5 vantagens de usar software open source

5 benefícios de software open source para o seu negócio Conforme o mundo dos negócios e as organizações governamentais se curvam à filosofia do open source, começa a ficar claro que as vantagens de adotar esse conceito não se restringem aos preços — e depois de ler este texto, você provavelmente se perguntará por que sua empresa ainda não “saiu do automático” para adotar essa solução. Diferente do que pensa o senso comum, o open source é uma filosofia alternativa de negócios e não apenas a disponibilização de softwares gratuitos. É importante ressaltar que o código do programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito. Conheça 5 vantagens de usar o open source na sua vida profissional.

Benefícios do open source no seu negócio

 

1 – Mais confiabilidade

Na aquisição de softwares de código fechado, tudo o que o cliente tem são as promessas dos fornecedores sobre o alto nível de segurança que envolve a aplicação. Não há, entretanto, como ter certeza de nada. Por outro lado, se ele tiver instalado em sua máquina um software open source, é possível conferir as linhas codificadas, detalhes da API (interface entre aplicativo e programação) e, assim, ter uma certeza maior do nível de confiabilidade do produto, afinal você saberá para onde as suas informações estão indo.

2 – Maior Interoperabilidade

Por se tratarem de produtos de empresas diferentes (muitas vezes, concorrentes), os softwares proprietários costumam ser pouco flexíveis na sua interação e compatibilidade com outras aplicações. Assim, quem valoriza a interoperabilidade de um software com computadores, sistemas e usuários, certamente se adaptará facilmente às vantagens do open source Mindset. Quando se usa um software open source, a liberdade para integrar  com outras sistemas ERP (SAP, Oracle, IBM e outros) e bancos de dados é maior.

3 – Fontes de suporte muito mais extensas

Nesse quesito, o open source software dá goleada em qualquer software proprietário: são milhares de comunidades de fãs da filosofia do código aberto, debatendo, oferecendo sugestões e auxiliando novos usuários na melhoria de sua experiência de usuário com os mais diversos softwares open source. O Linux é um exemplo de sistema de código aberto que conta com uma infinidade de documentações de excelente qualidade (linhas de programação, APIs, etc.). Tudo de graça e espalhado pela web.

4 – Liberdade de personalização

Embora o conceito de open source envolva manter a autoria do código fonte original, de posse dele é possível desenvolver novas aplicações que se adequem melhor às necessidades da sua empresa. A personalização do software acontece de forma mais rápida.

5 – Redução do Custo Total de Propriedade (TCO)

Na grande maioria dos casos, podemos afirma que o Open Source é mais barato do que o software proprietário, mas que queremos nesse post é mostrar a você que as vantagens de adotar o open source em seu negócio são inúmeras e que elas vão muito além do preço! Entendeu por que as empresas estão aderindo cada vez mais às políticas de open source? Nós da Vertigo Tecnologia usamos bastante soluções open souce! Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer falar sobre alguma coisa? Deixe o seu comentário aqui no blog!

Tags: , , , , , ,

Trackback de seu site.

Vertigo

Somos uma consultoria de negócios focados em TI, agilidade e inovação são aspectos que levamos a sério. O nosso objetivo é Ajudar o nosso cliente a crescer utilizando a Tecnologia, é nisso que acreditamos!

Canais

Assine a nossa newsletter:

   


Av. Rio Branco, 151, sala 1002 – Centro
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
CEP 20040-911
+55 (21) 2232-0123