus dados, novas ferramentas foram utilizadas e o tráfego do Google Maps foi expandido, mantendo o serviço à frente de seus concorrentes.

 Usando as APIs para aumentar o engajamento de consumidores e desenvolvedores

Um dos principais meios de conseguir ter lucros consistentes é aumentando o engajamento dos clientes. Estratégias para atingir esse objetivo são inúmeras: há quem opte por investir em redes sociais, fazer publicidade inovadora e existem os casos de empresas que optam por promoverem APIs.

DROPBOX

Um exemplo de sucesso é o Dropbox corporativo . A aplicação de armazenamento de documentos permite que desenvolvedores independentes criem APPS que, por se integrarem com a plataforma, geram um maior engajamento com ela. As ferramentas são promovidas pela própria empresa, algo que a ajuda a se manter líder no competitivo mercado digital.

Para incentivar desenvolvedores a adotar as suas APIs, um bom método de atração são os programas de indicação e associados. Compartilhar benefícios com os desenvolvedores que acessam os seus sistemas faz com que eles sintam-se motivados a implementá-la em mais serviços. Em alguns casos, pode ser útil adotar uma estratégia semelhante à do Dropbox, promovendo as melhores aplicações que utilizam dados da sua plataforma. Isso não apenas serve de vitrine para as possibilidades de negócios que a sua interface promove, mas também pode ser uma oportunidade de lucrar por meio de um programa de traffic referral (recomendação de um site a outro).

 Distribuição de conteúdo em busca de mais receitas

Booking

O sucesso de muitos modelos de negócios depende do número de pessoas que visualizam e interagem com uma plataforma. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é por meio de uma API. O site de busca de hotéis Booking, por exemplo, segue essa estratégia. Ele permite que pequenos websites possam utilizar os dados de sua plataforma para buscarem hotéis disponíveis em um modelo de comissões por venda. Já grandes sites de compra, como o Submarino, permitem que pequenos parceiros possam vender produtos em sua plataforma. A verificação de estoques e divulgação de produtos, naturalmente, também é feita por meio de APIs.

Conclusão

As maneiras como uma API podem aumentar a receita de uma empresa são inúmeras. Uma companhia com uma boa plataforma consegue expandir os seus negócios, aumentar as suas receitas e ter clientes mais engajados com a sua plataforma. (clique aqui para ver exemplos de empresas que usam APIs)

Se você pretende criar a sua própria API, é bom contar com a ajuda de um especialista.Ele poderá te orientar na escolha dos melhores modelos de gestão e arrecadação de renda. Existem diversas ferramentas de código aberto (MulesoftWSO2, Red Hat) e proprietário (Oracle, IBM, SAP, Tibco, e outras) que auxiliam nessa tarefa. Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, escreva aqui o que você achou sobre o artigo!  

Tags: , , , , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123