3 problemas gerados pelo aumento do volume de tráfego

Nós aspiramos o crescimento exponencial e se possível em um curto espaço de tempo! No entanto, o quão preparado você está caso a sua aplicação viralize e se seus sistemas de pedidos, sites, equipes de vendas recebam a carga de trabalho desse sucesso? É bom ter um alto volume de acessos numa aplicação, certo? Sem dúvidas, mas também é importante se preparar para isso.

Para atrair clientes e visitantes diversas empresas realizam campanhas por e-mail, buscadores, redes sociais e outros canais. Se planejadas corretamente, essas campanhas podem gerar resultados bastante positivos para o negócio. Mas, na hora de lançarem os anúncios, muitos profissionais não se atentam ao fato de que, com a veiculação dos anúncios, o tráfego do site ou aplicativo da empresa poderá aumentar consideravelmente, principalmente dependendo da natureza da promoção e isso pode gerar uma sobrecarga que faça com quem aquela aplicação pare de funcionar.

A seguir, mostraremos três problemas que esse aumento de tráfego pode gerar, e o que fazer para contorná-los. Confira:

1.Lentidão e falhas no site ou aplicativo

Quando o site ou o aplicativo da empresa não está preparado para receber um grande volume de acesso em um curto espaço de tempo, ele certamente apresentará falhas ou lentidão, e isso não é bem recebido por quem está usando aquela aplicação. Vale lembrar que dependendo do volume, ele pode até chegar a ficar fora do ar. Para evitar essa situação, o pessoal de TI precisa escalar a capacidade do servidor, para justamente a aplicação não cair em momentos de pico de tráfego. Sim, é sempre importante informa para o pessoal de TI que se estão planejando determinada ação e o que espera, em termo de acesso, com aquela ação.

Você sabe qual o limite de acessos para a sua aplicação não sair do ar? Use esse  site para medir a Performance do seu site

O problema é que, em muitas empresas, os departamentos de TI e marketing ‘não andam de mãos dadas’, e um não sabe o que o outro faz. E como o time de TI não tem nenhum conhecimento sobre as campanhas, ele pode se assustar com o pico de tráfego inesperado, achar que o site ou aplicação está sofrendo um ataque de bot e tomar decisões precipitadas, agravando ainda mais o problema.

Esse é apenas um exemplo do que uma campanha de e-mail pode fazer no volume de acessos.

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2. Ineficiência das campanhas de marketing

Se um usuário clica em um anúncio em uma rede social ou vai atras de um produto/serviço online e é direcionado para um site que está apresentando falhas ou lentidão, ele certamente o abandonará! É esse o nosso comportamento diário, é isso que nós fazemos todos os dias, é claro que dependendo da nossa necessidade vamos ter mais ou menos paciência para esperar aquela aplicação responder. Importante é saber o que é ser rápido o suficiente no mundo digital. Isso porque os usuários de internet, estão mais exigentes em relação ao desempenho de sites e aplicações devido ao fato de suas rotinas estarem mais agitadas. Já que eles não têm muito tempo sobrando para ficar esperando um aplicativo lento carregar.

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3.Perda de recursos financeiros

Se o usuário não realiza a conversão que fora estabelecida devido às falhas ou lentidão, o investimento que a empresa fez para atraí-lo será perdido. Afinal, o usuário não conheceu as soluções que o negócio oferece, nem os benefícios que elas podem lhe proporcionar, não fez a compra do produto e etc. Como resultado, a empresa não obterá o ROI (Retorno sobre o Investimento) do investimento feito nas campanhas e isso pode ser por conta de uma não conversa clara entre duas equipes da mesma empresa.

Não somente o caixa da organização será impactado, como também a sua imagem no mercado. Isso porque o usuário ficou frustrado, logo na vez dele a interação com a marca falha?! É muito possível que experiência ruim fique gravada em sua mente e que isso impacte em futuras utilizações daquele serviço/produto.

Plano para escalar a aplicação de forma inteligente

Se você tivesse sistemas compartilhados no lugar entras as áreas de marketing e TI, toda essa história seria diferente! Procure por dados qualitativos e quantitativos para justificar suas decisões. As informações sobre o desempenho da infra-estrutura  TI pode e vai ajudar bastante a entender o comportamento atual dos seus sistemas e até propor um cenário de escalabilidade. Aproveite e faça o Monitoramento omnichannel para avaliar o que o seu usuário fala sobre suas aplicações. Confira o gráfico abaixo. Esta apresentação de dados qualitativos e infra-estrutura é enorme por duas questões importantes: 1) A área de negócios, vai poder realizar análises de tendências em aplicativos para mobile e web com base no comportamento do usuário e em tempo real. Isso é completamente diferente de pesquisas qualitativas de usuários que são muitas vezes reacionárias, baseadas em subconjuntos de usuário amostrados e apresentadas como silos multicanal. 2) O departamento de TI está olhando os mesmos painéis para tomar decisões de infraestrutura de suporte. Ter um alto volume de acessos significa que você não vai conseguir prever o comportamento dos visitantes pois, muitas das vezes eles tomam um caminho não planejado por nós. E se os usuários abrirem seu e-mail, mas em vez de clicar no CTA, entram através de busca orgânica? Você e ele estão preparados para fazer uma mudança? omnichannel-monitoring

Conclusão

Como você pôde perceber, o aumento do volume de tráfego pode gerar uma série de problemas, se a empresa não estiver devidamente preparada. Para evitá-los os gestores devem fazer com que os times de TI e marketing atuem de forma conjunta. Além disso, os problemas tendem a ser minimizados se eles adotarem um sistema de gestão de performance digital, como o Dynatrace, que alerte sobre os picos de tráfego, faça um teste de carga no site, dê rastreabilidade aos sistemas conectados e auxilie na preparação do site ou aplicação para as campanhas de marketing.

E sua empresa, o que está fazendo para driblar os problemas gerados pelo aumento do volume de tráfego? Conte para a gente nos comentários!

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