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As melhores práticas para criação de Portal

Se você já está convencido de que irá adotar uma Plataforma de Portal para criar ou melhorar a Experiência Digital do seu cliente, agora é hora de se inteirar sobre quais são os pontos mais importantes em seu planejamento, para que possa executar o projeto da melhor forma possível. Aqui na Vertigo, usamos fortemente o Liferay, como Plataforma Digital. 

A seguir, vamos indicar alguns pontos que devem ser observados, com atenção, para que você obtenha sucesso na construção da sua plataforma digital:

1. Identifique a área do negócio que deve patrocinar o portal

Portais muitas vezes enfrentam o perigo de prometer muito e entregar pouco. Embora a tecnologia às vezes enfrente  desafios para entregar os benefícios prometidos, mais frequentemente a falta de clareza em qual objetivo de negócio (ex: facilitar e integrar os processos de comunicação do Sinistro, capilarizar canais de venda, aumentar a participação do canal móvel nas vendas, reduzir os custos com call center, criar parcerias com outras empresas ou fornecedores, integrar áreas da empresa e etc.) o portal vai atender, é um problema. Às vezes, nenhum departamento está disposto a alocar orçamento para um portal porque os benefícios são vistos como inter organizacionais.

Por outro lado, um Portal que começa com esforços de um único departamento pode crescer para abranger um maior alcance, e assim mostrar para outras unidades de negócio dentro da empresa, as vantagens de aderir à utilização daquele portal, mas é bem verdade que os proprietários originais dificilmente vão encontrar mais alguém disposto a assumir a responsabilidade.

Ambas as situações podem ser corrigidas pelo alinhamento das estratégias do portal com a visão da empresa, com a estratégia do negócio, assegurando patrocínios da gerência sênior. Na maioria dos casos, faz sentido definir o portal como a base para a política e estratégia de internet (incluindo o site, extranet, intranet) da empresa.

Em resumo: Qual objetivo de Negócio esse Portal vai atender?

  • Vai desburocratizar um serviço público;
  • aumentar a performance das suas vendas;
  • Desafogar o seu call center e realizar novas vendas;
  • Criar parcerias entre sua empresa e seus fornecedores.
  • Iniciar um programa de fidelidade com outras empresas participando e vendas acontecendo.

 

2. Estabelecer diretrizes sobre a governança do portal

Conseguir o conteúdo e as aplicações e os serviços certos para os usuários certos é um dos objetivos primários de qualquer plataforma de Portal. Mas sem governança e processos adequados, o conteúdo se tornará desatualizado, as aplicações redundante ou os serviços irrelevantes, e assim o portal estará comprometido.

Para evitar estas situações, aconselha-se:

  • Criar diretrizes sobre como criar, atualizar e quando expirar conteúdos;
  • Definir quais são os serviços prioritários para melhorar a experiência digital de quem utiliza o portal;
  • Mapear e integrar as principais aplicações que precisam estar integradas com essa plataforma;
  • Facilitar a criação de conteúdo e processos de aprovação com fluxo de trabalho pré estabelecido;
  • Criar papéis bem definidos para recursos de acesso a candidatura e aprovação;
  • Rever periodicamente o portal para excluir conteúdo obsoleto;
  • Criar um plano de evolução do portal.

3. Trabalhe com software que você confie

Aqui na Vertigo, quando o assunto é a criação de Plataforma de Portal, optamos pelo Liferay (Líder no quadrante mágico pelo sexto ano) que é um software de código aberto que oferece benefícios como: baixo custo de aquisição, acesso ao código-fonte para customizar o software, ferramenta de busca, integração com ERP, página pública e privada, entre outros.

É claro, encontrar um fornecedor que ofereça suporte, indenização e desenvolvimento contínuo é a chave para atingir o objetivo do seu Portal.

4. Faça uma primeira implantação rápida, então evolua o seu portal horizontal e verticalmente

Empresas muitas vezes cometem o erro de tomar uma abordagem “big bang” para implantação do portal. Fases longas de definição de requisitos, desenvolvimento, teste e implantação ajudam a elevar  os custos demasiadamente. Comece devagar, priorize que é fundamental para que atingir o objetivo do seu Portal.

O ideal é produzir partes e submete-las a avaliação dos usuários. Isto irá assegurar que eles estão recebendo o que eles querem/necessitam.

5. Pense além do portal

Pense além de um simples framework de integração para agregar conteúdo e aplicativos. Pense num portal para servir como a base para quase qualquer caso de uso de aplicativo baseado na web.

Sites de e commerce, por exemplo, geralmente exibem produtos relevantes ou relacionados a um usuário, que podem entrar no site e visualizar uma versão personalizada com suas informações de conta e histórico de pedidos. Embora esta seja uma aplicação externa, o portal pode ser usado como a fundação para o site, especialmente se existe integração back-end com os sistemas de pagamento, sistemas de CRM, logística, cadeia de fornecimento, faturamento etc.

Integrar as iniciativas da web com a estratégia de portal de toda a empresa pode colher benefícios em manutenção, redução de custos de infraestrutura, facilidade de desenvolvimento e uma experiência digital unificada para todos os públicos que interagem com o seu negócio.

E você, está querendo construir um Portal, mas quer ajuda de um especialista para avaliar qual a melhor ferramenta para você, quais requisitos e o que é prioritário para o seu Negócio? Converse conosco, nós podemos te ajudar nessa tarefa, se quiser podemos te mandar um documento para você marcar o quão importante cada item é para a construção do seu portal!

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